FUTEBOL BAIANO DE LUTO.
Manoel Hito
Durante a noite de domingo (9), a Bahia deu adeus a um dos mais consagrados árbitros nacionais, o baiano Lourival Dias Lima Filho (45), foi vítima de um acidente de carro, ocorrido próximo ao posto Irapuru, em Olindina, localizada a 200km de Salvador. O ex-árbitro retornava do município de Banzaê, próximo ao local da tragédia, onde foi ministrar uma palestra para os árbitros participantes da Copa do Caju, campeonato de futebol, fomentado pela Sudesb. Lourival estava no carro oficial do Estado, um fiesta, placa JPZ 4165, com mais quatro funcionários da autarquia estadual, entre eles o Assessor Técnico da Sudesb e ex-diretor do Esporte Clube Vitória, Sinval Vieira.
Lourival aplicando cartão em Petkovic do Vitória

Segundo alguns depoimentos de testemunhas do acidente, o motorista do veículo Jaime Baraúna desviou de um cavalo que atravessava a pista, mas não conseguiu controlar o carro, após a brusca ultrapassagem, capotando várias vezes, por cerca de 200m. Lourival estava sentado no fundo do automóvel, e foi arremessado pelo vidro traseiro. O ex-árbitro faleceu na hora, o corpo será encaminhado para o Instituto Médico Legal Nina Rodrigues (IMLNR), em Salvador e deve ser velado em Nazaré das Farinhas, terra natal do ex-árbitro.

Os funcionários da Sudesb, Sinval Vieira, Gerson Figueiredo, Hidelbrando Patriarca e Jaime Baraúna, sofreram ferimentos e após receberem os primeiros socorros no Hospital de Olindina foram encaminhados para o Hospital Jorge Valente, em Salvador. O médico Dilton Rocha, atendeu as vítimas e apontou a situação do técnico administrativo da Sudesb, Gerson Figueiredo, como a mais grave, devido a pancadas na região da cabeça. Segundo os exames, os outros pacientes estão fora de risco.

*** Perfil de Lourival Dias Lima Filho ***

O Baiano, natural de Nazaré das Farinhas, nasceu em 15.09.62, exerceu a profissão de árbitro de futebol durante 14 anos. Pai de um filho e morador de Salvador, Lourival iniciou a carreira em 1991, após ser convidado a fazer parte do quadro de árbitros da Liga de Futebol da cidade de Santo Antônio de Jesus. Lourival apitava jogos pela Liga, mas em 1993, o então diretor da Federação Baiana de Futebol, Pedro Roberto, assistiu uma de suas partidas e fez o convite para que o mesmo fizesse parte do quadro de árbitros da FBF.
Em 1994, a Federação Baiana de Futebol realizou um curso preparativo, inserindo novos árbitros no quadro profissional da entidade, da qual fez parte Lourival e o atual assistente da FIFA Alessandro Álvaro Rocha Matos.
A primeira partida de Lourival com o escudo da FBF foi em 1995, o jogo foi Mundo Novo 1 x 4 Itaberaba, em Piritiba, partida válida pelo Intermunicipal. No ano seguinte, Lourival apitou sua primeira partida na Série A do Campeonato Baiano - Vitória x Camaçari, no estádio Manoel Barradas. Ainda em 1996, entrou no quadro de árbitros da CBF e no ano de 1997 teve o prazer de dirigir seu primeiro jogo da Série A do Campeonato Brasileiro, América-RN 3 x 1 Alético-PR. A partir daí, Lourival atuou em vários jogos importantes e dirigiu as finais da segunda divisão baiana nos anos de 1999, 2000 e 2001.
Em 2003, apitou as finais de dois campeonatos estaduais: da Bahia, Vitória 4 x 2 Catuense e do Piauí, Flamengo 2 x 0 River. No ano de 2000, recebeu o Troféu Zuza Ferreira e foi premiado como melhor árbitro do campeonato baiano. Em 2002, aos 40 anos, Lourival foi indicado para disputar uma das duas vagas no quadro da FIFA pela segunda vez e ficou entre os 15 melhores do país. Deixou de compor o quadro da FIFA em 2004, por já ter mais que 42 anos, mas não esmoreceu e há um mês foi contratado para realizar cursos de arbitragem pela Superintendência de Desportos do Estado da Bahia, fomentando o esporte no interior do Estado.

Lourival recebendo o troféu
Suza Ferreira, em 2000
 
  Topo