|   
                           
                            
                            Uma das questões mais irritantes que acerca 
                            os consumidores brasileiros é a falta de informação 
                            rápida depois que eles compram um produto e 
                            descobrem que aquele produto está com algum 
                            defeito de fabricação ou anomalia que 
                            inviabilize seu uso normal. 
                            No Código de Defesa do Consumidor há 
                            inúmeras vertentes para solucionar estes problemas, 
                            mas antes de usá-lo, precisamos tentar o famoso 
                            contato administrativo; aquele em que o consumidor 
                            final abre um canal de diálogo entre o fabricante 
                            ou fornecedor e ele. A maioria das empresas possui 
                            um SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) 
                            e algumas delas (minoria), atende quem quer reclamar, 
                            sugerir ou elogiar, através de um número 
                            telefônico gratuito, o tradicional 0800. Existe 
                            ainda as alternativas de fax, e-mail ou correspondência 
                            tradicional, mas todo produto que esteja no mercado 
                            brasileiro precisa ter claro na embalagem a modalidade 
                            explicita de contato para os casos intrínsecos 
                            legais. 
                            Alguns produtos como os serviços, não 
                            possuem embalagens mas na nota fiscal ou no contrato, 
                            deverão estar também de formas claras 
                            o endereço e outros contatos do prestador de 
                            serviços para eventuais contatos, que é 
                            o caso dos serviços telefônicos, água, 
                            luz e gás encanado. Em toda mercadoria, seja 
                            ela física ou serviços, se faz necessário 
                            haver um contratante e um contratado; às vezes, 
                            vários contratantes e vários contratados. 
                            É preciso, antes de qualquer coisa, informar 
                            a todos que em todos os casos de aquisição 
                            de bens e serviços, mesmo sem assinar um contrato, 
                            o consumidor está celebrando uma convenção 
                            jurídica que deverá ser regida em primeiro 
                            grau pelo Código de Defesa do Consumidor e 
                            pela Constituição Federal. Ninguém 
                            pode suplantar os limites legais de nenhuma combinação 
                            jurídica legalística. Preços, 
                            prazos, validades, normas técnicas, pesos, 
                            medidas e pagamentos, deverão estar devidamente 
                            explicados em contrato formais assinados ou no mínimo 
                            reconhecidos pelas partes antes da aquisição, 
                            mas nem sempre isso ocorre. 
                            É raro, sobretudo no que diz respeito aos serviços 
                            mais comuns entre os brasileiros, que não haja 
                            reclamações e falta de informações 
                            por parte dos prestadores (vendedores) e por conta 
                            disso, milhares de pessoas ingressam em juízo 
                            todos os dias para buscar seus direitos; e milhares 
                            de outros consumidores, presumindo antecipadamente 
                            que seus prejuízos são menores do que 
                            a perda de tempo com a justiça, assumem universalmente 
                            a perda. 
                            Para tentar mostrar um pouco deste universo de relacionamento 
                            com fregueses, eu escolhi algumas empresas as quais 
                            eu mesmo consumo seus produtos e serviços, 
                            de forma aleatória, as quais tenham firmado 
                            comigo algum tipo de pacto jurídico nos últimos 
                            meses, e encaminhei através de E-MAIL algum 
                            tipo de reclamação. Todas as reclamações 
                            são verdadeiras e embora exponha um pouco da 
                            minha vida, retratará ao final o caráter 
                            generalizado de afinidade com seus clientes. 
                            As empresas são: RICARDO ELETRO, LABORATÓRIO 
                            MEDLEY, CLONE ELETRÔNICA, SAMSUNG, FORD, LOJAS 
                            AMERICANAS .COM, SOUZA CRUZ, Companhia Elétrica 
                            de Minas Gerais – CEMIG, BRADESCO, FABER-CASTELL. 
                            Para cada uma destas empresas eu encaminhei algum 
                            tipo de solicitação e tentei faze-las 
                            crer, em palavras, que tais respostas deveriam ser 
                            rápidas para que eu não tivesse prejuízos 
                            com seus produtos. A data de envio, hoje, 13 de agosto 
                            de 2007, uma segunda-feira. 
                            A cada resposta, eu irei anexar a esta matéria 
                            com datas e horários de recebimento para mostrar 
                            ao meu público leitor quais empresas responderam 
                            e o que responderam, bem como o teor do que foi solicitado. 
                            Ao final, veremos se elas são prudentes com 
                            seus clientes e consumidores. 
                          1 
                            – Ricardo Eletro (www.ricardoeletro.com.br) 
                            o contato é feito através de formulário 
                            próprio. 
                            Texto: 
                            Prezados Senhores, 
                            Há cerca de três semanas eu comprei alguns 
                            ventiladores na loja do BH Shopping e alguns deles 
                            não estão funcionando de forma correta. 
                            Mesmo sabendo que é um problema de assistência 
                            técnica, como fazem menos de 30 dias da compra, 
                            será que alguém desta empresa poderia 
                            me auxiliar nesta questão? 
                            Preciso muito deste apoio pois tais produtos são 
                            para minha loja e ainda não pude instalá-los. 
                            Agradeço a atenção e espero o 
                            quanto antes uma resposta. 
                          2 
                            – Laboratório Medley (www.medley.com.br) 
                            também o contato na página é 
                            através de formulário próprio. 
                            Texto: 
                            Prezados Senhores, 
                            Eu sempre uso o CLORIDRATO DE NAFAZOLINA do Laboratório 
                            Medley e certo dia, reclamei por este canal, sobre 
                            problemas nos bicos introdutores nasais. Muito embora 
                            eu tenha sido muito bem atendido, meus produtos danificados 
                            (03) não foram trocados; nem pelo Medley nem 
                            pela farmácia que eu comprei. 
                            Afinal de contas, o que devo fazer? 
                          3 
                            – Clone Eletrônica (www.clone.com.br) 
                            que também atende na internet através 
                            de formulário próprio. 
                            Texto: 
                            Caros Senhores, 
                            Comprei um carregador de pilhas Clone numa loja e 
                            perdi a nota fiscal. A única identificação 
                            que o aparelho possui é S/N06 0401751. Ele 
                            não carrega completamente minhas pilhas que 
                            são originais. 
                            Por favor, necessito deste equipamento funcionando 
                            e não sei o que fazer. 
                            Vocês podem me ajudar? 
                          4 
                            – Samsung (www.samsung.com.br) também 
                            apresenta formulário próprio para atendimento 
                            via internet. 
                            Texto: 
                            Prezados Senhores, 
                            Comprei uma impressora ML1610 e estou gostando muito, 
                            porem, o toner para alimentação dela 
                            é demasiadamente caro e inviabiliza uma maior 
                            utilização. 
                            Eu posso usar tonner recarregado sem perder a garantia? 
                            Eles são mais baratos. 
                            Espero resposta urgente 
                          5 
                            – Ford – www.ford.com.br - No site da 
                            empresa, não há opção 
                            de envio de e-mail, por isso, escolhi a modalidade 
                            CHAT. Fui atendido pela JULIANA BORGES e expliquei 
                            que eu havia comprado um carro ZERO da Ford e que 
                            eu tinha perdido meu Manual do Proprietário 
                            e que necessitava de outro para acompanhamento das 
                            revisões, eis à resposta da auxiliar 
                            virtual: 
                            Senhor Carlos a Ford não disponibiliza os manuais 
                            do proprietário para envio. Por gentileza, 
                            entre em contato com um Distribuidor Ford de sua preferência 
                            para obter auxílio e verificar a disponibilidade 
                            do manual em questão para adquiri-lo. 
                          6 
                            – Lojas Americanas.com informa o e-mail relacionamento.americanas@americanas.com 
                            como canal de diálogo, dentre outros: 
                            Texto: 
                            Caros senhores, há cerca de um mês eu 
                            comprei através do site dois DVDs aonde um 
                            deles me chegou com defeito. Ele não é 
                            lido por nenhum dos meus aparelhos. Já tentei 
                            outras vezes este contato para trocá-lo mas 
                            ainda não recebi resposta. O que devo fazer? 
                          7 
                            – Na Cia Souza Cruz também há 
                            um formulário para envio de mensagens (www.souzacruz.com.br). 
                            Texto: 
                            Prezados Senhores, Em data anterior, fiz contato com 
                            os senhores para reclamar de um produto com defeito 
                            de fabricação mas não tive sucesso 
                            na concretização da troca. 
                            Seria possível que neste novo contato nós 
                            consigamos realizá-lo? 
                            Espero resposta breve e agradeço a atenção. 
                          8 
                            – Na CEMIG (www.cemig.com.br) há um e-mail 
                            para envio das questões (atendimento@cemig.com.br). 
                            Vejam o texto: 
                            Caros Senhores, 
                            Sou consumidor de energia elétrica e estou 
                            vendendo meu imóvel. 
                            Gostaria de saber o que devo fazer na prática 
                            para transferir a titularidade da minha conta para 
                            o novo morador, uma vez que meus dados como CPF figuram 
                            nas contas emitidas. 
                          9 
                            – No banco Bradesco, segundo meu gerente, a 
                            orientação é de fazer o primeiro 
                            contato pela agência, mas mesmo sendo cliente, 
                            resolvi fazer pelo portal da internet. Eles também 
                            possuem formulário próprio (www.bradesco.com.br). 
                            Texto: 
                            Caros Senhores, 
                            Minha filha, Mariana Pires, de três anos, é 
                            correntista na modalidade POUPANÇA e jamais 
                            recebeu um extrato da sua conta. 
                            O que devemos fazer para que isso ocorra? 
                          10 
                            – Na Faber-Castell (www.faber-castell.com.br) 
                            também há um formulário próprio 
                            para o envio de mensagens. Eis o texto: 
                            Caros Senhores, recente eu comprei alguns CD-R desta 
                            empresa nos Supermercados Extra e alguns vieram com 
                            defeito de fabricação. Só que, 
                            depois de abertos o supermercado se recusou em trocá-los. 
                            O que devo fazer? 
                          Todas 
                            as mensagens foram enviadas antes das 16:00h de hoje, 
                            13 de agosto, com sucesso, ou seja, nenhum e-mail 
                            retornou. 
                          MEDLEY 
                            S.A INDUSTRIA FARMACEUTICA– 13 de agosto, 16:03h 
                            – Recebi uma ligação da Fabiola, 
                            responsável pelo atendimento da empresa, me 
                            prestando toda a assistência necessária 
                            para a resolução final do problema. 
                            Foi ainda encaminhado um e-mail reiterando o discutido 
                            ao telefone e o produto chegou via Sedex hoje, sexta-feira, 
                            17 de agosto. 
                            A Medley foi a mais rápida e mais eficiente! 
                          RICARDO 
                            ELETRO LTDA. - 13 de agosto, 16:05h – Um e-mail 
                            chegou SEM ASSINATURA, informando que o problema estaria 
                            sendo passado para o SETOR RESPONSÁVEL que 
                            analisará o caso. 
                            A empresa não assina os documentos enviados 
                            ou seja, não saberíamos informar quem 
                            encaminhou a resposta e se houve agilidade na resposta 
                            da solicitação, faltou habilidade na 
                            continuidade da mesma para a resolução 
                            final. 
                            NOTA 3 PELO ATENDIMENTO! 
                          CEMIG 
                            S/A – 16 de agosto, 10:30h – Foi enviado 
                            um e-mail respondendo em detalhes como proceder com 
                            o pedido. O e-mail veio assinado por SABRINA SANTOS, 
                            do Fale com a Cemig. 
                            NOTA 10 PELO ATENDIMENTO! 
                          AMERICANAS.COM 
                            – 15 de agosto, 20:31h – Júlio 
                            Vitorino encaminhou e-mail de resposta informando 
                            que não foi possível identificar a compra 
                            através do e-mail e solicitou o número 
                            do CPF ou pedido para análise e posterior resposta. 
                            -Mesmo sem estar de posse de algum número que 
                            identificasse a compra as Americanas.com deveria tentar 
                            rastrear o pedido pelo nome do cliente e não 
                            criar um novo problema para o mesmo, mas se peca de 
                            um lado, age corretamente quando assina o documento 
                            de resposta. 
                            NOTA 7 PELO ATENDIMENTO! 
                          CLONE 
                            ELETRÔNICA – 15 de agosto, 10:58h – 
                            Adilson Luiz, Analista de Suporte Técnico da 
                            empresa, encaminhou e-mail informando que, mesmo o 
                            produto não estando mais sob a proteção 
                            da garantia, que eu encaminhasse para análise 
                            e caso houvesse substituição de peças, 
                            que a empresa não me cobraria pela(s) mesma(s). 
                            NOTA 10 PELO ATENDIMENTO! 
                          SOUZA 
                            CRUZ S/A – 14 de agosto, 14:00h – Encaminhou 
                            e-mail de resposta informando que o canal de registro 
                            de reclamações é por telefone 
                            nos dias e horários informados, e não 
                            assina o documento. 
                            NOTA 3 PELO ATENDIMENTO! 
                          SAMSUNG 
                            – 14 de agosto, 11:34h – Rosangela Cavalcante 
                            encaminhou resposta mas não leu corretamente 
                            o pedido, que foi claro e simples. Respondeu pela 
                            metade e informou outros canais para registro de reclamações. 
                            NOTA 7 PELO ATENDIMENTO! 
                          FABER-CASTELL 
                            – 14 DE AGOSTO, 11:08h – Chegou um e-mail 
                            de resposta, sem assinatura, informando um número 
                            telefônico para registro e resolução 
                            dos problemas. 
                            NOTA 3 PELO ATENDIMENTO! 
                          BRADESCO 
                            S/A – 14 de agosto, 09:13h – Encaminhou 
                            e-mail genérico de registro do problema e no 
                            dia 16 de agosto, as 15:12h. um funcionário 
                            da agência 2946, se identificou numa ligação 
                            telefônica informando que o problema seria solucionado 
                            em breve, mas não apresentou data. 
                            NOTA 9 PARA O ATENDIMENTO! 
                          FORD 
                            S/A – Não respondeu o e-mail nem manifestou 
                            resposta por outro meio. Mesmo havendo contato pelo 
                            canal de chat, a empresa não auxiliou o cliente 
                            para que resolvesse seu problema. 
                            NOTA ZERO PARA O ATENDIMENTO. 
                          Como 
                            se pode observar, apenas uma empresa não destinou 
                            resposta, a FORD. As outras nove empresas solicitadas 
                            encaminharam respostas. 
                            No Brasil existe uma entidade de classe que tenta 
                            regulamentar os parâmetros profissionais das 
                            pessoas de atendimento. Quem atende e destina os contatos 
                            externos relacionados a uma empresa, deve ser polido 
                            para tal e possuir alto grau de conhecimento técnico 
                            dos produtos e serviços comercializados por 
                            estas empresas. A entidade a qual eu me refiro é 
                            a Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman 
                            (www.abonacional.org.br). 
                            É uma tarefa tão importante quanto presidir 
                            tais empresas, afirma Maria José Couto, Ouvidora 
                            Geral da Beckler France S/A. A empresa que investe 
                            neste setor e contrata o profissional correto, lucra 
                            mais em todos os sentidos pois as diretorias e gerencias 
                            terão sempre a vista todos os fatos externos 
                            que evitam em quase 90% a prudência jurídica, 
                            se forem solucionadas a tempo e com as técnicas 
                            corretas. 
                            Na contra-mão de todas estas orientações 
                            e atitudes, temos em Minas Gerais a Rede de Supermercados 
                            EPA, que é participante do Pool de empresas 
                            varejistas que detêm outros supermercados. Eu 
                            mesmo, sempre tive um certo esfregão com a 
                            marca Epa. Uma das lojas Epa (Estrela Dalva) deve 
                            possuir cerca de 30 funcionários e o maior 
                            problema da loja é o ATENDIMENTO. Os funcionários 
                            são desligados e aparvalhados com os clientes 
                            e o pior é que eu já fiz cerca de cinco 
                            reclamações com a gerência da 
                            loja e JAMAIS RECEBI QUALQUER RESPOSTA ACERCA DOS 
                            PROBLEMAS relatados. Não bastassem as reclamações 
                            físicas, encaminhei outro punhado de e-mails 
                            para o serviço de atendimento da Rede DMA Distribuidora 
                            S/A, detentora da administração da marca, 
                            e jamais recebi uma resposta sequer. A Marca Epa tem 
                            alguns slogans que contrariam a suas atitudes na prática 
                            como “Seu super vizinho, todo dia melhor”. 
                            Outro dia eu ouvi algo de Marcos Gehringer, um dos 
                            maiores nomes em consultoria empresarial do Brasil: 
                            “Tem empresas que nascem para crescer e outras 
                            para ficarem eternamente medíocres. Elas até 
                            ganham dinheiro e mercado, mas jamais atingirão 
                            os limites da perfeição.” Finalizou. 
                            Para as empresas com poucas unidades ou poucos funcionários, 
                            cabe ao proprietário e gerentes ouvir as aspirações 
                            de seus clientes, afinal de contas, ninguém 
                            perde seu valioso tempo e dinheiro para comprar algo 
                            somente para reclamar. 
                            Eu já vi muitas pequenas empresas que não 
                            foram mesquinhas, investiram em seu pessoal, elaboraram 
                            novos mercados e estudaram as críticas e sugestões 
                            de seus clientes para diminuírem seus “pecados”; 
                            e cresceram assustadoramente a ponto de se tornarem 
                            enormes redes e hoje, impérios, que o diga 
                            a Michelin Pneus que está sob o controle da 
                            família Michelin desde a fundação 
                            há mais de 100 anos. 
                            Deixou-me orgulhoso saber que empresas como a Medley, 
                            CEMIG, Clone e Bradesco, atingiram um alto índice 
                            de envolvimento com seus clientes a ponto de estarem 
                            sempre na frente dos fatos, honrando seus produtos. 
                            Quem sabe as outras que receberam as solicitações 
                            não consigam em breve atingir os mesmos patamares? 
                            Talvez seja por ver atitudes ilegítimas e de 
                            total desrespeito com seus consumidores, que empresas 
                            como os Supermercados EPA e Ford e tantas mais, que 
                            este gigante chamado Brasil seja conhecido internacionalmente 
                            como a pátria de embusteiros. Uma pena; uma 
                            vergonha...! 
                            As empresas que desrespeitam a ética e ignoram 
                            os parâmetros normais entre seus clientes e 
                            seus produtos, restam-nas apenas os altos rigores 
                            da lei vigente; portanto, muna-se de todas as provas 
                            e busque um bom advogado. Se ficarmos sempre calados 
                            e aceitarmos mesquinharias como recompensas, estaremos 
                            sempre cercados que produtos de péssima qualidade. 
                          Texto 
                            e arte visual: Carlos Henrique Mascarenhas Pires  
                             
                           |