GOOGLE ORKUT YOU TUBE FLICKR DOWNLOD Quem Somos Fale Conosco  
 
 
   
 

PRINCIPAL| ESPORTE POLÍCIAREGIONAL |POLÍTICANEWSVITRINE| COLUNA SOC.| POESIAS | VARIEDADE

   
   
 
 
   
 
Praças Públicas, Marretadas, Holocaustos e atrasos
em Ipirá
 
Por Orlando Santiago Mascarenhas
www.ipiranegocios.com.br
25/01/2020 
 
A campanha política do candidato Marcelo Brandão (DEM), na época, tinha como um dos seus temas o uso de uma Marreta. Eleito, o seu governo tem, em certos pontos, sido coerente com o tema, pois 'Marreta', lembra e evoca destruição, e destruição e inconstâncias tem sido uma constante em sua administração, como veremos nas publicações abaixo.
 
 
PRAÇA BARÃO DO RIO BRANCO ou 'RUA DA QUADRA'
 
Foto: Reprodução / Caboronga Notícias - 21/01/2020
 
Arvores são derrubadas na requalificação da Praça Barão do Rio Branco
 
No dia 21 do corrente mês, sob intenso foguetório, o prefeito Marcelo Brandão, assinou ordem de serviço para a reconstrução da Praça Barão do Rio Branco (Rua da Quadra), em Ipirá (BA).

Vale a pena lembrar, que em 20/08/2011, o prefeito de Ipirá, na época, Diomário Gomes de Sá, inaugurou a total requalificação da citada praça.

Na época, além da requalificação da área jardinada, a praça recebeu bancos novos, e a implantação de um parque infantil. A iluminação foi reforçada com troca de luminárias.

Além das requalificações citadas, a praça recebeu a implantação de uma Quadra Poliesportiva
e quadra de areia para vôlei. (Veja aqui a matéria completa da inauguração da requalificação da praça Barão do Rio Branco).
 
Árvores vitalizadas estão sendo derrubadas na atual requalificação da Rio Branco.
 
Árvores vitalizadas estão sendo derrubadas na atual requalificação da Rio Branco.
 
Árvores vitalizadas estão sendo derrubadas na atual requalificação da Rio Branco.
 
Construido em 2011, derrubado em 2020
 
Nesta sexta-feira (24), a reportagem, através das redes sociais, tomou conhecimento, que arvores vitalizadas estavam sendo derrubadas na atual requalificação da Rio Branco.

Estivemos no local para constatar o fato comentado por alguns internautas chocados com o crime ecológico cometido em dia tamanho a vista da população ipiraense, onde 'Graças a Deus', temos diversos cidadãos conscientes das atrocidades cometidas, por esta Gestão, contra as já pequena quantidade de arvores no centro da nossa cidade.

Segundo informações (veja aqui) do próprio prefeito, na reconstrução da mencionada praça estão inclusos: construção da quadra poliesportiva, quadra de areia para vôlei, parque infantil e academia; assim como a implantação de paisagismos e Iluminação de LED.
 
Praça Barão do Rio Branco foi inaugurada por Diomario Sá em 2011
 
Inauguração Diomario Sá - Construido em 2011, será arrancada em 2020
 
Inauguração Diomario Sá - Construido em 2011, desmanchado em 2020
 
Praça Barão do Rio Branco, uma obra prioritária?
 
Em visita a área, constatamos a demolição da área murada e segundo informações, a quadra poderá ser demolida e reconstruída. Lembramos, que a 'Rua da Quadra' é considerada como o maior reduto do Grupo 'Jacu', atualmente no poder.

Segundo informações a obra da 'Rua da Quadra' "ficará pronta em três meses para realizar um desejo antigo dos moradores da Praça".

Não negamos o valor da praça e do povo morador da 'Barão', mas politicamente todas as localidades do município são importantes, e deve fazer parte de qualquer administração responsável o quesito PRIORIDADES.

Sem prioridades uma administração vira caos e procurará beneficiar setores 'mais simpáticos' e possiveis 'meus eleitores', relacionados à administração.

 
 
 
PRAÇA JOSÉ LEÃO DOS SANTOS ou 'PRAÇA DE EVENTOS'
 
Data do início das obras, para o dia 07/01/2019
 
Praça José Leão dos Santos, sem dúvida, uma obra prioritária
 
No momento, temos a praça José Leão dos Santos como obra prometida para iníciar em 07/01/2019, até hoje esta praticamente parada, 'não sai do lugar.

A praça foi parcialmente interditada, cercada, mas passados mais de um ano, nada foi feito. O abandono, o paradeiro da obra, em uma rua considerada a principal Praça Comercial da cidade, é vergonhosos e calamitoso.

No dia 07/11/2018, o prefeito de Ipirá, Marcelo Brandão, homologou o processo licitatório de terceirização do Mercado de Artes e da Praça José Leão dos Santos.

No dia 30/12, foi colocada uma placa, na praça, informando que a obra seria iniciada no dia 07/01/2019 (já completando mais de 1 ano).
 
Praça José Leão dos Santos
 
Pobre Ipirá! Veja se não é o 'fim da picada'. Uma obra como esta, está totalmente parada, com promessa de começar há mais de um ano atras, e o prefeito diz que a 'Rua da Quadra' estará pronta em tres meses. Pode? Tem coerência?

É muita insensibilidade e falta de prioridades, colocar uma outra praça 'para ser entregue em 3 meses', quando temos está praça parada, há mais de ano, lembrando que a praça José Leão, seguramente, é considerada a principal praça comercial do município, e que sua obra pronta, juntamente com o Mercado de Artes, gerará empregos, e certamente terá considerável importância na economia local.

Está claro que as obras desta praça deveriam ser de grande prioridade para a Gestão atual e consequentemente para o município.

O Mercado de Artes, obra que faz parte da recuperação da Praça José Leão, possuía boxes, com pequenos comerciantes, em sua maioria aposentados e artesãos. Esta obra, parada, está dando um prejuízo enorme a dezenas de pessoas que tinham o seu 'ganha pão', e hoje estão desassistidas.

Então, depois de uma pequena reflexão, qual a obra mais importante, a requalificação da praça José Leão, juntamente com o Mercado de Artes, ou a requalificação da 'Rua da Quadra'?

A 'Rua da Quada', é uma praça há pouco tempo requalificada, lembrando que em termos de importância a praça José Leão está a milhões de distância dela ('Rua da Quadra).
 
 
 
PRAÇA ROBERTO CINTRA, antiga 'Praça da Bandeira'
 
Praça Roberto Cintra - Igreja Senhora Sant'Ana
Praça Roberto Cintra, abandonada e desprezada
 
Ipirá Negócios, vem constantemente tentando mostrar a importância inquestionável da praça Roberto Cintra.

A praça inegavelmente é o 'Cartão Postal' da cidade, e no momento está totalmente abandonada e desprezada pela Gestão atual. Esta é a rua, marco inicial do nascimento da cidade, considerada pela população como patrimônio histórico e principal rua de Ipirá, onde, certamente, não cuidar e agredi-la é agredir o povo de Ipirá, e esta gestão já demonstrou por diversas vezes, o seu total desprezo pela mesma.

Até o momento, as principais ações da Gestão, na praça, foi a demolição dos dois sanitários públicos, e promover festas e bingos em cima das suas áreas jardinadas, e assim, em vez de preserva-la, promove a sua destruição desordenada.
 
Espelho d’água está sendo usado como campo de futebol
Patrimônio público sendo destruído - Piso do Espelho d’água está começando a ceder
 
É comum encontrar ossos de animais em diversos lugares da praça Roberto Cintra
 
É comum encontrar restos de fogueiras dentro da área jardinada da praça Roberto Cintra
 
Parte da ornamentação do São João, que aconteceu há mais de seis meses, ainda se encontra na Praça Roberto C
 
Passados mais de 200 dias, partes da ornamentação do São João 2019, ainda se encontra na praça Roberto Cintra
 
Em relação a ornamentação, a Casa de Farinhas, construida como ornamentação do São João 2019, já passados mais de 200 dias, dos festejos juninos, continua na praça.

A reportagem ouviu um professor, residente da praça, que falou: "Coisa ridícula, coisa provinciana, de atraso. Ipirá merece este vexame? Será que eles estão achando que isto é bonito? Lastimável, de minha parte eu mandaria a gestão transferir a construção para o jardim da casa do prefeito", desabafou o professor.

Não deram ouvidos a opinião do professor. A Casa, parte da ornamentação junina, passados mais de seis meses de sua construção, continua na praça Roberto Cintra.
 
 
 
PRAÇA SÃO JOSÉ
 
Praça São José
 
Praça São José, a 'Menina dos olhos', do prefeito de Ipirá
 
Falando em prioridades, parece que a Praça São José é a praça 'Menina dos olhos', do prefeito de Ipirá.

Com mais de dois anos de início das obras de requalificação, a inauguração da praça São José, aconteceu na noite da quinta-feira (20/06/2019). Passados mais de 7 meses (210 dias), até hoje a prefeitura ainda não prestou contas do valor das obras, nem colocou um único livro na Biblioteca Pública, construída no local.

A biblioteca, sempre muito bem iluminada, todas as noites, já virou até motivo de piadas. "Deve ser a primeira biblioteca para analfabetos do mundo, pois só será possível entender uma biblioteca sem livros, se for para analfabetos", disse um cidadão.

Alguns vereadores, por diversas vezes, até já acusaram o prefeito de ter cuidados e interesses pessoais na requalificação da citada praça, em razão de seus familiares e principais componentes do grupo 'jacu', possuírem os seus principais empreendimentos na mencionada localidade.
 
Biblioteca Municipal, um "Elefante Branco"?
'ELEFANTE BRANCO?'- Biblioteca Municipal, obra apresenta risco de vida para usuários
 
Recentemente, um vereador, asseverou, a reportagem, que a biblioteca não foi inaugurada por falta de livros, pois livros a antiga biblioteca possui e poderiam facilmente serem remanejados para a nova biblioteca.

O que acontece, é que a obra da biblioteca foi acionada na Justiça, por conter uma série de irregularidades, a começar pelo tipo de vidro usado, que além de passar muita luz para o interior do prédio, o mesmo representa risco de vida para as pessoas que a frequentarem, pois o tipo de vidro usado pode partir-se devido a temperatura local, ou pode acontecer um acidente com alguma pessoa e o vidro oferecer risco a vida do acidentado, no momento que o vidro ao quebrar com facilidade, é um material que representa grande perigo, pois o vidro usado teria que ser um tipo de vidro que ao quebrar se partiria em pequenos pedaços, tipo o vidro usado em para-brisas dos carros, coisa que não acontece com o vidro usado na citada biblioteca.
 
Mausoléu de Delorme Martins?
 
Biblioteca Municipal ou Mausoléu de Delorme Martins?
 
Ainda, em relação a Biblioteca da praça São José, um vereador, que não autorizou a revelar o nome, disse: "Ali será mais uma obra 'empurrada com a barriga', para a próxima gestão. Caso a 'jacuzada' retorne ao poder, uma coisa que certamente eles podem querer fazer para justificar a obra, é transformar ela (a biblioteca), em um mausoléu para manter os restos mortais de Delorme Martins". Foi o que disse o vereador.
 
 
 
ORGULHO DE VIVER AQUI ?
Ipirá está entre as cinco piores cidades do Estado no ranking estadual de gestão municipal do CFA
 
Para aqueles, que ficam nas redes sociais, dizendo que Ipirá Negócios está 'Ferino', 'Que não tem o que fazer', 'Que estamos batendo na gestão do Marcelão', recordo aos esquecidos que o nosso prefeito Marcelo Brandão, chegou ao poder, usando o principal meio de radiodifusão do nosso município, com um programa claramente político, onde todos os dias, em horário nobre, usando uma emissora da família, 'batia' em seus oponentes, sem dó e sem pena.

Lembrando que pesadas críticas contra os seus opositotres aconteceram durante mais de dez anos. Ainda prometendo, nos seus programas radiofônicos, que a verba recebida pelo município se bem aplicada faria desta terra um dos municípios mais progressista do Estado, e que o nosso atraso era devido as gestões oposicionistas que empregavam inadequadamente a verba pública municipal.

Ainda lembrando que a 'Marreta' simbolizava a destruição de tudo que era velho, e se eleito as práticas antigas seriam destruídas, dando lugar ao novo, e com isso incutindo em nosso sofrido povo esperanças hoje não concretizadas.

Esquecimento e Ingratidão

Ainda cometendo a insensatez de fazer uma política, onde em muitas situações, acabou 'dando as costas', para o Grupo político que o elegeu e também entrando em estado de esquecimento e ingratidão com muitos que nele votaram, marcando um Governo centralizado, contratando pessoas inadequadas em funções exercidas, e que as vezes em nada contribuíram para sua vitória.

Marcando um governo que acabou privilegiando uma 'meia dúzia' de pessoas muito próximas somente dele, mas que antes das eleições, o candidato distribuía para todos muitos abraços e muitas promessas pessoais, depois totalmente esquecidas.
 
'Promessa é dívida' ?
 
"PROMESSA É DÍVIDA, O COBRADOR É A CONSCIÊNCIA"
 
Políticos sem consciência, esquecem que 'promessa é dívida'. Conheço um eleitor que me disse: "O prefeito que conheci transformou-se totalmente depois de eleito. Assim que se sentou na cadeira da prefeitura parecia que era outra pessoa. Em nossa política muitos que ajudaram a construir a 'escada', que o levou a prefeitura foram esquecidos, coisa que não pode acontecer. Em política, alguns apenas votam, outros além de votar, ajudam a construir a 'escada' para alguem lá chegar. E está 'escada' é praticamente impossível o candidato construir sozinho", concluiu.

Ipirá, entre as cinco piores cidades do Estado no ranking estadual da gestão municipal do CFA.

Ainda lembrando que no ano passado (2019), entre as 28 cidades baianas com população de 50 a 100 mil habitantes, o município de Ipirá, na Bacia do Jacuípe, ocupou a 24º posição no Índice de Medição de Administração do Conselho Federal de Administração (IGM-CFA), ficando entre as cinco piores cidades do Estado no ranking estadual de gestão municipal do CFA. (VEJA AQUI)
 
Foto: Reprodução / Blog do Agildo Barreto
 
'Pra Não Dizer Que Não Falei Das Flores' - A Gestão atual continua a pintar os meios-fios
 
'Pra Não Dizer Que Não Falei Das Flores' - Nem tudo está perdido, resta um consolo para o povo de Ipirá. Como tem acontecido nas últimas gestões ipiraense, a Gestão atual, continua 'religiosamente', pintando os 'benditos' meios-fios
 
acesso gratis  
"IPIRÁ NEGÓCIOS dá Existência Pública aos Eventos e as Notícias Acontecem"
 
 
 
   
 

Google   |   Orkut   |   You Tube   |   Flickr   |   Download   |  Quem Somos   |   Fale Conosco

Copyright (c) 2009 EXPOVIDEO - Todos os direitos reservados