A Prefeitura de Ipirá, através da Secretaria
de Educação, realizou nessa quinta-feira
(13), a edição I de o “Projeto Aprender
Mais” para educadores do 3º e 5º anos
do ensino fundamental I, com a finalidade
de diagnosticar, avaliar e formar os professores
da rede escolar, a partir dos dados obtidos
com avaliação e usos dos materiais didáticos
direcionados aos educandos, a fim de alcançar
a melhoria dos indicadores educacionais
e do grau de proficiência em Língua Portuguesa
e Matemática.
Os 110 profissionais envolvidos na ação
do Projeto no município, receberam material
técnico-pedagógico com o objetivo de apoiar
os estudantes e professores no processo
ensino-aprendizagem. Durante todo o dia
foram desenvolvidas atividades lúdicas
e palestras com a Coordenadora Pedagógica
e autora do projeto Ana Sueli de Pinho
e o professor Marco Botelho. As palestras
seguiram dois eixos temáticos envolvendo
as disciplinas de Matemática e Língua
Portuguesa com o intuito de contribuir
com os professores no desenvolvimento
de suas práticas pedagógicas. De acordo
com a autora e palestrante do projeto,
Ana Sueli de Pinho, a articulação de iniciativas
desta natureza irá ajudar na perceptiva
de uma cultura de sentido para que as
crianças compreendam que ler e escrever
e aprender matemática precisa fazer sentido
na vida delas. “A articulação de iniciativas
que vai ajudar, na medida em que a gente
forma os professores, a partir de materiais
didáticos que são construídos dentro de
uma perspectiva de uma cultura de sentido
para que as crianças compreendam que ler
e escrever e aprender matemática precisa
fazer sentido na vida delas, a gente trabalha
com contexto de letramento dessas práticas
de leitura e escrita faz sentido para
crianças”, disse a Coordenadora Pedagógica.
O professor e palestrante Marco Botelho,
destacou o investimento da Prefeitura
de Ipirá no Projeto Aprender Mais que
tem a finalidade de contribuir no desenvolvimento
da qualidade no processo de aprendizagem
na escola com foco nas limitações dos
educandos. “Esse trabalho é importante
para rede municipal, porque trás a importância
de discutir o direito de aprendizagem
dos alunos do ensino fundamental I e com
isso os professores terão a oportunidade
de discutir juntos com os formadores as
habilidades e competências do ensino fundamental
I”, disse.
Fonte: Ascom PMI.
|