GOOGLE ORKUT YOU TUBE FLICKR DOWNLOD Quem Somos Fale Conosco  
 
   
 

PRINCIPAL | ESPORTE  | POLÍCIAREGIONALPOLÍTICANEWS  | VITRINE | COLUNA SOC. | POESIAS | VARIEDADES

   
   
                                                                                               
 
 
                                                                                                   Fotos: 115- Por: Orlando Santiago Mascarenhas
   
 
IPIRÁ: GRUPO SAMBA DE RODA TOCA NA PRAÇA ROBERTO CINTRA.
   
 
Por: Orlando  Santiago Mascarenhas   
www.ipiranegocios.com.br   

06/04/2013
  
 
 
O Grupo Samba de Roda, Amigos para sempre, formado pelos músicos ipiraenses Geraldino Santana, Zé da Hora, Genarinho, Arlindão, Agostinho, Chico Putão, Mano Véio, Mané Véio, Zelino, Celino, Val, Ivan da Viola, Zeninho Moreira, Diomasio Mascarenhas, Augusto Carneiro, Juscelino, Genarinho Cotó, Francisco Zé dos Reis e Zequinha Vaqueiro, promove rodas de samba, todas as sexta-feiras, às 19 horas, na Praça Roberto Cintra, centro, Ipirá (BA).

Além de ser uma atração cultural, que diverte o público em geral, o grupo pretende estimular jovens e adultos para participarem das rodas de samba, valorizar e aprender a tocar instrumentos como viola e caixa, e cantar as músicas, para que esses saberes não se percam com o tempo de modo que sejam conhecidos pelas futuras gerações.

O radialista Manoel Hito, em seu programa Coração Sertanejo, na emissora de Rádio Ipirá FM 104.1, aos sábados e domingos, das 04 às 06 horas, disponibiliza um espaço para divulgação e execução da variante musical Samba de Roda Ipiraense, sendo mais um filho da terra que estimula e divulga a musica criada em Ipirá." O Samba de Roda é uma variante musical que parece estar no sangue do baiano, é uma arte que precisa ser divulgada e preservada, pois faz parte das raízes de um povo", disse o radialista Hito, que se encontrava no evento.


Samba de Roda.

Samba de roda é uma variante musical mais tradicional do samba, originário do estado brasileiro da Bahia, provavelmente no século XIX. O Samba de Roda designa uma mistura de música, dança, poesia e festa. Presente em todo o estado da Bahia, o samba é praticado principalmente, na região do Recôncavo. Mas o ritmo se espalhou por várias partes do país, sobretudo Pernambuco e Rio de Janeiro.

Samba de Roda e a arte ipiraense.

Às sexta-feiras, a partir das 19 horas, você ipiraense tem um encontro com esta arte vibrante, que está nas suas origens, é sempre bom se valorizar o que é da terra.

Visite o grupo, estimule, fortaleça esta arte. Patrocínios são bem vindos, o grupo precisa comprar instrumentos, viajar, conhecer outros grupos, para desta forma perpetuar e tornar forte esta variante musical que está nas raízes de Ipirá.

O Site Ipirá Negócios parabeniza Geraldino Nascimento Santana, participante e incentivador do grupo Amigos para sempre, pelo insistente convite ao site Ipirá Negócios para assistir a uma apresentação do Grupo musical Amigos para sempre.

Segundo Geraldino, tendo consciência que os ipiraenses, que moram em Ipirá e em outras localidades deste grande país, em especial os ipiraenses residindo em São Paulo, mas que com certeza, sentem saudades e querem continuar tendo conhecimento do que se passa no município, e sabendo que estes ipiraenses que se encontram distantes usam o site Ipira Negócios como um instrumento de informação e divulgação do berço pátrio, era preciso que mostrássemos a todos estes filhos da terra que esta variante musical, que faz parte de suas raízes, se encontra viva e com o Grupo Amigos para Sempre divulgando esta arte.

O pedido era que lhes levássemos esta notícia e um pouco desta arte produzida por este grupo ipiraense. Em anexo a reportagem segue uma mostra desta arte musical produzida pelo grupo Amigos Para Sempre. Leia a matéria e ouça esta arte, lembre das origens de sua terra e tenha certeza que Ipirá e uma terra rica em artistas e produção de arte, mas que é preciso o apoio do poder público municipal para que ela seja fortalecida.

No exemplo do Samba de Roda, quando houver eventos da prefeitura, podem ser chamados a abrilhantar a espera do início e abertura do evento, ao fazer isso o poder púbico estará valorizando suas raízes de uma forma econômica, estimulando o grupo musical e mostrando uma arte que está enraizado nas origens do município, salientando que um povo que não cultiva e divulga a arte proveniente de suas raízes é um povo que perde sua identidade.
 
"IPIRÁ NEGÓCIOS dá Existência Pública aos Eventos e as Notícias Acontecem"
 
Leia também
 
Leitura indispensável para alguns empresários ipiraenses.
 
 
Clique na logomarca da empresa para ir à página correspondente.
 
 
 
 
 
Comente esta notícia
Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:


Termos e condições para publicação de comentários de internautas:

Ipirá Notícias não publicará comentários ofensivos, obscenos, racistas, que estimulem a violência, sejam contra a lei ou não correspondam ao assunto da reportagem (leia aqui as normas de publicação).
Todos os comentários enviados serão previamente avaliados.

 
 
 
 

Google   |   Orkut   |   You Tube   |   Flickr   |   Download   |  Quem Somos   |   Fale Conosco

Copyright (c) 2009 EXPOVIDEO - Todos os direitos reservados