GOOGLE ORKUT YOU TUBE FLICKR DOWNLOD Quem Somos Fale Conosco  
 
   
 

PRINCIPAL |  ESPORTE  |  POLÍCIA |  REGIONALPOLÍTICA  | NEWS  | VITRINE  | COLUNA SOC. | POESIAS | VARIEDADES

   
                                                                                                        Fotos:90 - Por: Orlando Santiago Mascarenhas
 
 
   
 
BANDO DE TEATRO OLODUM APRESENTOU 'OUTRAS ÁFRICAS' EM IPIRÁ.
 
Com o objetivo de valorizar a cultura africana, o evento contou com palestras e oficinas,
além da apresentação do espetáculo Áfricas.
 
   
 
Por: Orlando  Santiago Mascarenhas
e-mail:  eventos@expovideo.com.br
19/09/2011
 
Presente na história e nas manifestações culturais, em todo o país e em especial na Bahia, o continente africano, sua história cultura e participação na formação do Brasil, ainda é pouco conhecido pela população brasileira.

Com o objetivo de valorizar a herança africana e reconhecer a importância da cultura afro-brasileira na formação da identidade nacional, o Bando de Teatro Olodum, em parceria com o Fundo Nacional de Cultura, e apoio da Prefeitura Municipal de Ipirá, através da sua secretaria de educação e do seu departamento de Cultura, apresentou o projeto 'Outras Áfricas', na cidade de Ipirá/BA, no Centro Cultural Elofilo Marques.

O Bando de Teatro realizou oficinas de Teatro nos dias 16 e 17 de setembro. Na noite do dia 17 às 20horas apresentou o espetáculo Áfricas. No domingo às 10 horas, houve a mostra das oficinas.

O espetáculo Áfricas, traz à cena o continente através da sua história, seu povo, seus mitos e religiosidade, mostrando não uma África singular e estereotipada, mas um continente complexo, formado por mais de 50 países e centenas de dialetos e povos com histórias diferenciadas, formas de resistência e sobrevivência e um rico modo de se relacionar com o sagrado.

Neste espetáculo, os espectadores descobrem que seus antepassados não foram apenas escravos e, sim, homens e mulheres nobres, guerreiros e detentores de uma vasta sabedoria ancestral.


Entre os contos selecionados pela diretora e elenco, está o mito da Criação, que narra a aventura de Oxalá, enviado por Olorum para criar o homem.

Um dos destaques do espetáculo, encenado pela primeira vez em 2007, é a união do canto e da dança, marca presente nas encenações do Bando.

Com mais de 20 anos de atividades, o Bando de Teatro Olodum encena espetáculos cujo tema principal é o negro na realidade brasileira. De seu quadro de integrantes já saíram atores como Lázaro Ramos e também a cantora Virgínia Rodrigues.

Sob a coordenação de Márcio Meirelles, Chica Carelli, Zebrinha e Jarbas Bittencourt, o grupo se mantém como um dos poucos corpos estáveis da Bahia a desenvolver uma linguagem própria e contemporânea.

De acordo com Chica Carelli, o projeto pretende estimular a curiosidade dos jovens para a aprendizagem da história da África, principalmente após a obrigatoriedade da matéria nos currículos escolares dos ensinos fundamental e médio, a partir da lei federal 10.639, de 2003. Iniciado em agosto de 2010, ele já atingiu mais de 1800 alunos e professores da rede pública de ensino e de instituições ligadas a cultura afrobrasileira, que tiveram acesso gratuito a apresentações do espetáculo Áfricas, debates, palestras e oficinas.
 
 
 
“IPIRÁ NEGÓCIOS dá Existência Pública aos Eventos e as Notícias Acontecem”
 
Comente esta notícia
Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:


Termos e condições para publicação de comentários de internautas:

Ipirá Notícias não publicará comentários ofensivos, obscenos, racistas, que estimulem a violência, sejam contra a lei ou não correspondam ao assunto da reportagem (leia aqui as normas de publicação).
Todos os comentários enviados serão previamente avaliados.

 
SEU COMENTÁRIO:
Nome: FRANLICE MACEDO.
Email: francemacedo@yahoo.com.br


Mensagem:

O GRUPO DE TEATRO OLODUM DEU UM SHOW, MAS A GALERA DE IPIRÁ NADA DEIXOU A DESEJAR. BRILHOU!!!

VC, ORLANDO COMO SEMPRE, SUCESSO NA REPORTAGEM.

IP: 177.12.192.188
 
Nome: Elaine Sampaio
Email: lanelouvor@gmail.com

Mensagem:
Muito bom o trabalho do Bando Olodum, amamos conhecer um pouco mais do continente africano, ótima forma de envolver a população nas manifestações culturais africanas, e de forma prazerosa. Há muitas estrelas em Ipirá !


IP: 187.87.197.134
 
 
 
 

Google   |   Orkut   |   You Tube   |   Flickr   |   Download   |  Quem Somos   |   Fale Conosco

Copyright (c) 2009 EXPOVIDEO - Todos os direitos reservados