GOOGLE ORKUT YOU TUBE FLICKR DOWNLOD Quem Somos Fale Conosco  
 
 
   
 

PRINCIPAL| ESPORTE POLÍCIAREGIONAL |POLÍTICANEWSVITRINE| COLUNA SOC.| POESIAS | VARIEDADE

   
   
 
 
   
 
IPIRÁ EM VERTIGEM - Parte 01
 
UM RADIALISTA COM FOCO NA PREFEITURA DE IPIRÁ, TORNA-SE PREFEITO DO MUNICÍPIO
O hoje prefeito de Ipirá, advogado e político, anteriormente, quando radialista, criticava e batia, sem dó, sem pena ou piedade nos prefeitos anteriores,
se elegendo essencialmente na base das críticas aos seus
opositores e das promessas aos seus eleitores.
Por Orlando Santiago Mascarrenhas
www.ipiranegocios.com.br
18
/04/2020 
 
O município de Ipirá (BA), na Bacia do Jacuípe, a 210 km de Salvador, tem como prefeito, o advogado e ex-radialista, Marcelo Bandão, que se elegeu nas últimas eleições municipais, graças ao ofício de comunicador.

O hoje prefeito, quando radialista, comandou um programa de radiodifusão, durante 12 anos, na única emissora de rádio potente da cidade, com alcance em toda a extensão territorial do município. A execução radiofônica,
com qualidade FM, acontecia em emissora de propriedade da família, em horário nobre, durante todos os dias da semana, onde o político batia sem dó, sem pena ou piedade em seus opositores.

O programa, era transmitido das 7 às 8 da manhã, logo no horário em que o povo estava se levantando, tomando o café da manhã, assim, 'alimentando' o espírito do ouvinte, com todo tipo de crítica a problemas corriqueiros, comumente existentes em uma administração municipal, onde dava palpites desde a uma programação festiva da prefeitura, ou mesmo a existência de um único buraco em uma rua na região periférica da cidade, onde se uma folha de árvore caísse em via pública a culpa certamente era do gestor municipal, seu opositor.
 
UM POUCO DE HISTÓRIA: EX-PREFEITO DIOMÁRIO SÁ
 
Salientando, que o advogado e ex-prefeito Diomario Sá, por duas vezes consecutivas gestor, foi um dos prefeitos a passar pelo bombardeamento ferrenho das críticas do hoje prefeito Marcelo Brandão.

Diomario, questionado pela reportagem sobre sua atitude diante das constantes e pesadas críticas, o ex-prefeito confessou que ele, quando gestor, focava no trabalho, com isso, procurava não levar a sério as intempéries causadas pelo comunicador, pois ele teria que escolher governar e preservar a saúde, ou sofrer um infarte com as tentativas do ex-radialista em tentar criar tempestades, onde o principal objetivo era criticar tudo que a gestão fazia, onde qualquer falha administrativa era explorada ao máximo, e os sucessos da administração, ao contrário, jamais eram mostrados.

Perguntado ao ex-prefeito Diomario, se ele não recorria aos recursos jurídicos a que tinha direito, a exemplo do Direito de Resposta, o ex-gestor confessou que chegou algumas vezes a tentar, mas como o radialista era dono da emissora (da família) e também advogado, sempre dava um jeito de dificultar o uso do propalado Direito de Resposta, que quando conseguido, já tinha passado tanto tempo, que ninguém importava mais com a defesa do problema a que tinha sido exposto, magoado ou injustiçado.
Diomario Sá, advogado, ex-prefeito de Ipirá (BA)
 
EX-PREFEITO ADEMILDO ALMEIDA, MORRE NO EXERCÍCIO DO PODER
 
Já o médico e ex-prefeito Ademildo Almeida (in memoriam), se não ouvia o programa ao vivo, informações concretas dão conta que o ex-gestor, além de providenciar a gravação total de todos os programas, para posterior audição, procurava ter um resumo, em papel, de tudo que era dito durante o citado programa.

Inclusive, alguns comentários, na época, apontavam o programa, hora em foco, como uma possível fonte agravante dos problemas de saúde enfrentados pelo ex-prefeito, que faleceu, decorrente de câncer, em pleno período (em licença) em que exercia o ofício de prefeito do município.
 
Ademildo Almeida (in memoriam), médico, ex-prefeito de Ipirá (BA)
 
"SE NÃO FOSSE O CONEXÃO O POVO NÃO FALAVA NÃO"
 
O citado programa, que era comandado pelo hoje prefeito, usava o jargão 'Se não fosse o conexão o povo não falava não', e buscava ser porta voz do povo do município, mas na verdade não passava claramente de um programa político diário, onde fazia uma comunicação partidária, totalmente parcial e voltada a pesadas críticas aos seus opositores, quamdo em exercício.

Além de ferrenhas críticas ao gestor e a administração municipal, ficava claro que o principal interesse do programa era despertar na população a ilusão, o sonho, onde praticamente ele (o radialista), dizia em todos os seus programas, que Ipirá era um grande município, o que faltava era gestores sérios, que realmente importasse com o povo.
 
Marcelo Brandão , advogado, ex-radialista, prefeito de Ipirá (BA) - Foto: Reprodução
 
O RADIALISTA BATIA SEM DÓ, SEM PENA OU PIEDADE EM SEUS OPOSITORES
 
Tendo como foco ouvir as queixas do povão, mostrar buracos na rua, as filas que por acaso pudesse existir, as faltas de vagas ou demora no atendimento à saúde, etc, paralelo a uma programação de doação de cestas básicas, colchões e até mesmo de botijões de gás, o programa procurava deixar a sua marca, paralela a administração municipal.

O radialista, em seu programa, buscava fazer uma apuração minuciosa, do dia a dia da prefeitura, deixava uma marca de devassa na administração municipal, era como 'uma pedra no sapato dos prefeitos', com o agravante que isso acontecia todos os dias de semana, logo no início do dia.

O comunicador, consciente de ser possuidor de importante arma de persuasão, buscando induzir a um fim, a um objetivo, o radialista (politico), todos os dias, em praticamente todos os seus programas, propalava que o município com a verba federal recebida, se bem aplicada, poderia ser um exemplo de desenvolvimento, e que ele, na qualidade de gestor, COM ESTE DINHEIRO EM SUAS MÃOS, faria de Ipirá um grande município. 'Não faltará dinheiro para nada', o radialista geralmente enfatizava que o município precisava gerar empregos, pois o jovem precisava ter trabalho para assim não precisar sair do município, que Ipirá precisava investir em muitas festas pujantes, etc, etc, etc.

A mensagem que o radialista passava era que caso eleito, em seu governo, o desemprego, a realização de festas pujantes, o serviço de saúde, a educação, e a execução de obras seriam prioritárias. Enfim, uma administração que deixaria a marca da eficiência, agindo com lisura com a coisa pública, tendo prioridades e seriedade na aplicação de recursos financeiros.
 
APESAR DA FRACA ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL, COM O AGRAVANTE QUE EM SUAS PORTAS ATÉ A POLÍCIA FEDERAL (PF) JÁ BATEU, HOJE O PREFEITO DE IPIRÁ NÃO TEM OPOSIÇÃO FORTE AO SEU GOVERNO
 
Prefeitura Municipal, na terça-feira (21/08/2018), com portas fechadas
 
A história tem o objetivo de ensinar que para não ser injusto, e voltar a cometer os erros cometidos no passado é preciso as vezes olhar para trás.

Em relação a oposição ferrenha, com críticas muitas vezes injustas ao poder da época, o programa tinha um objetivo claro, levar o seu comunicador a cadeira ocupada por outros gestores, que eram pesadamente enxovalhados.


Apesar da fraca administração municipal atual, extremamente questionável em praticamente todas as suas áreas de atuação, com o agravante que em suas portas, até mesmo a Polícia Federal (PF) já bateu, e tendo em relação ao passado, onde o atual gestor foi crítico costumaz aos governos anteriores, hoje o prefeito de Ipirá, com exceção dos protestos articulados por uns poucos vereadores, tem pouca oposição ao seu governo.
 
'RABO' PRESO NOS PÉS DO PREFEITO?
 
 
VEREADORES: IPIRÁ POSSUI OPOSIÇÃO COMBATIVA?

A oposição dos vereadores, quando acontece, na quase totalidade das vezes não passa de drama, e muito teatro. Raramente um vereador contesta com vigor, de forma desinteressada (sem segundas intenções ocultas), as ações do prefeito, com medidas tomadas a fundo, com seriedade e rigor.

IMPRENSA "MORDE E ASSOPRA",
COM O 'RABO' PRESO NOS PÉS DO PREFEITO

Apesar, de no passado, o prefeito ser um crítico costumaz de tudo que cercava as administrações anteriores, onde nada escapava, hoje, a administração, o prefeito, tem voo livre.

Em relação a imprensa local, o prefeito sabe como lidar, sabe os 'ARGUMENTOS' a serem usados, sabe O PODER DO USO DE UMA 'NOTA' bem aplicada, com ísso não tem tido problemas. Praticamente, a quase totalidade da imprensa, publica, divulga, sem questionar, tudo que é de interesse do prefeito, por mais absurda que seja a 'NOTA', a notícia oficial (como já mostramos aqui).

Raramente, quando um deles (imprensa), PARA DISFARÇAR, 'MORDE', logo depois, rapidinho, 'ASSOPRA', e como assopra. Feliz o município, que a imprensa não tenha o 'RABO' PRESO NOS PÉS DO PREFEITO.

OPOSIÇÃO COMBATIVA, IMPRENSA SEM 'RABO' PRESO NOS PÉS DO PODER

Feliz do município que tem uma oposição combativa (de verdade, sem artifícios e segundas intenções) e uma imprensa que tem compromisso com os leitores, com a verdade.
 
O PREFEITO SE ELEGEU ESSENCIALMENTE NA BASE DAS CRÍTICAS AOS SEUS OPOSITORES E DAS PROMESSAS AOS SEUS ELEITORES
 
Hoje, apesar da pouca oposição, quando há, existe alguns poucos defensores costumazes do prefeito, que logo se queixam, reclamam parecendo que se recusam a olhar um pouquinho para trás, e relembrar como foi que o atual prefeito chegou ao poder, parecendo esquecer que O PREFEITO SE ELEGEU ESSENCIALMENTE NA BASE DAS CRÍTICAS AOS SEUS OPOSITORES E DAS PROMESSAS AOS SEUS ELEITORES.

Mas, das conversas ouvidas nas ruas, em rodas de conversas, o que se conclui, é, que na verdade, depois de 12 anos da criação de tantas expectativas e promessas, marteladas todos os dias nos ouvidos dos ipiraenses, muitas das pessoas que se fazem de esquecidos, na verdade não esqueceram, apenas fingem esquecimento, quando existe, para alguns, o interesse pessoal em tentar esconder uma lembrança que na verdade está na cabeça da grande maioria dos ipiraenses, que não esqueceram o passado recente do que foi tão severamente criticado e prometido.

Acima de tudo, não esquecem das fortes expectativas que foram criadas, conscientes que na verdade, praticamente, o hoje realizado está muito distante do que foi prometido, onde para muitos, pouquíssimo do prometido foi realizado, e infelizmente, as expectativas despertadas, continuam apenas nos sonhos dos muitos que de outra forma imaginaram e acreditaram.
 
Tentando ser objetiva, pratica, a matéria termina levantando um questionamento, onde o leitor deverá fazer o seu próprio julgamento.

Apesar de tantas críticas no passado, de tantas promessas feitas, o que de concreto deixa a gestão atual?

As promessas foram cumpridas? As expectativas se concretizaram? O município avançou, piorou, ficou no mesmo lugar ou regrediu?
 
Dando continuidade a assuntos pertinentes a política local, na próxima parte desta abordagem, "IPIRÁ EM VERTIGEM", parte 02, a matéria em sua continuidade abordará o tópico:

- CÂMARA DE VEREADORES DE IPIRÁ - Drama e Teatro
Na oportunidade a matéria fará uma análise sobre como se procede as sessões da Câmara
 
contador de visitas   
 
 
"IPIRÁ NEGÓCIOS dá Existência Pública aos Eventos e as Notícias Acontecem"
 
 
 
<<< Clique para mais Informações >>>
 
<<< Clique para mais Informações >>>
 
<<< Clique para mais Informações >>>
 
<<< Clique para mais Informações >>>
 
<<< Clique para mais Informações >>>
 
<<< Clique para mais Informações >>>
 
<<< Clique para mais Informações >>>
 
<<< Clique para mais Informações >>>
 
 
 
 
   

Google   |   Orkut   |   You Tube   |   Flickr   |   Download   |  Quem Somos   |   Fale Conosco

Copyright (c) 2009 EXPOVIDEO - Todos os direitos reservados