CRAS – CENTRO DE REFERÊNCIA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL 
SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
 
        O prefeito Diomário, atraves da SECRETARIA DE ASSISTENCIA SOCIAL, inaugurou nesta sexta feira, 13 de junho, no Loteamento 20 de Abril, mais um Centro de Referencia Social-CRAS - Unidade Pública responsável pela oferta de serviços continuados de proteção social básica de assistência social às famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade social. Além do prefeito participaram do evento a Secretária de Assistência Social, Landecy Barbosa Passos, Secretários, Professores e grande parcela da população local.
 

 
     O CRAS de Ipirá funciona de 8h as 18hs de segunda a sexta-feira.Trabalhamos orientando o Programa Agente Jovem trabalhando com suas famílias e desenvolvendo potenciais nestas.
       O CRAS tem como objetivo o desenvolvimento local,buscando potencializar o território de modo geral. O foco da atuação do CRAS é a prevenção e promoção da vida, por isso o trabalho do psicólogo deve priorizar as potencialidades. Nossa atuação deve se voltar para a valorização dos aspectos saudáveis presentes nos sujeitos, nas famílias e na comunidade.
       Existem experiências que podem ser pontos de potência. É o caso de se reconhecer o processo altamente territorializado e capilarizado, no qual vêm se constituindo as ações do Programa Saúde da Família (PSF). Nesta mesma ótica propõe-se o trabalho do CRAS, tendo como proposta constituir-se enquanto espaço de referência e porta de entrada para os serviços da Assistência Social. Essas atuações ocorrem dentro da lógica de trabalho em rede, articulado, permanente e não ocasional, no reconhecimento da realidade local, na sua complexidade, nas suas brechas, nas suas possibilidades de alterar o que está posto. É importante articularmos nossas ações às já existentes nas comunidades e realizadas pelos moradores das regiões e territórios atendidos pelo CRAS. Um dos grandes desafios refere-se à articulação com a rede socioassistencial e intersetorial, além do desenvolvimento de ações de forma integrada e complementar, que perceba o sujeito e a comunidade de forma integral e não fragmentada. Esse diálogo permanente fortalece laços e parcerias e potencializa ações de forma continuada. Desta forma, pensar estratégias que considerem esses aspectos fortalece nossa atuação e aproxima-nos da comunidade e de suas demandas
.
  Topo