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LEI DA FILA: EXISTE?
Ipirá - Filas bancárias
 
Por Orlando Santiago Mascarenhas
E-mail: eventos@expovideo.com.br

21/01/2010
Ipirá-BA, ocupa uma posição de destaque em diversos índices de crescimento, entre eles, destaca-se a sua população, ou seja, entre os 417 municípios da Bahia, Ipirá ocupa a posição 32, acima de Itaberaba que é o 33. Possui uma expressão empresarial em expansão, um visível crescimento imobiliário e um comércio ousado e que tem vontade de crescer.

Vivemos a era da informática, da globalização, onde tudo é rápido, em uma época e em uma economia onde tempo representa dinheiro e perdas para quem espera. Os bancos são rígidos, não perdem nada para ninguém, cobram tudo, são empresas bem gerenciadas e com um dos maiores lucros do nosso país.

Temos em Ipirá, 4 bancos, modernos, informatizados e com funcionários, em sua maioria, educados e competentes. As agências estão sempre cheias, com uma média de espera, por atendimento, muitas vezes superior a duas horas. Esta semana eu entrei em um determinado banco, para resolver um pequeno problema, às 13:30 horas e saí às 16:45 horas, foram 3 horas e 15 minutos (tenho comprovantes), sendo que os bancos fecham as portas as 14 horas e para não perder o atendimento fui obrigado a permanecer mais 2 horas e 45 minutos no interior de uma agência que nem mesmo possui sanitários para que os clientes possam exercer suas necessidades fisiológicas, caso precise.


O que está acontecendo é que está sendo ignorado a dignidade dos usuários, que diariamente, dirigem-se aos atendimentos e guichês dos caixas bancários, passando por situações humilhante e vexatória. Os clientes estão ficando em 2º plano, ou seja, os clientes estão sendo lesados em relação a qualidade dos serviços disponibilizados pelo banco. Alguns bancos estão esquecendo que primeiro deve estar o cliente, já que sem clientes não pode existir banco e como são os clientes que proporcionam seus altos lucros os mesmos devem ser tratados com dignidade e respeito, coisa que não está existindo em Ipirá.

Em muitas localidades do Brasil e da Bahia, de acordo com a lei das filas, os bancos devem atender os clientes no prazo máximo de 15 a 20 minutos e são obrigados a fornecer ao usuário, assim que ele entrar na agência, uma senha contendo a data, a hora de chegada e do atendimento. Este registro permite, se preciso for, reclamação no Procon ou uma ação judicial em busca de uma indenização por danos morais contra o banco.

Embora os que estejam nas filas sejam diretamente ofendidos e prejudicados, a comunidade inteira sofre perdas em seu patrimônio moral e boa-fé, atingindo sentimentos e noções sobre cidadania e dignidade da pessoa humana. Em geral encontramos os clientes “perdidos”, queixando-se e sem saber o que fazer e a quem reclamar, mas tendo certeza que estão sendo mal tratados, desrespeitados, com o sentimento de baixo-estima, de descrédito nas instituições públicas e na certeza que alguma coisa está muito errada.

Fica a pergunta: até quando continuaremos a ser tratados de uma forma que fere os princípios da cidadania, dignidade e respeito a toda a comunidade ?????????
 
 
“IPIRÁ NEGÓCIOS dá Existência Pública aos Eventos e as Notícias Acontecem”
 
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SEU COMENTÁRIO:

Nome: elimar
Email: elimar_gomes@hotmail.com

Mensagem: falei com um gerente esta semana, ele disse que são normas do banco, disse a ele que deveria ter na agência de ipirá uma lanchonete, um sanitário ou quem sabe uma cama, já que agente passa mais tempo no banco do que na nossa casa!

IP: 200.223.112.107

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Email: andrade@ipiranet.com.br

Mensagem: O maior problema são os Clientes que possuem um grande volume de documentos para serem autenticados, deviriam os bancos terem um caixa separados para eles.

IP: 189.113.44.131

 
 
 
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