CABORONGA E MEIO AMBIENTE EM DEBATE.
 
      Sábado, dia 12 de abril, às 10h, na Câmara Municipal de Ipirá, realizou-se mais um encontro relacionado ao Plano Diretor do Município. Sua principal finalidade é orientar a atuação do poder público e da iniciativa privada na construção dos espaços urbano e rural na oferta dos serviços públicos essenciais, visando assegurar melhores condições de vida para a população.

       Nesta parte do encontro, coordenado por Ana Paula e Carine, Coordenadoras da Complementação do Plano Diretor, o tema principal foi ecologia e meio ambiente, em especial as questões ecológicas envolvendo a mata da Caboronga. Além da derrubada predatória para fins econômicos, outras formas de atuação dos proprietários de terra da região tem provocado o desmatamento. A derrubada de matas tem ocorrido também nas chamada frentes agrícolas. Para aumentar a quantidade de áreas para a agricultura, muitos fazendeiros derrubam centenas de árvores.

         Outro problema sério, que provoca a destruição do verde, são as queimadas e incêndios florestais. Muitos deles ocorrem por motivos econômicos. Proibidos de queimar matas protegidas por lei, alguns fazendeiros provocam estes incêndios para ampliar as áreas para a criação de gado ou para o cultivo de suas propriedades.

         Segundo o Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Givaldo Silva, no dia 01 de maio, haverá uma caminhada ecológica de ida e volta a mata da Caboronga. O objetivo principal será estimular os participantes a avaliarem a situação ambiental da região.      

 

 
          Ana Paula, Coordenadora Técnica da Complementação do Plano Diretor, Convoca o comparecimento das pessoas e fala da importância da participação pública para que se possa discutir as melhores soluções para o município.
 
  Topo