GOOGLE ORKUT YOU TUBE FLICKR DOWNLOD Quem Somos Fale Conosco  
 
 
   
 

PRINCIPAL| ESPORTE POLÍCIAREGIONAL |POLÍTICANEWSVITRINE| COLUNA SOC.| POESIAS | VARIEDADE

   
   
 
 
   
 
'Coió de Anália', e a praça Roberto Cintra, em Ipirá
 
Por Orlando Santiago Mascarenhas
www.ipiranegocios.com.br
22/01/2020 
 
Recentemente, em andanças pelo centro da cidade, ouvi um senhor comentar que a praça Roberto Cintra, está abandonada e desprezada (como já foi divulgada diversas vezes por este site), e que segundo o cidadão, a praça estava um 'COIÓ DE ANÁLIA'.

Ao ouvir o termo 'Coió de Anália' usado pelo cidadão, além de achar a comparação interessante e original, despertou-me a curiosidade de saber, o significado e o porquê de o cidadão ipiraense usar esta frase: "A PRAÇA ROBERTO CINTRA ESTÁ UM COIÓ DE ANÁLIA".

No dicionário informal Nordestino, o termo 'coió' tem diversos significados, dente eles os mais significativos, para serem usados na comparação, são 'quarto dos fundos', 'ridículo', 'acabado' e 'abandonado.

'Coió de Anália', e a 'A Massa', dão projeção nacional e internacional ao ipiraense, Sodré.

Em Ipirá (BA), o termo 'Coió de Anália' é bastante significativo, principalmente depois que o famoso cantor ipiraense Raimundo Sodré, usou o termo para compor a música (em parceria com Jorge Portugal) 'Coió de Anália', que acabou virando sucesso, juntamente com a música 'A Massa', dando projeção nacional e internacional ao ipiraense.

Além das músicas já citadas, outras canções de Sodré, também se tornaram bastante conhecidas em sua voz, como “Não deixe de sorrir” ( cantada também em inglês), “Pelo sim, pelo não”; “Baião Pisado” e muitas outras, que juntas somam mais de 50 músicas bastante conhecidas, algumas delas difundidas no exterior.

Investigando sobre o porquê do 'Coió de Anália' usado na música do ipiraense, foi descoberto que o termo usado na letra da música foi uma homenagem do cantor a uma antiga Casa de Prostituição existente em Ipirá, quando na hoje Praça Santana, que nas décadas de 60 a 80, era conhecida como 'Rua do Brega', existia a casa de prostituição, 'Coió de Anália', tida como a melhor e mais aconchegante do lugar, cuja proprietária era Anália, onde Sodré, quando 'moleque', constantemente frequentava, juntamente com os amigos.

'O Coió de Anália' era uma 'casa' bastante lembrada e preferida pelos frequentadores, da 'Zona', pois era a que mais oferecia 'serviços de primeira', a que frequentemente recebia 'raparigas jovens', do local e das circunvizinhanças, onde as vezes surgia até mesmo algumas 'virgens' para apimentar a noite da casa noturna.

Tempos que deixaram saudades e muitos corações partidos

Dentre as mulheres da 'Rua do Brega' que se destacaram naquela época, podemos citar nomes como: Maria Relógio, Maria Corcundinha, Galega, Índia, Benícia, Marinalva, Zé Grandona, Mãe Maria, Telma, Maria Mungunzá, Radiola, Mariquinha, Tatuzinha, Leonoa Gaga, e tantas outras.

Entre os anos 60 e 80, além de Anália, outros donos de prostibulo também se destacaram. Dentre eles podemos citar, Nascimento, Caetano, Agripino, Godô, João Soldado, Carlos Soldado, Marinalva, Neném, João Boy, e dona Albina.

Em Ipirá, além do 'Coió de Anália', que foi o precursor, existiu o Canecão, que era o 'point' também preferido por senhores da alta sociedade da época.


As noites, nos prostíbulos ipiraenses eram animadas com muito forró, mas os campeões do 'Brega Romântico' também não eram descartados, dentre eles merecem destaques: Reginaldo Rossi, Odair José , Amado Batista, Fernando Mendes, Waldick Soriano, Agnaldo Timóteo, Evaldo Braga, Lindomar Castilho, Barto Galeno, Júlio Cesar, Diana, Alipio Martins, Frankito Lopes, Trio Parada Dura, Cremilda, Vicente Celestino, etc.

jovens, com 'serviços sexuais' oferecidos a preços módicos


No 'Coió de Anália', além das jovens, com 'serviços sexuais' oferecidos a preços módicos, ficarem na mente dos frequentadores, também era inesquecível o principal prato servido na casa, que era 'Carne de Bode assada ao Pirão de Aipim'. O prato, também conhecido como o 'Bode da Anália', além do aipim e da carne de Bode, continha alguns outros ingredientes não revelados, que era o 'segredo da casa'.

'O Bode da Anália', poderia ser consumida tanto no início da noite, para dar 'aquela energia' ou após as 'pesadas traquinagens' dos fregueses, para repor as energias gastas. Que segundo os historiadores, o prato 'de bode com ingredientes secretos' fazia os jovens tornarem-se 'touros' indomáveis e os idosos a vararem a noite, pedindo 'bis', nas traquinagens, onde levavam as garotas jovens a exaustão e a pedirem arrego.

Lembrando que nas décadas de 60 a 80, era comum a frequência de rapazotes nestas localidades, onde até mesmo o pai dos jovens as vezes os levava para lá perderem a 'virgindade', e assim adentrarem a vida adulta com já alguma 'Educação Sexual na prática'.

Jovens são levados ao 'Brega' para perderem a virgindade e tornarem-se 'homens machos'

O costume de levarem os jovens para as primeiras lições de 'Pratica Sexual' fazia parte do cotidiano de amadurecimento da vida sexual da rapaziada, principalmente quando os pais suspeitavam que algum 'desvio' de conduta estava acontecendo na vida do jovem filho, que aparentava estar com trejeitos estranhos, desmunhecando, parecendo estar 'dentro do baú', e estar em duvida da opção sexual a adotar. Enfim, o jovem ao frequentar o 'coió', pela primeira vez, recebia o passaporte para o mundo adulto, o mundo dos 'homens machos'

Ainda, lembrando um fato interessante, foi que o cantor Raimundo Sodré, após a fama, principalmente com as músicas 'Coió de Anália' e 'A Massa', não esquecendo as suas origens e também com bastante saudade do 'Coió de Anália', o artista, no auge do sucesso, estando em São Paulo, em meio a muitos compromissos profissionais, retornou a Ipirá, para comer o 'Bode da Anália', e também 'matar' a saudade de uma 'Casa' que lhes trouxe (e a muitos outros ipiraenses) muitas alegrias e recordações. Segundo informações, Sodré retornou a capital paulista, levando na bagagem uma farta porção do 'Bode da Anália' (com seus ingredientes secretos), que lhe proporcionou a 'energia extra', que o momento de tanto sucesso exigia.

No forró 'Fogo no Camisão', despontou importantes artistas locais

O amigo Jorge Luiz (do site Caboronga Noticias), passou-me a informação, que no 'Coió de Anália', nas noites de terças-feiras, a partir das 22h, rolava o forró 'Fogo no Camisão', que se estendia até as 16 horas, de quarta-feira. Ainda segundo a informação, o tradicional forró, foi palco para a descoberta de grandes talentos da localidade, descobrindo-se em Ipirá grandes sanfoneiros, dentre eles Tranquilo dos 8 baixos, Quincas, Carlito Bananeira, Zé Henrique, Isaac Reis e muitos outros grandes artistas. Ainda segundo a informação, após a projeção local, a maioria dos sanfoneiros deslocavam-se para praças mais famosas, onde muitos deles dirigiam-se para São Paulo, em busca de fortuna, fama e gloria.

Em outras oportunidades voltaremos a falar porque faz sentido associar o termo 'Coió', para comparar o abandono da praça Roberto Cintra, usando como comparação os termos de 'quarto dos fundos', 'ridículo', 'acabado' e 'abandonado'.

Praça Roberto Cintra, abandonada e desprezada

A praça Roberto Cintra, embora totalmente abandonada e desprezada, pela Gestão atual (como já mostramos por diversas vezes), é a primeira rua, marco inicial do nascimento da cidade, considerada pela população como patrimônio histórico e principal rua de Ipirá, onde, certamente, não cuidar e agredi-la é agredir o povo de Ipirá.


Mas, tomando como base a nossa história, o termo 'Coió de Anália', vale a pena ser lembrado como algo a ser relatado, relembrado ao povo de Ipirá e acrescido as suas memórias.
 
Relembre o sucesso 'Coió da Anália' do artista Raimundo Sodré
 
 
Relembre o sucesso 'A Massa', do artista Raimundo Sodré
 
 
 
Veja Também
 
 
estatisticas gratis  
"IPIRÁ NEGÓCIOS dá Existência Pública aos Eventos e as Notícias Acontecem"
 
<<< Clique para mais Informações >>>
 
<<< Clique para mais Informações >>>
 
<<< Clique para mais Informações >>>
 
<<< Clique para mais Informações >>>
 
<<< Clique para mais Informações >>>
 
<<< Clique para mais Informações >>>
 
<<< Clique para mais Informações >>>
 
<<< Clique para mais Informações >>>
 
<<< Clique para mais Informações >>>
 
 
 
 
   

Google   |   Orkut   |   You Tube   |   Flickr   |   Download   |  Quem Somos   |   Fale Conosco

Copyright (c) 2009 EXPOVIDEO - Todos os direitos reservados