GOOGLE ORKUT YOU TUBE FLICKR DOWNLOD Quem Somos Fale Conosco  
 
   
 

PRINCIPAL |  ESPORTE  | POLÍCIAREGIONAL |POLÍTICANEWS  | VITRINE  | COLUNA SOC. | POESIAS | VARIEDADE

   
   
 
 
(Foto: Reprodução / Google)
 
   
 
Por que eu quero fazer medicina?
 
03/07/2017 
 
Lembro-me que em 2005, ano em que eu fui morar em Salvador para dar continuidade aos meus estudos, havia uma parcela bastante significativa de estudantes na minha turma do cursinho pré-vestibular: “Grandes Mestres” a comentar que iriam prestar vestibular para o curso de Medicina, contudo o que me interessava era ouvir os porquês dessa escolha.

Em nenhum dos discursos proferidos pelos estudantes foi inserida uma importante palavra. Essa palavra vem do verbo vocare, que significa “Chamar”. Ou seja, a vocação é um chamado interior. Inclusive, muitos estudantes tapam seus ouvidos para não escutar essa voz interior e por uma razão muito simples. Criou-se no senso comum uma espécie de hierarquia acadêmica onde o curso de Medicina é citado como se fosse o pico do Monte Everest. E as demais áreas iriam ocupando uma importância menor na escala de valor criada pela sociedade, pois dentro da academia o discurso é outro. Sendo importante ressaltar que conforme esse pensamento, quem opta pelos cursos da área de educação, que ocupa a posição dos cursos menos valorizados, escolheu ser um “sofredor”.

Vários formadores de opinião da área de filosofia tem nacionalidade alemã. O artista Caetano Veloso na música “Língua” parafraseia um pensamento do filósofo Martim Heidegger quando diz: “Só é possível filosofar em Alemão”. Nota-se que a Alemanha é um dos países que mais investe em educação chegando a ocupar a 3ª posição em relação ao salário de educadores e isso tem relação direta com o fato de o expressivo número de pensadores serem de lá. O estudo de área de Filosofia no Brasil é tão desvalorizado que, normalmente, quem ensina Filosofia nas escolas públicas é um professor com graduação em qualquer área, menos em Filosofia. Ou seja, o problema não está na área de educação e sim na maneira como os políticos da nação tratam-na.

Insere-se que como o foco dos estudantes que prestam vestibular para Medicina é a profissão, não vamos encontrar facilmente o amor demonstrado pelo médico Hunter Doherty mais conhecido como “Patch Adams” que escolheu fazer medicina por vocação. No livro “Conversa sobre Educação” do escritor Rubem Alves, tem um trecho de um conto intitulado: “A lição de Nóe” em que essa diferença de termos é bem explanada “A experiência do amor é a experiência de se encontrar com uma imagem que mora dentro da gente. Desde muito antes. No encontro, a alegria acontece. O mesmo é verdade da vocação. Ela nasce com a gente, misteriosamente. Ela é o nosso caso de amor com algo que se faz. A diferença entre quem trabalha por profissão e quem trabalha por vocação: o primeiro trabalha pelo ganho; o segundo seria capaz de pagar para poder fazer o seu trabalho. Trabalha como quem faz amor, como quem brinca”.

Autor: Rodrigo Santana Costa
 
Rodrigo Santana Costa é graduado em Letras Vernáculas pela Universidade Federal da Bahia e atua como educador nas escolas do município de Ipirá. Também é escritor e publicou a obra 'Clarecer' em verso & prosa.
 
 
"IPIRÁ NEGÓCIOS dá Existência Pública aos Eventos e as Notícias Acontecem"
 
 
 
 
<<< Clique para mais Informações >>>
 
<<< Clique para mais Informações >>>
 
<<< Clique para mais Informações >>>
 
<<< Clique para mais Informações >>>
 
<<< Clique para mais Informações >>>
 
<<< Clique para mais Informações >>>
 
<<< Clique para mais Informações >>>
 
<<< Clique para mais Informações >>>
 
Que tal colocar seu evento na internet (no Ipirá Negócios, facebook, etc.)? Mostre sua festa, seu
casamento ou aniversário para o mundo, para quem está longe e não pode estar presente.
Aniversários, Casamentos, 15 anos, Bodas, Eventos Empresariais e Esportivos, Congressos e Feiras
                    Telefone: (75) 9119-9017 / Email: osm2112@gmail.com

<<< Clique para mais Informações >>>
 
 
Informações:
Tel. (75) 991199017
 
Comente esta notícia
Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:


Termos e condições para publicação de comentários de internautas:

Ipirá Notícias não publicará comentários ofensivos, obscenos, racistas, que estimulem a violência, sejam contra a lei ou não correspondam ao assunto da reportagem (leia aqui as normas de publicação).
Todos os comentários enviados serão previamente avaliados.

 
   

Google   |   Orkut   |   You Tube   |   Flickr   |   Download   |  Quem Somos   |   Fale Conosco

Copyright (c) 2009 EXPOVIDEO - Todos os direitos reservados