GOOGLE ORKUT YOU TUBE FLICKR DOWNLOD Quem Somos Fale Conosco  
   

PRINCIPAL |  ESPORTE  |  POLÍCIA |  REGIONALPOLÍTICA  | NEWS  | VITRINE  | COLUNA SOC. | POESIAS | VARIEDADES

 
COLUNA REGIÃO DA CHAPADA
 
Cristina Villarino
Sucursal da Chapada | 11-05-2013
 
 
 
Jurandy Oliveira
 
No ultimo dia 1º de maio, o deputado estadual Jurandy Oliveira, acompanhou a 11ª Cavalgada de Coração de Maria, em Ipirá.

O evento foi organizado pelo vereador Deteval Brandão e na oportunidade o evento contou com várias lideranças locais.

Várias fazendas da região colocaram seus belos animais e cavaleiros no desfile, que contou também com premiações.
 
 
 
 
Ágil e Mdynet
 
Buscando manter-se totalmente alinhada com as tendências de mercado a Ágil, provedor de internet, iniciou suas atividades na cidade de Piritiba, em parceria com a Mdynet, buscando oferecer aos seus clientes um serviço de qualidade. No São João 2013 de Piritiba, a Ágil e a Mdynet vão garantir um serviço de wi-fi gratuito no circuito da festa.
Alonso Oliveira diretor da Ágil com o prefeito de Piritiba Ivan Cedraz
 
 
 
 
Ipirazinho - Bingo para ajudar comprar cadeira de rodas motorizada
 
No próximo domingo, 12 de maio, a partir das 19hs, vai acontecer a realização do Bingo Beneficente, no Ipirazinho. O Bingo está sendo organizado com o intuito de comprar uma cadeira de rodas motorizada, para o Sandra Santos Rezende, de 30 anos,natural de Ipirá.

De acordo com Sandra, a iniciativa do Bingo surgiu após várias tentativas de conseguir a cadeira por meio de doação, seja por intermédio do poder público ou privado. Sandra está fazendo o Bingo no Ipirazinho e pretende arrecadar R$ 8 mil reais, valor de uma cadeira de rodas motorizada.

O Bingo vai sortear uma Bota feminina, um Carneiro e um Bode, a cartela custa entre $1 e $5 reais. Quem quiser doar qualquer ajuda, poderá entrar em contato com Sandra Rezende pelo telefone (75) 9117-0728.

 
 
 
Recuperação de estrada
 
O parlamentar Pedro Tavares entre moradores
O deputado estadual Pedro Tavares (PMDB) encaminhou indicação para o Governo do Estado a recuperação asfáltica e sinalização do trecho da BA-156 com início nas proximidades da cidade de Caturama, até o entroncamento da BR- 430, próximo à cidade de Igaporã. Este trecho que corresponde a apenas 83 km, passa também pelas cidades de Botuporã, e Tanque Novo. A precariedade da estrada tem comprometido a trafegabilidade dos moradores e comerciantes que se deslocam para essa região.O trecho em questão é um corredor viário para a capital baiana, onde circula o transporte das riquezas da região, além da procura do morador local que busca atendimento à saúde, educação e negócios. “Não podemos permitir que as pessoas fiquem isoladas. As péssimas condições da estrada estão impossibilitando o direito de ir e vir, garantidos pela Constituição”, destacou o deputado Pedro Tavares.

Segundo relatos, o trecho que compreende a BA-156 é muito perigoso causam acidentes, muitos deles com vítimas fatais. “Espero que minha solicitação, sensibilize as autoridades competentes a tomarem as devidas providências, devolvendo à população local a tranqüilidade necessária para se locomoverem com segurança”, completou o parlamentar.
 
 
 
 
Começa campanha de vacinação contra febre aftosa
 
Do dia 1º até 31 de maio todos os pecuaristas devem vacinar seu rebanho, declarar a vacinação e atualizar o cadastro nos escritórios da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri), estrategicamente localizados nos municípios baianos. Nesta etapa, a vacinação é obrigatória para todo o rebanho de bovinos e bubalinos – jovens e adultos – do Estado. Os rebanhos localizados nos municípios que decretaram estado de emergência devido à longa    seca,    que   não    possuem    condições
mínimas de serem vacinados, com deficiências nutricionais, terão a vacinação facultativa. Para isso, os criadores deverão comparecer obrigatoriamente aos escritórios da Adab para solicitar dispensa da vacinação, declarar o quantitativo de animais existentes por espécie (bovinos, bubalinos, caprinos, ovinos, equídeos e aves) e, principalmente, informar as mortes e nascimentos ocorridos no período da seca.

“A equipe da Agência irá analisar as solicitações dos produtores nestas áreas, orientando-os sobre a necessidade de vacinar os animais assim que seja restabelecida a normalidade climática ou a melhoria do escore corporal dos animais e quando necessitar transportá-los para fora do Estado ou para eventos pecuários”, orienta o diretor de Defesa Sanitária Animal da Adab, Rui Leal, lembrando que a nova estratégia de vacinação foi definida para esta 1ª etapa de imunização de 2013, por meio da Instrução de Serviço DDSA 03/2013 da Agência.

Diante do cenário causado pela forte seca, o diretor geral da Adab, Paulo Emílio Torres, ressalta que, em posse destas informações, será possível mensurar os prejuízos da seca para a pecuária baiana, além de planejar e estabelecer estratégias direcionadas para o fortalecimento da defesa agropecuária. “Lembro ainda que o período para a imunização não será prorrogado e o criador tem até quinze dias, contabilizados após a vacinação, para a declaração”, disse.

Para o Secretário estadual da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles, a parceria com o Ministério da Agricultura foi fundamental para direcionar, de forma segura, as ações de defesa sanitária no Estado durante o período de seca. “A Bahia entende as atividades de defesa como um alicerce para o sucesso da agropecuária e manutenção do status sanitário de livre de aftosa com vacinação. Daí os investimentos em tecnologia, convênios, cooperação público e privado, bem como a corresponsabilidade dos criadores na necessidade da vacinação dos animais e sua posterior declaração”, aponta Salles.

“O Estado da Bahia possui o maior rebanho do nordeste com mais de 11 milhões de cabeça e, ao longo dos anos, tem demonstrado uma forte vocação agropecuária, refletida pelos crescentes indicadores de produtividade e a diversificação e comercialização de produtos e serviços. Isso se dá devido ao respaldo garantido pela defesa agropecuária no desenvolvimento do agronegócio”, destaca a Superintendente Federal da Agricultura na Bahia (SFA/BA), Virgínia Hage.

O presidente da Federação da Agricultura do Estado da Bahia (Faeb), João Martins, também apoia as atividades da Adab e ressalta que a Seagri, através da Adab, vem cumprindo com o seu papel em suporte ao Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA).
 
 
 
 
Festa de Vaqueiro.
 
A Prefeitura de Wagner realizará nos dias 10,11 e 12 de maio a tradicional Festa do Vaqueiro, que alcança neste ano a sua 29ª edição, com várias atividades esportivas e culturais, como apresentação de bandas, leilões, cavalgada e missa. O evento vai contar com as bandas, Amor de Cinema, Menina Faceira, A Favorita, Itamar Vira e Mexe e bandas locais.
 
 
“IPIRÁ NEGÓCIOS dá Existência Pública aos Eventos e as Notícias Acontecem”
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Quer falar com o autor desta reportagem ? - Para contato use o formulário abaixo.

Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:




 
 

Google   |   Orkut   |   You Tube   |   Flickr   |   Download   |  Quem Somos   |   Fale Conosco

Copyright (c) 2009 EXPOVIDEO - Todos os direitos reservados