GOOGLE ORKUT YOU TUBE FLICKR DOWNLOD Quem Somos Fale Conosco  
   
 

PRINCIPAL| ESPORTE POLÍCIAREGIONAL |POLÍTICANEWSVITRINE| COLUNA SOC.| POESIAS | VARIEDADE

   
   
 
 
Roda de conversa em Ipirá, em 06/08/2023 | © Ipirá Negócios
   
 
   
A queda de braço ‘Jacu x Macaco’, em Ipirá - Assertivas
     
   
"NA POLÍTICA, EM IPIRÁ, 2+2 NÃO SÃO 4", DIZ DINOVALDO DANTAS
     
    Por Orlando Santiago Mascarenhas
ipiranegocios.com.br
12/08/2023
     
   
Roda de Conversa, ou Congresso Político Popular de Ipirá?

(Ipirá Negócios) - Neste último domingo (06/08), a Roda de Conversa, tradicional e espontânea, entre amigos ipiraenses, que geralmente acontece todos os domingos, na praça Roberto Cintra, em Ipirá (BA), estava dinâmica, enérgica e movimentada.

A tradicional Roda de Conversa, já está ficando famosa e sendo denominada por alguns observadores como ‘O Congresso Político Popular de Ipirá (CPPI)”.

O encontro, que converge para o bate-papo, geralmente acata as opiniões diversas, e assim busca respeitar a diversidade ideológica, onde ‘Jacu e Macaco’, e até bolsonaristas e outras vertentes ideológicas, opinam e resenham. Enfim, o agrupamento em sua maioria é composto por pessoas diversas que gostam de resenhar sobre a política local e nacional.

Reforçando que dentre os assuntos discutidos, preferivelmente estão as informações, as conversas de rua e os bastidores do poder da política local, de ambos os grupos políticos predominantes no município (Jacu e Macaco).

Ainda reforçando, que de vez em quando a Roda de Conversa recebe políticos de destaque, onde o evento já contou, por mais de uma vez, com a presença do ex-deputado Jurandy Oliveira.

Recentemente, há poucos dias, o ex-deputado Jurandy novamente se fez presente ao evento popular e democrático.

'Novo Macaco?'

Neste recente agrupamento, onde Jurandy se fez presente, infelizmente o autor deste artigo não se encontrava no evento.

Mas foi informado que o ponto alto do encontro aconteceu quando um veterano participante, tradicional e assumidamente apoiador do Grupo ‘Macaco’, mais conhecido como 'Mugue', perguntou ao ex-deputado Jurandy, se ele já conhecia o ‘Novo Macaco’. O interlocutor ainda salientou que o ‘Novo’ já estava em bastante evidência na política local.

Após a pergunta, o interlocutor, então, apontou mostrando para o ex-deputado, o adesivo que se encontrava em seu veículo estacionado, com a afirmativa, “Vou com o Novo Macaco’.

Segundo informações, Jurandy, ironicamente, tentando mudar de assunto, disse que o adesivo era 'Fake', pois, ele desconhecia qualquer 'Novo Macaco'. Até porque, segundo ele, todos os macacos brasileiros já foram reconhecidos e catalogados pelo IBAMA.

Preservar a integridade dos participantes e dos mencionados na Roda de Conversa


Antes de continuar, para comentar sobre o mais recente encontro na praça, realizado em 06/08, vale ressaltar, que na tradicional Roda de Conversa, evento cultural e democrático, entre amigos, pede-se compreensivelmente que ninguém filme ou grave as falas dos interlocutores. Medida estendida até mesmo aos profissionais da imprensa, a quem ainda se pede que se abstenha de fazer anotações durante o evento.

Ressalvando, que se alguém quiser fazer algum artigo, ou menções do que se discute e expõe ali, faça valer o que ficar nas suas lembranças e memórias. Medida compreensivelmente apoiada por todos, inclusive pelo autor deste artigo, que apoia a medida e tenta na maioria das vezes só mencionar o nome dos participantes quando realmente se faz necessário e que quando o nome for divulgado não comprometa a integridade dos participantes e dos mencionados durante os relatos ocorridos no encontro.

Roda de Conversa em 06 de agosto 2023

A Roda de Conversa, deste último domingo (06/08), contou com as presenças, dentre outras, do professor e historiador Agildo Barreto, autor do livro “A Praça da Bandeira e outras Bandeiras”. Agildo é inegavelmente um grande conhecedor das influências e predominância política dos Grupos ‘Jacu x Macaco’, em Ipirá.

Dentre outros participantes, que contribuíram com as discussões deste encontro, vale mencionar a presença de Jackson Alves. Jackson, quando participa dos encontros, na maioria das vezes apresenta-se como uma pessoa reservada, demonstrando cautela nas suas colocações. Mas apesar das reservas nas suas interlocuções, percebe-se que ele é um conhecedor das estratégias usadas nos bastidores da política local.

Dinovaldo Dantas participa e abrilhanta a Roda de Conversa

Mas o destaque deste domingo (06), na Roda de Conversa, foi a presença do empresário ipiraense Dinovaldo Dantas, que abrilhantou, enriqueceu e dinamizou o encontro.

Dinovaldo, em suas explanações mostrou um conhecimento plausível sobre os embates, as ‘quedas de braços’ dos tradicionais e históricos grupos políticos ipiraenses, ‘Jacu e Macaco”.

Participante nos últimos 50 anos das estratégias de campanha das eleições de Ipirá, Dinovaldo tornou-se um grande conhecedor da história, dos bastidores e embates políticos no município.

Dinovaldo, fez explanações, mostrando possuir amplo conhecimento da trajetória ‘Jacu x Macaco’, no município.

Salientando, que conhecendo Dinovaldo melhor, dá para entender porque ele embora não seja um líder da agremiação ‘Macaco’, geralmente faz parte das reuniões de cúpula do Grupo.

Dinovaldo, grande empreendedor, sem jamais ter concorrido a um cargo eletivo, dentro da política local, geralmente atua para colaborar, participar do processo e por amigos na militância.

Dinovaldo 'apimenta' a Roda de Conversa

Como na maioria das vezes acontece, o tema dominante das discussões deste domingo mais uma vez estava sendo as conversas relacionadas aos Grupos 'Jacu x Macaco', até porque com a proximidade das eleições municipais do próximo ano (2024), as discussões no ambiente estão cada vez mais acaloradas.

Com a chegada e participação de Dinovaldo, o ambiente que já estava com a temperatura discursiva ascendente, acabou sendo atiçado com mais combustível, e aí sim, a coisa pegou fogo.

SUTILEZAS, TROVÕES E RAIOS - Dinovaldo, 'apimentou' as discussões, onde externou partes, ascendeu centelhas de exposições e brandiu faíscas de afirmações, onde lembrava as vezes sutilezas e outras vezes recordava um trovão intercalado de raios em épocas de tempestades, mas sempre demonstrando conhecimentos, da política local.

Ainda de acordo com Dinovaldo, na maioria das vezes, em qualquer parte do globo, política jamais se aproximará de uma ciência exata, e que, principalmente em Ipirá, 2+2, não são 4.

O fraco candidato Amenar Costa Santos derrota o forte Jurandy Oliveira

Dinovaldo dando um exemplo, onde 2+2 não são 4, lembrou a eleição de 1987, em Ipirá, onde na época o prefeito, Roberto Cintra (In memoriam) indicou, apoiou e tornou eleito prefeito, o pouco conhecido advogado Amenar Costa Santos (In memoriam), derrotando o popular e considerado forte, na época, o ex-prefeito, Jurandy Oliveira.

'Jacu e Macaco' formam aliança e se dão as mãos

Além do episódio lembrado por Dinovaldo, outro fato ainda não tão distante mostra claramente que na política, 2+2 pode ser qualquer número.

Difícil imaginar, mas em Ipirá, no passado não tão distante (em torno do ano de 1996), aconteceu a fusão, a união do líder político Humberto Colonnezi (Macaco), com o seu, na época, grande opositor e também líder político (Jacu), Delorme Martins (In memoriam).

Grupo 'Macaco', depois de bastante fragilizado, ressurge forte

Ainda ressaltando, que pela lógica, com a fusão dos líderes ‘Jacu e Macaco’, o Grupo mais forte, na época o ‘Jacu’, acabou ofuscando o Grupo mais fraco, o ‘Macaco’.

Logo, nestas circunstancias, o Grupo ‘Macaco’, sairia desta união bastante enfraquecido, fragilizado. Mas, o hoje médico e líder político Antônio Colonnezi, com habilidades e no comando do enfraquecido Grupo conseguiu a sua reestruturação e novamente refortalecer a agremiação ‘Macaco’, que poderia, em consequência desta fusão, estar em vias de extinção.

Estes são apenas dois, dentre tantos outros exemplos ocorridos que mostram momentos da história, dos embates marcantes, das lutas ‘Macaco x Jacu’, no município.

     
   
   
Jacu x Macaco
     
   
ASSERTIVAS 'JACU x MACACO'
     
   
'Jacu x Macaco', lembra bichos no poder político em Ipirá

As disputas eleitorais, no município, que tem como protagonistas os dois Grupos políticos predominantes, com nomes de bichos, para quem não é da terra, pode soar às vezes estranho, mas na verdade tudo não passa de raízes culturais, de tradições e história.

'Jacu e Macaco' podem estar em vias de extinção, em Ipirá?


As agremiações ‘Jacu e Macaco’ certamente representam uma herança histórica, com um modelo político que apresenta inegavelmente vantagens para os dois Grupos.

Consequentemente, cientes destas vantagens, os seus líderes buscarão táticas e fôlegos, para que estas agremiações não se enfraqueçam e dissolvam, e assim possam permanecerem sólidos, resistindo, mesmo diante das grandes transformações políticas nacionais, dos tempos atuais.

Os perigos de uma pré-candidatura prematura, muito antecipada


Para muitos analistas da política local, no atual desenvolvimento do processo eleitoral, os dois Grupos ‘Jacu x Macaco’, ao já terem apresentados pré-candidatos, desde o mês de março do corrente ano, deram o sinal de largada muito cedo, praticamente dois anos antes da data das eleições de 2024.

Para muitos dos experts em política, ao se lançar um pré-candidato com muita antecedência, corre-se o risco de desgaste do aspirante.

Além de que uma pré-candidatura muita prematura também pode despertar possíveis divergências dentro do Grupo, que de outra forma, esperando o tempo mais adequado, talvez acabasse não existindo. Salientando que o processo de despesas e manutenção, de uma jornada prolongada, pode tornar-se oneroso e uma ‘dor de cabeças’ para alguns candidatos.

2 pré-candidatos 'Jacu' e 2 'Macaco'

Atualmente o Grupo ‘Macaco’ já tem dois pré-candidatos declarados a prefeito, sendo Thiago do Vale (Atual Secretário de Finanças do município) e Nina Gomes (Atual vice-prefeita, esposa do ex-deputado Jurandy Oliveira).

O Grupo ‘Jacu’, também já tem dois pré-candidatos já declarados, sendo Joan Batista (Empresário, também conhecido como Joan do Posto São João) e Jota Oliveira (Agrônomo, ex-prefeito de Ipirá).

'Jacu e Macaco' poderão causar grandes reviravoltas neste processo eleitoral


Encerrando esta resenha ‘Jacu x Macaco’, recordo uma frase interessante, ouvida na última Roda de Conversa, onde um comentário, soou mais como uma premonição:

"Ainda tem muita água para rolar debaixo dessa ponte. A atual situação local, por tradição ainda pode apresentar situações totalmente inusitadas e inesperadas. É aguardar para ver!", disse Dinovaldo, como já estivesse a prever grandes reviravoltas na composição partidária dos possíveis candidatos a disputarem as eleições municipais de Ipirá do próximo ano (2024).


Para pensar!

"Não há nada de errado com aqueles que não gostam de política, simplesmente serão governados por aqueles que gostam." (Platão - 428 a.C. a 348 a.C.)
     
   
Sobre o Autor
Orlando Santiago Mascarenhas, é formado em Jornalismo/Comunicação Social e Direito, pela Unidade de Ensino Superior de Feira de Santana (UNEF) / Criador e Fundador do site Ipirá Negócios em 20/04/2006. Fone: (75) 99119-9017 | e-mail: osm2112@gmail.com  \  Facebook   |  Instagram  | Twitter  | YouTube
    contador de visitas  
   
Veja também
     
   
     
     
   
     
     
   
     
     
   
     
   
"IPIRÁ NEGÓCIOS dá Existência Pública aos Eventos e as Notícias Acontecem"
 
   
     
   
 

Google   |   Orkut   |   You Tube   |   Flickr   |   Download   |  Quem Somos   |   Fale Conosco

Copyright (c) 2009 EXPOVIDEO - Todos os direitos reservados