GOOGLE ORKUT YOU TUBE FLICKR DOWNLOD Quem Somos Fale Conosco  
 
   
 

PRINCIPAL |  ESPORTE  |  POLÍCIA |  REGIONALPOLÍTICA  | NEWS  | VITRINE  | COLUNA SOC. | POESIAS | VARIEDADE

   
       
 
 
   
 
O protagonismo do vice
 
 
www.ipiranegocios.com.br
04
/06/2016
 
A presença do vice, na chapa de governo, tem sido destaque ultimamente no noticiário, tanto em cenário nacional, como aqui em Ipirá. No plano executivo nacional, hoje está à frente do governo, interinamente, o peemedebista Michel Temer, vice da presidente Dilma Rousseff (PT), afastada pelo congresso sob suspeitas de crime de responsabilidade.

Num contexto que provoca a incredulidade de grande parcela da população, Ipirá convive, desde janeiro de 2013, com circunstâncias (que não seria exagero falar) imponderáveis em período tão curto de tempo. Uma renúncia da prefeita eleita, em menos de 20 dias de trabalho, por razões alegadas de saúde, foi só o primeiro ato de uma trama política que hoje destoa em muito daquilo que se pressupunha do grupo da ‘macacada’, em sua tentativa de fazer mais um sucessor nas eleições desse ano.

O ano de 2013 marcou a ascensão do PT local, através do vice na chapa que compunha o grupo da macacada. Por mais de dois anos, durante o ‘governo PT’, não faltou quem questionasse a sobreposição de bandeiras de governo (PT X Macacada). Muito embora esta tenha sido a coligação de campanha, é impossível não supor que tenha havido, sim, um atrito entre egos inflados de duas ideologias políticas distintas, historicamente.

Em meados de 2015, ocorre um segundo ato decisivo para o desenrolar histórico da política local: o prefeito Ademildo Almeida, ao descobrir a doença que o acomete, licencia-se do cargo, cedendo espaço, desta feita, ao presidente da Câmara Municipal, Aníbal Ramos Aragão. Ao voltar de sua licença, o petista não se alonga muito em seus despachos, e logo percebe a necessidade de mais tempo para se cuidar, dando chances ainda maiores para que o atual prefeito, Aníbal Ramos, entenda ser possível um prolongamento dessa realidade que aí está, lançando-se então, à cabeça de chapa, depois de outras reviravoltas impressionantes na cúpula do grupo.

Desse modo, e de forma bem curiosa, talvez por ironia do destino mesmo, o grupo denominado ‘macacada’ se depara com a ‘necessidade’, ou mesmo artifício do jogo político, de fazer nova coligação com um grupo, que na última eleição municipal, se propôs a ser exatamente o oposto do que esses dois pólos de governo (Jacu X Macaco) já tinham feito por esta cidade.

Quanto a esta coligação, da qual sabe-se pouco sobre os ‘argumentos’ de convencimento para conquistar o Renova, é propagada uma pretensa vantagem por haver uma coalizão já formada, enquanto o grupo da ‘jacuzada’ apenas está na fase de sondagens. Obviamente que esse raciocínio muito pouco interfere no desdobramento de muita coisa que ainda está por vir na corrida eleitoral desse ano.

Fato é que a composição de chapa com um(a) vice, tomando como parâmetro o que tem acontecido em âmbito nacional e local, recentemente, revela o quão importante é a parceria que é formada, porque ao menos três alternativas são possíveis nesses conchavos: o vice será, em qualquer hipótese, um fiel escudeiro e defensor das idéias já implantadas; o vice poderá, no transcurso do governo, apenas espreitar e torcer contra, esperando uma oportunidade para fazer diferente; como também o vice pode contrariar prognósticos, com sua peculiaridade de governar, ainda que em desacordo com os costumes próprios de determinado governo.

Diante desses fatos recentes, portanto, é forçoso admitir que a boa escolha do vice não é tão somente peça decorativa na formalidade da chapa de governo, sua escolha deve passar muito além disso, deve inspirar as condições ideais e necessárias para pelo menos manter um nível de protagonismo quando o dever da função lhe couber. A chapa formada precisa conter, sobretudo, a empatia de interesses e projetos comuns, para que a continuidade do trabalho, em caso de necessidade, não seja abalada pela falta de elo nos ideais políticos.


Por Diogo Souza
 
contador de visitas
 
"IPIRÁ NEGÓCIOS dá Existência Pública aos Eventos e as Notícias Acontecem"
 
<<< Clique para mais Informações >>>
 
PATROCINADORES ESPECIAIS
(Clique no banner da empresa para obter informações)
 
<<< Clique para mais Informações >>>
 
<<< Clique para mais Informações >>>
 
<<< Clique para mais Informações >>>
 
Que tal colocar seu evento na internet (no Ipirá Negócios, facebook, etc.)? Mostre sua festa, seu
casamento ou aniversário para o mundo, para quem está longe e não pode estar presente.
Aniversários, Casamentos, 15 anos, Bodas, Eventos Empresariais e Esportivos, Congressos e Feiras
                    Telefone: (75) 9119-9017 / Email: osm2112@gmail.com

<<< Clique para mais Informações >>>
 
 
Informações:
Tel. (75) 991199017
 
Comente esta notícia
Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:


Termos e condições para publicação de comentários de internautas:

Ipirá Notícias não publicará comentários ofensivos, obscenos, racistas, que estimulem a violência, sejam contra a lei ou não correspondam ao assunto da reportagem (leia aqui as normas de publicação).
Todos os comentários enviados serão previamente avaliados.

 
   
   

Google   |   Orkut   |   You Tube   |   Flickr   |   Download   |  Quem Somos   |   Fale Conosco

Copyright (c) 2009 EXPOVIDEO - Todos os direitos reservados