nm
 
 
 
 
 
 
 
 
GOOGLE ORKUT YOU TUBE FLICKR DOWNLOD Quem Somos Fale Conosco  
   

PRINCIPAL |  ESPORTE  |  POLÍCIA |  REGIONALPOLÍTICA  | NEWS  | VITRINE  | COLUNA SOC. | POESIAS | VARIEDADES

 
      
                                                                                    
                                                                                                                                            
Moção pelo aniversário de Ipirá de autoria do Deputado
Jurandy Oliveira.
 
Por Cristina Villarino
Da Sucursal Chapada TB 

20-04-2013
 
O deputado estadual Jurandy Oliveira (PRP) apresentou moção de congratulações à cidade de Ipirá, na Assembleia Legislativa, na última segunda-feira (15), pela passagem dos 158 de emancipação política e administrativa, que será comemorado neste sábado 20 de abril. Famoso pelas festas juninas, Ipirá desmembrou-se de Feira de Santana e foi automaticamente criado pela resolução provincial de nº. 520 em 20 de abril de 1855 com o nome "Camisão" (nome de uma serra do município) e pelo decreto 7.521 de 20 de julho de 1931, passou-se chamar-se Ipirá. Durante a sessão Jurandy Oliveira parabenizou a população de Ipirá, através do prefeito Ademildo Almeida (PT) e desejou mais progresso para o município e continuidade da melhoria da qualidade de vida do seu povo.

Manifesta Moção de aplausos ao Município de Ipirá pela comemoração de sua emancipação.

Data da Emancipação: 20/04

■ Em apertada síntese, a emancipação de Ipirá é marcada por dois grandes momentos, quais sejam: o relativo ao desmembramento de Feira de Santana, ocasionando o surgimento de Santana do Camisão, e a posterior publicação do Decreto n° 7.521, de 20 de julho de 1931, que alterou o nome dessa região para Ipirá, nomenclatura esta de origem indígena e que significa “Cabeça de Peixe” ("Ipi" - Cabeça e "Rá" – Peixe). ■ Desde a sua emancipação, o município de Ipirá tem apresentado notórios índices de desenvolvimento socioeconômico, como pode ser constatado através da sua ascensão no cenário nacional, além de um elevado crescimento habitacional, tendo em vista que a sua população já é de quase 70.000 (setenta mil) habitantes.

■ Por ser filho dessa terra, pátria amada que habita fortemente o meu cotidiano e imaginário, permitindo aflorar no meu peito os ideais de liberdade e justiça, é que posso, com propriedade, enaltecer as suas riquezas, belezas e nuances nesse momento de festejos em virtude de sua emancipação, sem deixar de saudar a todos os seus habitantes com um orgulho imensurável, seja por serem invencíveis guerreiros, seja pela imbatível lealdade às tradições locais. Por razões evidentes, a miséria inibe o exercício pleno da cidadania de muitos brasileiros, mas não dos ipiraenses, permanentemente preparados para enfrentar os percalços da vida.

■ É incontestável que a emancipação em comento representa um momento de grande importância no cenário baiano, tendo em vista ser Ipirá um verdadeiro berço de cultura e fé. O sopro de liberdade que emana desse povo reflete prosperidade, generosidade e solidariedade, o que pode ser constatado através do contato com os seus habitantes, sempre receptivos e ávidos pela concretização dos seus sonhos.

■ Isto posto, é justo que a Assembleia Legislativa do Estado da Bahia proponha Moção de Aplausos ao Município de Ipirá pela comemoração de mais um ano de sua emancipação.

■ Dê-se ciência desta moção à Prefeitura e Câmara Municipal de Ipirá, bem como ao Governo do Estado da Bahia.

Sala das Sessões, 15 de Abril de 2013.


                                                                     Jurandy Oliveira
                                                                     Deputado Estadual.

 
 
“IPIRÁ NEGÓCIOS dá Existência Pública aos Eventos e as Notícias Acontecem”
 
 
 
 
 
 
 
 
 
SEU COMENTÁRIO:
Comente esta notícia
Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:


Termos e condições para publicação de comentários de internautas:

Ipirá Notícias não publicará comentários ofensivos, obscenos, racistas, que estimulem a violência, sejam contra a lei ou não correspondam ao assunto da reportagem (leia aqui as normas de publicação).
Todos os comentários enviados serão previamente avaliados.

 
 
 

Google   |   Orkut   |   You Tube   |   Flickr   |   Download   |  Quem Somos   |   Fale Conosco

Copyright (c) 2009 EXPOVIDEO - Todos os direitos reservados