GOOGLE ORKUT YOU TUBE FLICKR DOWNLOD Quem Somos Fale Conosco  
 
   
 

PRINCIPAL |  ESPORTE  |  POLÍCIA |  REGIONALPOLÍTICA  | NEWS  | VITRINE  | COLUNA SOC. | POESIAS | VARIEDADES

   
   
                                                                                                                  Fotos: Orlando Santiago Mascarenhas
 
 
Alguns dos milhares de momentos do político Diomário Sá.
   
 
ENTREVISTA: DIOMÁRIO FALA SOBRE OITO ANOS DE GOVERNO.
   
 
Por: Orlando  Santiago Mascarenhas   
e-mail:  osm2112@gmail.com   

29/12/2012
| 21:50
   

 
 
Concluindo o seu último ano do segundo mandato à frente da administração municipal de Ipirá (BA), o prefeito Antônio Diomário Gomes de Sá afirma que está cumprindo os compromissos assumidos com a população. Diomário fala da gestão pública do município, de sucessão municipal, de projetos pessoais para o futuro e outros assuntos.


Ipirá Negócios - Prefeito Diomário, seu segundo mandato termina este ano. Como o Sr avalia estes oito anos de governo?

Diomário - De enfrentamento de muitas dificuldades, desafios, porém de muitas e importantes realizações. Vale lembrar que quando assumi a Prefeitura de Ipirá a encontrei desacreditada, pois que devia a fornecedores, funcionários, COELBA, EMBASA, PRECATÓRIOS, várias prestações de contas de convênios para com o Estado e para com a União. Vinte e cinco milhões para com o INSS. O município ficou inadimplente, sem poder receber repasses de recursos dos Governos da União e do Estado da Bahia. Levamos um ano e meio para regularizar essa situação. Diante disso, do enfrentamento, nesses dois últimos anos e meio, de uma seca, a mais cruel e de mais longa duração e intensidade, crises econômicas mundiais, percas de arrecadação da Receita, mesmo assim, conseguimos fazer o equilíbrio fiscal e efetuar inúmeras realizações no social, na saúde, na educação e na infra-estrutura, de forma que entrego à futura Prefeita, o município em boa situação contábil e financeira. Desta forma avalio positivamente os meus oito anos de governo. Claro, não pude fazer tudo o que pretendia e planejei. Mas fiz, com os meus auxiliares, muito, em todas as áreas, tenho plena consciência disso.

Quanto ás obras, como disse de inicio, após ter superado as inúmeras dificuldades, efetuado o equilíbrio fiscal, restaurando a credibilidade do município de Ipirá perante os fornecedores, servidores e as entidades estaduais e federais, ressalto como de grande importância, ter cumprido religiosamente o compromisso de pagar em dia, até antes do dia, o servidor. Isso foi fundamental não só para eles como para os comerciantes. Foram muitas e de grande importância para a população as obras que realizei. Destaco, por área, na Assistência Social a construção, com recursos próprios e conveniados de centenas de habitações populares, sem se falar em mais de mil e duzentas do Programa “Minha Casa Minha Vida”. As implantações da “Casa de Passagem”, de mais de trinta Programas Sociais, dos Centros de Informática para o aprendizado e capacitação dos jovens, nos programas de geração de renda e de atendimento a criança, aos jovens, a juventude e aos idosos, sem se falar na assistência direta pessoal, realizadas por psicólogos, assistentes sociais, advogados e orientadores sociais. Na Educação, construções de escolas, Creches, aquisição do ex-colégio Cenecista, hoje escola José Sant´Clair, construção do Centro Cultural Elofilo Marques, com Biblioteca, Arquivo Público, Auditório Climatizado, a Praça de Eventos com o Mercado de Artes. Aquisições de frota para o transporte escolar, compostos de ônibus, micro-ônibus e kombis. Na Saúde, ativação do Centro Cirúrgico do hospital com a realização de mais de três mil cirurgias. Construção do Centro de Atendimento Psico-Social (CAPS), do Centro Especial de Odontologia (CEO), a Farmácia Popular, construções de vários prédios de Postos de Saúde da Família na sede e no interior. Aquisições de novas ambulâncias e convenio com o Governo do Estado para ampliação e implantação da UTI. Por último, destaco a aquisição de duas Ambulâncias da SAMU, já na nossa cidade. Na Infra-Estrutura, destaco a reconstrução do Estádio Municipal de Ipirá, a reforma do ginásio de esportes, as construções de onze quadras poliesportivas na sede e no interior, a construção de aguadas no São Roque e entre o João Velho e Coração de Maria. Com muito esforço as aquisições de novas máquinas motoniveladoras, retro-escavadeira, caçambas, isso sem se falar nas dezenas de ruas que calçamos na sede e no interior e na manutenção das estradas.

Destaco também o aumento significativo das frotas de veículos, com aquisição de novos, para as secretarias. Orgulha-me muito as ações desenvolvidas para os jovens, OS CENTROS DE INFORMÁTICA (CIAMA) A FANFARRA, O PRÓ-JOVEM E OS CURSOS DE CAPACITAÇÕES.

Ipirá Negócios - Quais as obras que o senhor gostaria de ter feito?

Diomário - Gostaria de ter concluído o Matadouro que está com 90% da área física já medida e feita. Há recursos já garantidos para as instalações dos equipamentos, sendo que na ordem de R$ 569.000,00, considerando os rendimentos. Feita a licitação aguardo autorização da Caixa para a aquisição.

Outra obra que gostaria é a sede da Coordenadoria e Secretaria de Educação, que está sendo construída ao lado da escola José Sant’Clair, e ter entregue as Creches do Ipirazinho e Mirante, já com as construções bem avançadas. Gostaria também de ter visto o inicio da grande obra de esgotamento sanitário de Ipirá, com investimento de trinta e seis milhões. Mas, a firma GONDIN CONSTRUTORA vencedora da licitação, anuncia o inicio para janeiro de 2013. Por último, gostaria de ter concluído e entregue a ampliação e implantação da UTI no Hospital. Já foram investidos novecentos mil reais e o Governo vai repassar mais novecentos mil e com certeza, será concluída na gestão de Dr. Ana Verena.

Ipirá Negócios - Como o Sr avalia o crescimento e desenvolvimento do município?

Diomário - Na nossa gestão foi extremamente significativo o crescimento do município de Ipirá. Surgiram centenas de novas empresas e firmas comerciais. Houve a expansão urbana com a implantação de vários núcleos habitacionais. A Caixa Econômica Federal retornou para o nosso município e o Banco do Nordeste já está certo e, sem dúvidas virá para o nosso município. Houve, efetivamente, um grande crescimento econômico social e financeiro do nosso município. Por conta disso, os imóveis residências e comerciais tiveram grandes valorizações. A medida que houve a expansão do comércio e das empresas, ampliou-se, e muito,a oferta de emprego.

Ipirá Negócios - Como está a transição de governo?


Diomário - A transição se processa tranquilamente. Adotei todas as providências determinadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios. Nomeei a Comissão que tem desenvolvido contente o seu trabalho.

A minha sucessora receberá o município em boa situação fiscal, financeira e com bens absolutamente em condições de uso imediato. Frota de veículos nova. A Prefeitura informatizada, com mais de quatrocentos computadores espalhados pelas Secretarias e escolas. Muitas obras em andamento e para serem concluídas com recursos financeiros garantidos. E dinheiro vivo em caixa para começar a trabalhar imediatamente.

Como disse, recebi o município de Ipirá em situação financeira calamitosa. Débitos de toda ordem e o município em inadimplência para com os Governos do Estado e da União. Bens sucateados, quando não desgastados pelo tempo de uso como uma motoniveladora com mais de trinta anos de adquirida e outra frágil e uma terceira totalmente imprestável, caçambas do ano de 2003. Pouquíssimos computadores. Hoje entrego com equipamentos em pleno funcionamento, como caçambas novas, motoniveladoras novas, retroescavadeira semi nova. Escolas informatizadas e com equipamentos escolares novos. É certo que a demanda é grande e a futura Prefeita terá muitos desafios a serem vencidos. Porém tenham todos a certeza que ela receberá uma Prefeitura em condições fiscais e financeiras equilibrada. Recursos em caixa e com a situação infra-estrutural totalmente montada para que realize, como todos esperam uma grande gestão.

Ipirá Negócios - Quais os planos para o próximo ano? O seu futuro político? Quais as suas pretensões políticas? O Sr pensa em continuar a morar em Ipirá?

Diomário - Meus planos para o futuro. Inicialmente descansar. Em fevereiro fazer um curso intensivo de atualização em Direito e retornar para a minha atividade advocatícia, mantendo meu escritório em Ipirá, onde continuarei residindo.

Quanto ao meu futuro político, não pretendo concorrer a qualquer cargo público. Mas não me afastarei da política de Ipirá.

Ipirá Negócios - O Sr conseguiu se eleger prefeito, se reelegeu e também conseguiu fazer sucessor. Como o Sr avalia estas sucessivas vitórias políticas?


Diomário - Quanto as vitórias políticas que o entrevistador me atribui, elas não são minhas isoladamente, mas de um conjunto de pessoas que integram um grupo político que soube fazer alianças e manter a sua unidade. Espero que essa unidade permaneça. Pessoalmente, diria que estou realizado. De fato, candidato a vereador, há quatorze anos, fui o mais votado. Fui Presidente da Câmara. Como candidato a Prefeito venci duas eleições seguidas com expressivas diferenças de votos para os candidatos opositores. Os Deputados apoiados por mim, meus amigos e o grupo político que milito, no último pleito obtiveram grandes votações, sendo que o Deputado Afonso, a maior que um Federal já obteve em Ipírá. Por último, a candidata a Prefeita que apoei se tornou minha sucessora. Com isso o nosso grupo ganhou três eleições seguidas. Fato que jamais ocorreu em Ipirá, quando nada nos últimos cinquenta anos. Mas, para mim o que importa não é a vitoria pessoal e sim a coletiva. As vitorias foram frutos da união, da capacidade que tivemos para articular, ampliar o leque de alianças e sobretudo a compreensão de que somente a manutenção da UNIDADE É QUE GERA VITÓRIAS ELEITORIAS.

Ipirá Negócios - É grande o número de prefeitos que tiveram problema com suas contas, quando apreciadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). Como foi para a prefeitura de Ipirá fechar suas contas neste final de governo? Que medidas o Sr teve que tomar?

Diomário - De fato, todos os prefeitos do Brasil, enfrentaram inúmeras dificuldades no ano em curso. Conseguimos, com sacrifícios até dos que fomos obrigados a demitir, para poder realizar o fechamento do exercício financeiro da gestão do ano em curso. Mas, a minha grande alegria foi ter efetuado o pagamento dos servidores municipais. Iniciei pagando em dia, até antes do dia, terminei a gestão como comecei.

Ipirá Negócios - Suas considerações finais.

Diomário - Por último o sincero desejo que a futura Prefeita consiga fazer uma grande gestão para o bem e para a felicidade de todo o povo de Ipirá.

 
leram esta matéria.
affordable hosting at copahost
“IPIRÁ NEGÓCIOS dá Existência Pública aos Eventos e as Notícias Acontecem”
 
 
 
 
 
 
Comente esta notícia
Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:


Termos e condições para publicação de comentários de internautas:

Ipirá Notícias não publicará comentários ofensivos, obscenos, racistas, que estimulem a violência, sejam contra a lei ou não correspondam ao assunto da reportagem (leia aqui as normas de publicação).
Todos os comentários enviados serão previamente avaliados.

 
SEU COMENTÁRIO:
 
 
 
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   

Google   |   Orkut   |   You Tube   |   Flickr   |   Download   |  Quem Somos   |   Fale Conosco

Copyright (c) 2009 EXPOVIDEO - Todos os direitos reservados