GOOGLE ORKUT YOU TUBE FLICKR DOWNLOD Quem Somos Fale Conosco  
 
   
 

PRINCIPAL| ESPORTE POLÍCIAREGIONALPOLÍTICANEWSVITRINE | COLUNA SOC. | POESIAS | VARIEDADE

   
                                                                                
 
 
Feira Livre de Ipirá no Centro de Abastecimentos (fotos de arquivo).
   
 
FEIRA LIVRE DE IPIRÁ
 
A Feira Livre de Ipirá deve continuar sendo as quartas-feiras,
ou deve mudar para os sábados?
 
Por Orlando Santiago Mascarenhas
www.ipiranegocios.com.br
05/11/2016
 
A Feira Livre de Ipirá (BA), uma das maiores da Bacia do Jacuípe, que concentra produtos locais e de outros municípios circunvizinhos, é por tradição realizada as quartas-feiras.

A Feira é frequentada por fregueses de várias cidades. Quem percorre o local se impressiona com a variedade de produtos, que vão de frutas e verduras a bolos, carnes (boi, carneiro, bode, porco, frango, peixe, etc.), cerâmicas, móveis, roupas, cosméticos, comidas prontas, requeijão, derivados de mandioca, rapaduras, e até flores.
 
Feira Livre de Ipirá na praça Roberto Cintra (antiga Praça da Bandeira)
 
A Feira começou praticamente junto com a cidade. Originou-se na praça Roberto Cintra (antiga Praça da Bandeira), mudou-se para a praça José Leão dos Santos, e atualmente concentra-se no Centro de Abastecimento da cidade.

Há muitos anos existe uma discussão em torno de qual seria o melhor dia da semana para acontecer a tradicional feira. As opiniões sempre se dividiram entre permanecer nas quartas-feiras, ou mudar para os sábados.

Segundo opiniões, as quartas feiras, a Feira de Ipirá, por ser uma das poucas, ou única, existente neste dia da semana, na região, dá oportunidade aos feirantes de outras localidades de venderem aqui os seus produtos, ocasionando uma grande concorrência com produtos locais, onde estes feirantes de fora levam o dinheiro do município, dinheiro este que seria bom se aqui permanecesse. Também, segundo opiniões, o dia da feira fica no meio da semana, prejudicando, por uma questão de logística, os produtores rurais e consumidores locais. Por outro lado, por ser a única feira no meio da semana, proporciona que haja um maior número de feirantes, e consequentemente uma maior variedade de produtos.
 
Feira Livre de Ipirá na praça José Leão dos Santos
 
Ainda segundo outras opiniões, a feira aos sábados seria melhor para o feirante local, pois como a maioria das feiras são aos sábados, tal fato ocasionaria dificuldades para o feirante de outras praças, que teria que se decidir em quais das cidades ele iria vender seu produto. Também, por ser no final da semana, seria melhor para feirantes, produtores e consumidores locais.

A palavra feira tem origem no latim feria, que significa "dia santo ou feriado” e a palavra freguês, usada para tratamento dos consumidores de feira livre. O que é mais importante, uma feira grande, mas que talvez traga poucos benefícios ao município, ou uma feira, talvez menor, mas que poderá melhor beneficiar o feirante local?

E você, como se posiciona? Vote, participe desta discussão!
 
ENQUETE:
 
A feira livre de Ipirá deve continuar sendo as quartas-feiras, ou deve mudar para os sábados?

Deve continuar sendo as quartas-feiras

Deve mudar para os sábados




 
 
 
"IPIRÁ NEGÓCIOS dá Existência Pública aos Eventos e as Notícias Acontecem"
 
 
 
   
   

Google   |   Orkut   |   You Tube   |   Flickr   |   Download   |  Quem Somos   |   Fale Conosco

Copyright (c) 2009 EXPOVIDEO - Todos os direitos reservados