GOOGLE ORKUT YOU TUBE FLICKR DOWNLOD Quem Somos Fale Conosco  
 
 
   
 

PRINCIPAL| ESPORTE POLÍCIAREGIONAL|POLÍTICANEWSVITRINE | COLUNA SOC.| POESIAS | VARIEDADE

   
   
 
 
   
 
Retrospectiva da Gestão, 'Ipirá, orgulho de viver aqui'
 
Por Orlando Santiago Mascarenhas
www.ipiranegocios.com.br
01
/01/2020 
 
Em uma abordagem retrospectiva, veja abaixo, alguns casos marcantes da Gestão 'Ipirá, orgulho de viver aqui', ocorridos em Ipirá (BA), nos últimos três anos. Você vai entender porque a cidade ficou entre as cinco piores do Estado no ranking estadual de gestão municipal do Conselho Federal de Administração (CFA).

O resultado da pesquisa foi divulgado em junho do corrente ano, e você pode acessar aqui
 
 
 
Há 15 dias - Câmara Municipal de Ipirá reprova, pela segunda vez, projeto que visava autorizar prefeitura a contratar operação de crédito
 
Para ser aprovado, o projeto precisava, dentre os quinze vereadores, de no mínimo oito votos a favor, e teve apenas seis.

"Os que votaram contra o projeto, não votaram contra a ideia, a proposta do projeto, mas sim, votaram contra a falta de detalhes importantes do PL, que poderiam comprometer a utilização correta da verba, e também futuros projetos importantes para o município".


"Mas, a votação contra o projeto, foi em primeiro lugar, contra a falta de confiança no prefeito Marcelo Brandão, que perdeu a confiança do povo como gestor de credibilidade para fazer a aplicação de uma verba que pode comprometer as finanças do município", disse o vereador,
Weima Fraga.

Acesse o link e veja a matéria completa sobre a votação .
 
 
 
Há 195 dias - Praça é inaugurada, mas Biblioteca Municipal fica sem livros
 
Com mais de dois anos de início das obras de requalificação, a inauguração da praça São José, aconteceu na noite da quinta-feira (20/06).

Passados mais de 6 meses (190 dias), até hoje a prefeitura ainda não prestou contas do valor das obras, nem colocou um único livro na citada biblioteca pública.

A biblioteca, sempre muito bem iluminada, todas as noites, já virou até motivo de piadas. "Deve ser a primeira biblioteca para analfabetos do mundo, pois só será possível entender uma biblioteca sem livros, se for para analfabetos", disse um cidadão.
 
 
 
Há 195 dias - Partes da ornamentação do São João 2019, ainda encontra-se
na praça Roberto Cintra
'Casa de Farinha', no jardim da casa do Prefeito
 
Para o São João 2019, a gestão atual mandou construir uma ‘Casa de Farinha’. A construção rústica teria sentido só durante o período junino, mas parece que a prefeitura pretende já deixar para o próximo São João, pois, já se passaram praticamente mais de 195 dias do término dos festejos juninos, mas a casa encontra-se no lugar.

Em agosto do corrente ano, passados mais de 60 dias, a reportagem ouviu um professor, residente da praça, que falou: "Coisa ridícula, coisa provinciana, de atraso. Ipirá merece este vexame? Será que eles estão achando que isto é bonito? Lastimável, de minha parte eu mandaria a gestão transferir a construção para o jardim da casa do prefeito", desabafou o professor.

Não deram ouvidos a opinião do professor. A Casa, parte da ornamentação junina, passados mais de seis meses de sua construção, continua na praça Roberto Cintra.
 
 
 
Há 365 dias - Reforma da Praça José Leão dos Santos, 'não sai do lugar'
 
No dia 07/11/2018, o prefeito de Ipirá, Marcelo Brandão, homologou o processo licitatório de terceirização do Mercado de Artes e da Praça José Leão dos Santos.

No dia 30/12, foi colocada uma placa, na praça, informando que a obra seria iniciada no dia 07/01/2019 (
já completando 1 ano).

A praça foi parcialmente interditada, cercada, mas passados 12 meses, nada foi feito. O abandono, o paradeiro da obra, em uma rua considerada a principal praça comercial da cidade, é vergonhoso e calamitoso.
 
 
Prefeitura Municipal, na terça-feira (21/08/2018), com portas fechadas
 
Há 490 dias - Polícia Federal em Ipirá, afasta o prefeito Marcelo Brandão,
por 10 dias.
 
No dia 21 de agosto de 2018. a prefeitura do município foi interditada, para recolhimento de documentos, pelos Órgãos Federais. Além da prefeitura, localizada, no Centro Administrativo Municipal, a Coordenadoria da Educação do município também foi vistoriada por uma equipe de Federais.

Em Ipirá, além do recolhimento de documentos, a PF cumpriu mandado de afastamento do cargo de prefeito do município, Marcelo Brandão, por dez dias.

A presença da PF em Ipirá, tinha como objetivo cumprir operação visando desarticular um esquema criminoso de fraude a licitações, superfaturamento, desvio de recursos públicos, corrupção ativa e passiva e lavagem de ativos envolvendo a contratação do serviço de transporte escolar nos municípios de Alagoinhas, Casa Nova, Conde, Ipirá, Jequié e Pilão Arcado, todos na Bahia.
 
 
 
Há 510 dias - Prefeitura de Ipirá desativa a Filarmônica Municipal
 
Nas gestões anteriores, em especial, nas gestões de Diomário Sá, foram dados todo suporte ao desenvolvimento das atividades da Filarmônica Municipal. Havia um compromisso entre a Prefeitura e a direção da entidade musical.

Dentre os compromissos acordados estava o pagamento do salário de um maestro. Segundo as últimas informações este acordo foi descontinuado pela gestão atual, inviabilizando a continuidade do trabalho da entidade que não possui fins lucrativos.
 
 
 
Há 580 dias - Centro de Abastecimento e Mercado de Artes de Ipirá são terceirizados
 
No dia 25/05/2018, foi aprovado o Projeto de Lei nº 311/18, da Prefeitura do municipio que autorizou a concessão de uso de bens público municipal.

De acordo com pontos principais da Lei Nº 311/18:


Art. 1.º Fica o Poder Público Municipal autorizado a conceder o uso de bens públicos, a saber: Mercado de Artes e Centro de Abastecimento de Ipirá; mediante licitação, à pessoa jurídica legalmente constituída, para fins de implantação, manutenção e exploração de um espaço público destinado a realização de atividades culturais, artísticas, turísticas, de lazer e convivência social.

§1º Fica a concessionária autorizada à cessão de áreas de mercado/centro de abastecimento ou de locais para boxes, quiosques restaurantes e afins, em edifícios ou logradouros públicos, abrangidos por esta lei.

Art. 2.º A concessão de uso será onerosa e com prazo de vinte anos prorrogável por igual período, com base no interesse da municipalidade
 
 
'Facada nas costas'

O atual prefeito, Marcelo Brandão, quando radialista criticava impetuosamente o Centro, e prometia, que se um dia fosse prefeito, o requalificaria totalmente, mas ao ganhar as eleições, o que fez foi terceirizar o espaço.

A medida prejudicou os pequenos feirantes, a maioria deles consideraram a aprovação do projeto como uma 'Facada nas costas', nos que acreditaram nas criticas do prefeito, prometendo 'Requalificações', caso prefeito.


O centro, que era de graça para o povão, passou a ser um espaço de exploração comercial, onde os ipiraenses de poucos recursos não conseguem vender um quilo de feijão ou um único cacho de bananas, sem antes deixar a parte da Empresa Administradora.
 
 
 
Há 820 dias - Prefeitura de Ipirá desativa a Fanfarra Municipal
 
O município de Ipirá já possuiu cinco fanfarras. A última, a FANMIP – Fanfarra Municipal de Ipirá, foi totalmente requalificada e incentivada nos governos Diomário Sá, quando conquistou o título de Campeã Baiana – 2010, na categoria nível de I com evoluções. A premiação faz parte do VII Torneio Intermunicipal de Bandas e Fanfarras.

Em agosto de 2017, circulou nas redes sociais, uma nota dando contas da desativação da FANMIP.
 
 
 
Há 940 dias - Sanitários Públicos são demolidos
 
Há mais de dois anos, no dia 27 de maio de 2017, a gestão que tem como bordão 'Ipirá, orgulho de viver aqui', demoliu os dois sanitários públicos que se encontravam na praça Roberto Cintra.

Os sanitários podiam ser suscetíveis de críticas, mas serviam as pessoas em momentos de emergência, no uso de suas necessidades fisiológicas .


Ao serem retirados, a população esperava que outros sanitários seriam colocados, passados cerca de 860 dias, nada foi construído que pudesse substituir aos citados sanitários. Agora a praça não tem os sanitários passivos de críticas, mas também não tem sanitário melhor do que existia.

 
 
 
Há 970 dias - Casa dos Estudantes começa a desabar
 
Há mais de dois anos e cinco meses o prédio da Associação dos Estudantes Ipiraenses (Aeipi), situado no bairro do Tororó, em Salvador, está abandonado.

No começo de abril de 2017, uma parede veio abaixo. No dia 05/04/2017 um termo de compromisso foi assinado pelo prefeito do município, Marcelo Brandão, no documento o gestor municipal prometeu requalificar ou construir uma nova casa dos estudantes.

Passados cerca de 970 dias nada foi feito, nem requalificação, nem nova construção. Atualmente, a casa encontrasse na eminência de ser invadida por moradores de rua. Os estudantes estão desesperados.
 
Veja abaixo, o Termo de Compromisso assinado pelo prefeito Marcelo Brandão, em 04/04/2017. No termo o gestor municipal compromete-se em concluir a reforma da Casa
dos Estudantes no prazo de um ano, prazo este que venceu no dia 04 de abril de 2018.
 
 
 
 
Há 1095 dias – Foi prometido que as Ambulâncias do SAMU funcionariam
nesta Gestão
 
Bastante criticada pelo ex-radialista, hoje prefeito, Marcelo Brandão, há 2 anos e nove meses no governo, as duas ambulâncias do SAMU, que deveriam estar servindo a população ipiraense, continuam em local com aluguel pago pelo povo de Ipirá.

"Além das ambulâncias não servirem ao município, o povo de Ipirá, através do seu prefeito, ainda paga R$ 2.600,00 mensais (R$ 31.200,00 - trinta e um mil e duzentos reais anuais), de aluguel de um espaço para que fiquem guardadas", disse Weima, concluindo: "Falando em aluguel, infelizmente hoje o que vemos é um Prefeito que adora alugar prédios com valores altos, melhor ainda que os prédios sejam dos amigos dele", concluiu Weima.
 
Veja o vídeo abaixo, e relembre as críticas que o atual prefeito, Marcelo Brandão,
fazia as ambulâncias do SAMU, em Ipirá
 
Prefeito Marcelo Brandão criticava as ambulância paradas
 
 
 
 
Há 1095 dias - Abandono total da Praça Roberto Cintra
Árvores Mortas. Flores não existem mais, são coisas do passado
 
A praça Roberto Cintra é a Principal praça da cidade de Ipirá (BA). Praça de referência, primeira rua quando do surgimento do Camisão, conhecida por muitos, ainda pelo seu nome de origem como Praça da Bandeira.

No dia 27 de maio de 2017, a gestão que tem como bordão 'Ipirá, orgulho de viver aqui', demoliu os dois sanitários públicos que se encontravam na citada praça. Ao serem retirados, a população esperava que outros sanitários seriam colocados, mas até hoje nada foi construído que pudesse substituir aos citados sanitários.

Esta demolição foi praticamente o principal ato urbanístico da atual gestão na citada praça. De lá para cá, o abandono é fragoroso. A imprensa local tem em diversas ocasiões mostrado o estado de abandono da praça Roberto Cintra, inclusive citando a morte de diversas árvores e o abandono completo dos gramados da praça.

Flores não existem mais, são coisas do passado.
 
 
Mercado de Artes, durante o incêndio
 
Há 1135 dias - Mercado de Artes de Ipirá é incendiado
 
No dia 22 de novembro de 2016, o Mercado de Artes de Ipirá foi acometido por incêndio. Vai fazer três anos que aconteceu o incidente .

Inaugurado na gestão de Diomário Sá, em 17/06/2009, o prédio é de propriedade da prefeitura e a grande maioria dos lojistas do mercado era formada por pessoas idosas, artistas, comerciantes, em sua grande maioria pessoas humildes que dali tiravam o sustento da família.

O prefeito terceirizou o empreendimento. Os antigos ocupantes são contra a terceirização, segundo eles, seus empreendimentos são comércios pequenos, artesanais, que precisam ter o apoio municipal. Para acabar de complicar, as regras da terceirização não são claras.

Apesar da terceirização, com uma serie de pontos obscuros, até hoje nada foi feito. Os moradores estão temorosos, alguns desesperados, muitos deles já com a idade avançada, não possuem outra atividade para viver, estão colocando os seus produtos no meio da rua, tentando ganhar o pão de cada dia.
 
Ufá!
 
Veja Também
 
 
Sobre o Autor
Orlando Santiago Mascarenhas - Bacharel em Jornalismo / Comunicação Social pela Unidade de Ensino Superior de Feira de Santana (UNEF). Graduando em Direito / Criador e Fundador do site Ipirá Negócios em 20/04/2006. Fone: (75) 99119-9017 | e-mail: osm2112@gmail.com | facebook
OBS: Sempre que for necessária a reprodução total ou parcial de texto/fotos, solicitamos que o Autor e Site sejam divulgados como fonte.
 
visitas  
 
"IPIRÁ NEGÓCIOS dá Existência Pública aos Eventos e as Notícias Acontecem"
 
 
<<< Clique para mais Informações >>>
 
<<< Clique para mais Informações >>>
 
<<< Clique para mais Informações >>>
 
<<< Clique para mais Informações >>>
 
<<< Clique para mais Informações >>>
 
<<< Clique para mais Informações >>>
 
<<< Clique para mais Informações >>>
 
<<< Clique para mais Informações >>>
 
<<< Clique para mais Informações >>>
 
 
 
 
   

Google   |   Orkut   |   You Tube   |   Flickr   |   Download   |  Quem Somos   |   Fale Conosco

Copyright (c) 2009 EXPOVIDEO - Todos os direitos reservados