GOOGLE ORKUT YOU TUBE FLICKR DOWNLOD Quem Somos Fale Conosco  
 
   
 

PRINCIPAL |  ESPORTE  | POLÍCIAREGIONAL |POLÍTICANEWS  | VITRINE | COLUNA SOC.| POESIAS | VARIEDADE

   
   
 
 
Barraqueiro arma a barraca, ocupando cem por cento da largura do passeio.
   
 
'A CEGUEIRA MUNICIPAL'- Obstrução de via pública
em plena Avenida César Cabral, em Ipirá
 
Por Orlando Santiago Mascarenhas
www.ipiranegocios.com.br
20/01/2018 - Atualização da Matéria em 21/01 às 11:40Hs  
 
Há meses, o proprietário desta barraca (mostrada nas 4 fotos), chega as 5 horas da tarde, arma a sua tenda, na parte mais central da cidade, em plena avenida César Cabral, tomando cem por cento da largura do passeio, e fica até altas horas da noite.

Ao lado da barraca as vezes estaciona um veículo, ou até mesmo uma Kombi vendedora de lanches que fica estacionada em paralelo a barraca. Resultado: além de tirar totalmente o acesso ao passeio, acaba obstruindo a visão do pedestre, onde o transeunte tem que ir perigosamente para a via pública, disputando espaço com carros, motos, e outros pedestres.

Imagine a situação para um deficiente, um cadeirante, uma senhora grávida, um idoso, que terá de sair de uma calçada que deveria ser pública para ir para a via de acesso de veículos, motos etc.

O pior de tudo, onde todos mandam, todos podem fazer o que querem, resultando que outros barraqueiros poderão armar suas barracas também nestes espaços públicos, configurando em uma cidade onde o contribuinte paga para ter governo, ordem, mas o que temos é caos e desordem.
 
Ao lado da barraca as vezes estaciona um veículo, ou até mesmo uma Kombi vendedora de lanches.
 
A estrutura metálica da barraca permanece no local durante todo o dia
 
Neste domingo (21/01), constatamos que na maioria dos dias, durante todo o tempo, a grade que serve de sustentação da barraça permanece no local, presa por um cadeado ao imóvel que se encontra no local e que no momento não é utilizado pelo proprietário.

Desta forma fica claro que em determinados dias da semana, o proprietário da barraça mantem permanentemente a estrutura de metal no local. As 5 horas da tarde é só colocar o fogão a gás, o plástico que envolve a estrutura de metal e a barraça está novamente pronta.

Ainda de acordo com informações, está barraca está funcionando desta forma há meses. "Esta e outras situações semelhantes, envolvendo calçadas e passeios, estão acontecendo em diversos lugares centrais de Ipirá e parece que a prefeitura não enxerga nada. Se a prefeitura não enxerga é preciso que o Ministério Público (MP) enxergue. Pois no momento que passeios e calçadas são bens públicos municipais, que não podem serem obstruídas de forma alguma, a lei precisa ser observada. Se a prefeitura não 'enxerga' os erros o MP precisa notificá-la em relação a ‘cegueira municipal”, disse um cidadão que pediu para não ser identificado.
 
PERGUNTAS:

1 – Pobre Ipirá! Esta situação mostrada não poderia ser vista como desrespeito ao transeunte, ao cidadão pagador de impostos, onde Ipirá está sendo tratada como roça, um lugar insignificante?

2 – Ipirá merece este vexame? Este quadro não poderia claramente se configurar como falta de governo, total incompetência da administração pública municipal?

3 – Seria cômico se não fosse trágico. Esta é a administração municipal que usa a frase "Ipirá, orgulho de viver aqui" como slogan?

4 - Querem nos acostumar aos erros, as injustiças, ao cinismo, em fechar os olhos e fazer de conta que está tudo certo?
 
O pedestre tem que ir perigosamente para a via pública
 
NATUREZA JURÍDICA DAS CALÇADAS URBANAS (PASSEIOS PÚBLICOS)
 
A natureza jurídica das calçadas urbanas é de responsabilidade dos Municípios quanto à sua manutenção e adaptação para fins de acessibilidade.

Nos termos do artigo 98 do Código Civil, Calçadas Urbanas são bens públicos municipais. Parte da via, não destinada à circulação de veículos, reservada ao trânsito de pedestres, independente de idade, estatura, limitação de mobilidade ou percepção, com autonomia e segurança.

Fonte: https://jus.com.br/artigos/22302/a-natureza-juridica-das-calcadas-urbanas-e-a-responsabilidade-primaria-dos-municipios-quanto-a-sua-feitura-manutencao-e-adaptacao-para-fins-de-acessibilidade
 

 
 
"IPIRÁ NEGÓCIOS dá Existência Pública aos Eventos e as Notícias Acontecem"
 
 
 
<<< Clique para mais Informações >>>
 
<<< Clique para mais Informações >>>
 
<<< Clique para mais Informações >>>
 
<<< Clique para mais Informações >>>
 
<<< Clique para mais Informações >>>
 
<<< Clique para mais Informações >>>
 
Que tal colocar seu evento na internet (no Ipirá Negócios, facebook, etc.)? Mostre sua festa, seu
casamento ou aniversário para o mundo, para quem está longe e não pode estar presente.
Aniversários, Casamentos, 15 anos, Bodas, Eventos Empresariais e Esportivos, Congressos e Feiras
                    Telefone: (75) 9119-9017 / Email: osm2112@gmail.com

<<< Clique para mais Informações >>>
 
 
Informações:
Tel. (75) 991199017
 
Comente esta notícia
Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:


Termos e condições para publicação de comentários de internautas:

Ipirá Notícias não publicará comentários ofensivos, obscenos, racistas, que estimulem a violência, sejam contra a lei ou não correspondam ao assunto da reportagem (leia aqui as normas de publicação).
Todos os comentários enviados serão previamente avaliados.

 
   

Google   |   Orkut   |   You Tube   |   Flickr   |   Download   |  Quem Somos   |   Fale Conosco

Copyright (c) 2009 EXPOVIDEO - Todos os direitos reservados