I P I R Á  E M  F O T O S  &  D A D O S
NOTÍCIAS DE IPIRÁ E REGIÃO

     
     
           
     
       

Prefeito Antônio Diomário Gomes de Sá
secretaria de Saúde Orlandina Nascimento
Assessor Especial da Secretaria Estadual de Saúde Salvador Brito
 
  III Conferência Municipal de Saúde de Ipirá
                                                                                  Cristina Ribeiro

A Secretaria municipal de saúde de Ipirá,realizou nos últimos dias 31 de julho á 01 de agosto, um dos maiores eventos democráticos, a III Conferência Municipal de Saúde,com o tema "Saúde e Qualidade de Vida para a Política de Estado e Desenvolvimento".O evento foi realizado no clube caboronga e contou com a participação de algumas autoridades,o prefeito do município Antônio Diómario Gomes de Sá,a secretaria de Saúde Orlandina Nascimento,o presidente da Câmara de Vereadores Anibal Ramos Aragão,o vereador e médico drº Ademildo Almeida, entre outros participantes.Durante a conferência foram apresentadas as propostas do Governo do Estado para o setor. Segundo o Assessor Especial da Secretaria Estadual de Saúde que representou o secretário Jorge Solla, Salvador Brito"o evento deu oportunidade aos cidadãos Ipiraenses a construir juntamente, uma saúde de qualidade, dentro do que é permitido pelo orçamento financeiro que temos",disse Salvador. Falando para várias pessoas entre elas profissionais que atuam na área da saúde, Salvador Brito destacou a importância desta discussão em torno do Novo Pacto pela Saúde para construir uma gestão mais solidária e cooperativa.
Brito afirmou que, em Ipirá, o governo do estado, por meio da Secretaria de Saúde Municipal, tem conhecimento das dificuldades na área de saúde, principalmente dos problemas enfrentados no Hospital Regional Municipal, que esta em reforma desde o ano passado.
O Prefeito Diómario ressaltou que, apesar das dificuldades, a melhoria feita na atual gestão administrativa já aponta resultados positivos, o hospital comemora ter realizado com sucesso mais de 900 cirurgias em menos de dois anos. Cerca de R$170 mil,foram investidos na reforma da emergência, que esta em fase final. De acordo com a secretária de Saúde, Orlandina Nascimento,(Landa), a conferência foi muito importante para os servidores da área de saúde e também para a comunidade, que teve a oportunidade de discutir e construir a saúde que o município deseja. Landa,defendeu veementemente o Sistema Único de Saúde. "O SUS é forte, embora o seu mecanismo de cooperação e coordenação seja frágil. Nós percebemos bem isso a cada quatro anos quando muda a gestão e aí todo trabalho que foi feito é destruído por quem chega. Isso é uma imaturidade política muito grande que enfrentamos. Essa competição não é nada saudável para o sistema", discursou. Para ela, o novo pacto pela Saúde é uma oportunidade de mudança.
Na oportunidade, além do tema central, foram expostos sub-temas como:
Políticas Públicas Para a Qualidade de Vida:
O SUS na Seguridade Social e o Pacto pela Saúde; Desafios Para a Efetivação do Direito Humano à Saúde no Século XXI:Estado,Sociedade e Padrões de Desenvolvimento e a Participação da Sociedade na Efetivação do Direito Humano à Saúde.No final da conferencia foi votado o relatório final e escolhidos os delegados que vão participar da Conferência Estadual, que será realizada nos dias 09,10 e 11 de setembro em Salvador. O encontro reuniu profissionais do setor de saúde, movimentos sociais, organizações governamentais e não governamentais e a sociedade civil organizada. Com direito apresentação teatral e musical,pelos grupos Mil Faces e Dançando a Vida e brincadeiras, a conferência incluiu uma exposição em barracas padronizadas,com informações sobre a saúde dos grupos,associações comunitárias locais, e programas de inclusão social mantidos pela Prefeitura de Ipirá.