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  Projeto estimula criação de empreendimentos
entre famílias de baixa renda

                                                                         
Apoiar o desenvolvimento de empreendimentos solidários, gerando emprego e renda para populações de baixa renda, numa ação articulada entre os governos federal, estadual e municipal. Esse é o principal objetivo do Projeto Gerar III, que contempla 57 municípios em cinco estados brasileiros incluindo a Bahia. A iniciativa é desenvolvida pela Organização da Sociedade Civil de Interesse Público Gerar – Oscip Gerar, que tem como parceiro no governo federal o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.
Nove municípios baianos integram o projeto, que prevê a realização de 14 etapas durante 12 meses. A coordenação da Oscip paranaense Gerar está retomando os contatos com o Governo do Estado no sentido de iniciar as atividades em Salvador (Península Itapagipana e Subúrbio Ferroviário), Candeias, Simões Filho, Itaparica, Vera Cruz, Camaçari, Dias D´Ávila, Salinas das Margaridas e Madre de Deus.
Na tarde de hoje (2), o projeto foi apresentado ao secretário do Planejamento, Ronald Lobato, que atuará como o interlocutor inicial entre o Estado e a Oscip Gerar. “O Governo do Estado vem apoiando iniciativas que possibilitem a geração de emprego e renda para as famílias, agregando valor às atividades”, disse Lobato, sinalizando que outras pastas podem ser envolvidas, a exemplo das secretarias do Trabalho, Emprego, Renda e Esportes (Setre), do Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), e de Promoção da Igualdade (Sepromi), além da Casa Civil.

Capacitação profissional

A coordenadora nacional da Oscip Gerar, Heloísa Arns Stutz, destacou que o próximo passo para firmar a parceria com o Governo do Estado é a assinatura de uma carta de adesão ao projeto e um termo de cooperação técnica. “Não há repasse de recursos entre a Oscip e o Governo do Estado. O governo estadual participa com os cursos de capacitação profissional oferecidos aos participantes”, diz Heloísa, destacando que prioritariamente está sendo beneficiada a população cadastrada no Programa Bolsa-Família.
Às prefeituras municipais cabe a disponibilização dos agentes que trabalharão diretamente no acompanhamento das famílias durante a execução dos 14 passos previstos na metodologia do projeto. “A partir da demanda espontânea da comunidade são identificadas as oportunidades de negócios coletivos ou individuais viáveis”, explica a coordenadora técnica do Gerar, Daniele Reginato, acrescentando que a meta mínima é gerar dez empreendimentos por município atendido na Bahia. Conforme complementa a coordenadora regional do Gerar, Patrícia Cartes Patrício, a participação das famílias no projeto é totalmente gratuita.
Entre as atividades incluídas na metodologia do projeto estão a realização de palestras de motivação, seminários para criação de oportunidades, treinamento de lideranças comunitárias, elaboração de planos de negócios, cursos de capacitação, orientação para o crédito (quando necessário e a depender do perfil de cada empreendimento), e organização de arranjos produtivos locais e cadeias produtivas
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02/08/07
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