GOOGLE ORKUT YOU TUBE FLICKR DOWNLOD Quem Somos Fale Conosco  
 
   
 

PRINCIPAL |  ESPORTE  |  POLÍCIA |  REGIONALPOLÍTICA  | NEWS  | VITRINE  | COLUNA SOC. | POESIAS | VARIEDADES

   
 
 
 
                                                                                                    Fotos: 25 - Por Orlando Santiago Mascarenhas
Ipirá - Dom Matthias inaugura Centro de Formação da reforma agrária da chapada diamantina da Bahia.
 
   
 
     Por Orlando Santiago Mascarenhas    
e-mail: eventos@expovideo.com.br    

31/01/2011
    
 
A direção da Cooperativa Agroindustrial Dom Matthias de Ipirá Ltda -COOADMI, inaugurou o Centro de Formação da Reforma Agraria da Chapada Diamantina. A inauguração ocorreu no dia 29 de janeiro de 2011, no Assentamento Dom Matthias, próximo ao povoado Tamanduá, município de Ipirá-Ba.

O ato público teve início com a celebração de uma Missa Solene com a presença da comunida Dom Mtthias e circunvizinhas. Representantes do STRI - Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ipirá, lideranças locais e regionais se fizeram presentes.

Segundo o presidente do STRI, Arnor Pereira de Santana, o centro de formação é mais uma conquista dos trabalhadores e trabalhadoras de Ipirá, se propõe a ser um espaço de formação profissional e política de toda a classe trabalhadora, comprometida com a transformação social. "A nossa luta tem procurado um novo modelo de desenvolvimento, baseado na inclusão social, na distribuição de renda e no planejamento participativo. O centro de formação é a forma dos trabalhadores, a sociedade civil, os produtores, participarem da elaboração da estratégia de desenvolvimento que vise a busca de uma vida honesta, participativa e solidária. Esperamos que o centro participe com o enriquecimento de práticas sócias que auxiliem na busca de consciência de cidadania, promovendo e preparando o homem para permanecer no espaço produtivo rural. Tais práticas, certamente trarão benefícios para todo o município, o estado e o país”, disse o sindicalista.

No Projeto de Assentamento Dom Matthias vivem cerca de 100 famílias de trabalhadores e trabalhadoras rurais desde 2003, ano em que a área de onze mil tarefas foi conquistada. Mas a legitimação do assentamento deu-se no ano de 2004, quando o governo federal definiu a destinação da área para os devidos fins sociais no processo de reforma agrária.

Durante estes anos, as famílias que fazem parte do assentamento Dom Matias, conseguiram estruturar um sistema coletivo de produção de alimentos. Essas famílias cultivam feijão de corda, legumes, verduras e hortas medicinais. Há criação de caprinos, ovinos, suínos, aves e também apicultura.

Elas conseguem aproveitar os recursos hídricos locais, respeitam as normas de preservação ambiental, promovem a divisão do trabalho em grupos e caminham para uma vida cada vez mais sustentável e de consumo solidário. A solidariedade e o companheirismo são uma constante na vida do grupo e os índices de violência e uso de drogas são praticamente inexistentes na comunidade.
 
 
 
“IPIRÁ NEGÓCIOS dá Existência Pública aos Eventos e as Notícias Acontecem”
 
 
Comente esta notícia
Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:


Termos e condições para publicação de comentários de internautas:

Ipirá Notícias não publicará comentários ofensivos, obscenos, racistas, que estimulem a violência, sejam contra a lei ou não correspondam ao assunto da reportagem (leia aqui as normas de publicação).
Todos os comentários enviados serão previamente avaliados.

 
SEU COMENTÁRIO:
 
 

 
 
 
 
IPIRÁ NEGÓCIOS - FOTOGRAFIA E FILMAGEM DIGITAL PARA EVENTOS SOCIAIS
Que tal colocar seu evento na internet? Mostre sua festa, seu casamento ou aniversário
para o mundo, para quem está longe e não pode estar presente.
Aniversários, Casamentos, 15 anos, Bodas, Eventos Empresariais e Esportivos, Congressos e Feiras

Filmagens Digitais com DVD - Edição e DVDs personalizados - Equipamentos de última geração
                                     Telefone: (75) 9119-9017 / Email: osm2112@gmail.com
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
CLIQUE PARA MAIS INFORMAÇÕES
 
 
 
 
 
 
 
 

Google   |   Orkut   |   You Tube   |   Flickr   |   Download   |  Quem Somos   |   Fale Conosco

Copyright (c) 2009 EXPOVIDEO - Todos os direitos reservados