GOOGLE ORKUT YOU TUBE FLICKR DOWNLOD Quem Somos Fale Conosco  
 
   
 

PRINCIPAL |  ESPORTE  |  POLÍCIA |  REGIONALPOLÍTICA  | NEWS  | VITRINE  | COLUNA SOC. | POESIAS | VARIEDADES

   
          Fotos: UNEF
 
 
Momentos da cerimônia de Colação de Grau
   
 
IPIRÁ GANHA PROFISSIONAL EM JORNALISMO – COMUNICAÇÃO SOCIAL
   
 
Por: Orlando  Santiago Mascarenhas   
www.ipiranegocios.com.br
  

03/09/2013   
 
 
A Unidade de Ensino Superior de Feira de Santana (UNEF) realizou na noite dessa segunda-feira, 02/09, a Colação de Grau, em Gabinete, dos formandos que concluíram seus estudos no primeiro semestre desse ano. Foram graduados alunos dos cursos de Jornalismo – Comunicação Social e Publicidade Propaganda.

A cerimônia foi presidida pelo Diretor Acadêmico da instituição, Getúlio Freitas Bomfim, e contou com a presença de coordenadores dos cursos, familiares e amigos dos formandos, que vieram prestigiar esse momento tão importante.

Leia, abaixo, discurso proferido na Colação de Grau, pelo ipiraense, graduado em Jornalismo - Comunicação Social, Orlando Santiago Mascarenhas.
 
Discurso de Colação de Grau proferido pelo graduado em Jornalismo – Comunicação Social, Orlando Santiago Mascarenhas
 
Para estar aqui, hoje, foi um longo caminho! Foram anos de muitas lutas. Quatro anos de estudos á noite e em muitos outros tempos livres. Muitos sábados e às vezes até mesmo domingos de estudos. Quatro anos de inúmeras provas, trabalhos, leituras. Angústia pelas notas, às vezes insuficientes e precisando ser recuperadas em cursos de férias. Quatro anos de orçamento planejado, às vezes no vermelho (despesas de livros, faculdade, transporte ...). Quatro anos percorrendo 200 km a cada dia letivo (ida e volta), em 'ligeirinhos' para assistir as aulas, retornando à residência, às vezes chegando uma hora da manhã, para acordar as sete.

No final desta trajetória, percebemos que o caminho, o percurso foi marcante, saímos de um período de enriquecimento, com mais conhecimentos, mais experiências. Depois da vitória, da consciência de que a educação é cara, mas mais caro é a ignorância, esqueço todo o sacrifício e fica na lembrança as pessoas que fizeram a diferença: os colegas, os professores, as aulas inesquecíveis, o conhecimento adquirido, as descobertas, a lembrança marcante das pessoas inteligentes, esforçadas, que encontramos pelo caminho, tornando esta jornada em uma fantástica caminhada, marcada para toda a vida, justificando a alegria de dizer: formei!

Esta jornada serviu para fortalecer, ascender o gosto pelo conhecimento, em todas as suas instâncias, olhar o mundo de forma crítica e realista, percebendo a comunicação como instrumento de fundamental importância na formação das sociedades. Importante desde o momento em que o homem, um ser social, sentiu a necessidade de dar dimensão as ocorrências, as artes. Enfim dar existência pública aos eventos, registrando vivencias, descobertas. Percebendo que a civilização, a cultura se perpetua através de registros, uma forma de passar os conhecimentos, os acontecimentos para as gerações vindouras, imortalizando desta forma as nossas conquistas, descobertas.

Na história da raça humana, a maior conquista que o homem conseguiu no campo da comunicação foi à internet, meio este que tem se mostrado como a maior revolução no final do século passado e início deste século, proporcionando as comunicações tornarem-se dinâmicas e interativas, capaz de unir todas as nações. Comunicação esta cada dia mais avançada, quebrando e ultrapassando as fronteiras geográficas, possibilitando poder unir comunidades, estados e nações, mostrando na prática que somos na verdade uma só raça, a raça de seres humanos.

A internet, os meios de comunicação, em um mundo global e complexo, precisam cada vez mais de profissionais preparados, tendo como norma a objetividade jornalística, aliada à ética e a qualidade.

Felipe Pena, professor da Universidade Federal Fluminense, mestre e doutor pela PUC, disse: "Na sociedade atual, o jornalista deve ser ainda mais especializado que um médico ou um advogado. Da mesma forma, acredito que os defensores da desregulamentação da profissão de jornalismo são os mesmos que lutam pelo controle do fluxo de informação nos mega conglomerados de mídia e, por isso, não têm interesse que o espaço público seja mediado por profissionais coerentes e bem formados. Em suma para ser jornalista é preciso estudar jornalismo". "Ninguém gostaria de entrar em um hospital e ser atendido por um contador. Ou ser defendido no tribunal por um veterinário. Então, por que seria diferente com o jornalismo?". (Felipe Pena, Teoria do Jornalismo, São Paulo, Contexto, 2008, p.12)

Esta conclusão de curso, este conhecimento, esta bagagem cultural, hoje formalizada, que na realidade é um legado adquirido dos nossos antepassados, deve nos levar a usar a comunicação, no sentido de ajudar no avanço da jornada vida. Contribuir na condução da história humana, esta caminhada infinita, cada dia mais ampla. Nos tornando jornalistas conscientes que nas áreas humanitárias, sociais e culturais, nós seres humanos, ainda temos muito que caminhar.

Nesta perspectiva, precisamos de profissionais que acreditam e apóiam o potencial do ser humano em desbravar e avançar na busca de conquistas, fundamentadas no trabalho, luta e conhecimento humano, contribuindo, participando na formação de uma história de luta e superação, com ética, responsabilidade e sensibilidade. Visando uma comunicação feita com objetividade, formação e técnica, onde as notícias tenham mais do que simplesmente informação, mas também conteúdo que ajude a formar cidadãos conscientes do seu papel social, onde as coisas boas como a arte e a cultura devem ser registrados, noticiados, no intuito de servir como estímulo para seguir adiante, para fazer a humanidade andar cada vez mais por um caminho mais amplo e humanitário. Já as coisas ruins como guerras, tragédias, ditaduras, corrupção, devem ser registradas, divulgadas, no intuito de se procurar não cometer os mesmos erros do passado, mostrando que alguns erros cometidos são devastadores, levando a humanidade a trilhar por noites escuras, manchadas de sangue e vergonha, como já aconteceu na história brasileira, com a ditadura militar, e na história da humanidade, com as guerras mundiais.

Baseado nesta perspectiva, em que o jornalismo deve prestar um serviço social com ética, com foco no ser humano e no seu desenvolvimento; com satisfação, vejo que faria tudo de novo para chegar aqui, e faço agradecimentos.

Agradeço em primeiro lugar a força criadora do universo, que iluminou o meu caminho durante esta caminhada. Agradeço aos professores, colegas, familiares, funcionários e direção da faculdade. Agradeço também por não perder a fé em uma sociedade mais humana, em que todos os seres humanos se sintam responsáveis pela conservação do planeta e todos os seres vivos nele contido. Agradeço por continuar acreditando na educação como força transformadora de homens melhores e mais sensíveis aos problemas de seus semelhantes, enxergando as fronteiras das nações apenas como marcos administrativos, conscientes que somos uma só raça, um só povo, que a dor que um sente, seja uma preocupação de todos os outros, porque o universo é feito do conjunto, não podendo existir um corpo sadio com partes doentes.
 
leram esta matéria
Homehost
 
 
"IPIRÁ NEGÓCIOS dá Existência Pública aos Eventos e as Notícias Acontecem"
 
ACORDA IPIRÁ: MOSTRA O TEU NEGÓCIO PARA O MUNICÍPIO, O ESTADO,
O PAÍS, E O MUNDO
Acorda Ipirá! Acorda para um novo tempo. O site IPIRÁ NEGÓCIOS possui uma média de 60 mil acessos mensais, isso dá uma média de 2 mil acessos dia. Já pensou o que isso pode representar para você, o seu empreendimento? Em termos de divulgação, abrangência e custo-benefício, IPIRÁ NEGÓCIOS pode afirmar que atualmente é o maior e melhor veículo de propaganda do município, pois, além de divulgar para Ipirá, também divulga você e sua empresa para todo o Estado, o País e o Mundo.
Leitura indispensável para alguns empresários ipiraenses.
 
Sobre
Orlando Santiago Mascarenhas - Bacharel em Jornalismo / Comunicação Social pela Unidade de Ensino Superior de Feira de Santana (UNEF). Criador e Fundador do site Ipirá Negócios em 20/04/2006. Fone: (75) 9119-9017 | e-mail: ipiranegocios@hotmail.com | facebook

OBS: Sempre que for necessária a reprodução total ou parcial deste texto/fotos, solicitamos que o Autor e Site sejam divulgados como fonte.
 
 
Que tal colocar seu evento na internet (no Ipirá Negócios)? Mostre sua festa, seu casamento ou
aniversário para o mundo, para quem está longe e não pode estar presente.
Aniversários, Casamentos, 15 anos, Bodas, Eventos Empresariais e Esportivos, Congressos e Feiras

Filmagens Digitais com DVD - Edição e DVDs personalizados - Equipamentos de última geração
                                     Telefone: (75) 9119-9017 / Email: osm2112@gmail.com
 
 
Clique na logomarca da empresa para ir à página correspondente.
 
 
 
Comente esta notícia
Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:


Termos e condições para publicação de comentários de internautas:

Ipirá Notícias não publicará comentários ofensivos, obscenos, racistas, que estimulem a violência, sejam contra a lei ou não correspondam ao assunto da reportagem (leia aqui as normas de publicação).
Todos os comentários enviados serão previamente avaliados.

 
 
 
   

Google   |   Orkut   |   You Tube   |   Flickr   |   Download   |  Quem Somos   |   Fale Conosco

Copyright (c) 2009 EXPOVIDEO - Todos os direitos reservados