PIRATARIA EM IPIRÁ
Por Orlando SM | 06-11-2008
Fotos, Orlando SM
Os piratas há muito abandonaram o alto mar e atuam como empreendedores em terra firme, com direito a ocuparem espaço em feira-livre, aos olhos da justiça, do CDL e do cidadão. Qualquer um, a qualquer hora, pode comprar produtos pirateados. Um dos pontos críticos na venda de  DVDs  e   CDs   piratas
Centro de Abastecimento - Ipirá

em  Ipirá  é  justamente o  Centro de Abastecimento de Ipirá, existe até um local reservado para “CDs do Paraguai”, logo na entrada do centro, local privilegiado, com direito a placa indicativa e com status de comércio permitido, legal e oficializado.

O Del. Caril, da Policia Civil de Ipirá, por sinal atencioso, educado e bom ouvinte, declarou que este é o local responsável por grande parte do abastecimento, de mercadoria pirata, da cidade, e que existe boa vontade e determinação da policia civil de Ipirá, e que a mesma faz a sua parte, combatendo e fazendo apreensões constantes.

Apesar das apreensões, o comércio de produtos piratas não se extingue, sé é contravenção, mercadorias sem nota fiscal, porque simplesmente não se revoga a concessão dos boxes (barracas)? Haja vista que depois de várias apreensões, as mesmas pessoas continuam comercializando DVDs e CDs piratas novamente e no mesmo local.

Indo ao centro de abastecimento para fotografar a excelente feira livre de ipirá, fui seguido por um Sr. Vendedor de CDs piratas, e fui xingado, ameaçado e avisado de que não retornasse ao local com uma maquina fotográfica. Estranho, há uma inversão de papeis, quem é o contraventor?

Cálculos aproximados dão conta de um dado estarrecedor: a pirataria impede a criação de pelo menos 50 mil novos postos de trabalho ao ano no Brasil. Centenas de locadoras e lojas de CDs e DVDs são fechadas todos os dias. São micro empresários honestos, que pagam impostos, geram empregos e prestam um serviço necessário e competente a sociedade.

"Estamos à deriva", diz o gerente de uma locadora local, reclamando que as locações caíram mais de 80% nos últimos meses. Lojas de Cds originais ha muito não existe mais nesta terra (Ipirá), os preços são o grande atrativo dos produtos pirateados. Um DVD falsificado, por exemplo, custa mais barato que uma locação. A locadora que tiver produto pirata, poderá ter o dono preso em flagrante, algemado, processado e a loja fechada.

O momento exige repensarmos uma série de valores. A questão da pirataria é um problema de dois pesos e duas medidas, é um problema estrutural, de bom censo do que é certo e do que é errado, é um problema social e também de aplicação das leis, que já existem e estão no papel.

"O mundo não está ameaçado pelos erros cometidos más sim por aqueles que vêem , calam-se e que permitem que estes erros continuem a serem cometidos." (Orlando SM)

IPIRÁ NEGÓCIOS
--------------------------------------------------------------------------------------------------------
Quer Postar comentário? - Para postar comentário use o formulário abaixo.
Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:


  Todos os comentários devem passar por uma pré-aprovação antes que seja publicado, a fim de evitar a publicação de qualquer ofensa que possa ser feita a terceiros.
 Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou de seu autor. Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação de seu autor (nome completo e endereço válido de e-mail) também poderão ser excluídos".
 
SEU COMENTÁRIO:
 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Copyright © EXPOVIDEO - Todos os direitos reservados