A
plenária da Câmara Municipal, em Ipirá-BA, foi
palco na quarta-feira, 02 de junho, das 8 às 12
horas, de um importante evento. Trata-se do IV
Fórum de Educação Contextualizada do município.
O encontro é uma realização da Prefeitura Municipal
de Ipirá, através da Secretaria Municipal de Educação.
O Fórum contou, com a presença do Prefeito Municipal,
Diomário Gomes de Sá; Secretária da Educação,
Maria Vanda Barreto; Gerente Pedagógica, Mônica
Leite Pires; Coordenadora Administrativa, Evanice
O. Colonnezi; Secretário de Educação de Pintadas,
Carlos Alberto Almeida, funcionários da Secretaria
de Educação, educadores, diretores, coordenadores,
representantes de instituições de ensino e da
sociedade civil e muitos convidados que prestigiaram
o evento.
O público alvo do evento são Secretários (as)
de Educação, Coordenadores (as) pedagógico e professores
que trabalham com educação contextualizada. Dentre
os objetivos do Fórum estão a partilha de experiências
e projetos em educação contextualizada do município
e analisar os desafios, os avanços e as perspectivas
da educação contextualizada.
O fórum tem como objetivo principal contribuir
para a interação e debate entre profissionais
da educação, pesquisadores, gestores de programas
e políticas públicas, estudantes e o público em
geral visando à produção coletiva de subsídios
voltados ao aperfeiçoamento e implementação de
políticas públicas que contemplem os princípios
e preceitos da educação contextualizada para a
convivência com o território rural. Para isso,
a região é abordada levando-se em conta suas características
peculiares, especificidades e diferenças para
que, assim, busquem-se alternativas para a permanência
das pessoas na região; e, não, o seu abandono.
Ao decorrer da programação, foram apresentadas
algumas experiências municipais de educação contextualizada,
destacando iniciativas vivenciadas na área rural,
o diagnóstico rural participativo, entre outras.
O prefeito do município, Diomário Sá, entende
que existe a importância e necessidade de se conhecer
a realidade rural para que se pense o projeto
pedagógico das instituições de ensino do município."A
educação contextualizada se constrói com os seus
principais sujeitos, os agricultores e agricultoras
familiares a partir das suas lutas pela água,
pela terra, pelos seus direitos. É uma educação
que dialoga com o ecossistema, respeitando as
características e necessidades do povo do campo",
assinala.
Segundo a secretária da Educação do município,
Maria Vanda Barreto, a educação contextualizada
funciona como um curso de especialização para
os professores voltados a área. "A educação
contextualizada, busca trabalhar a partir da cultura
local e dos valores nela construídos, os professores
se especializam e conhecem melhor a realidade
regional enquanto ensinam aos alunos", disse.
|