Lapão comemorou 23 anos de emancipação.
Prefeitura investiu na urbanização e no esgotamento sanitário da cidade.
Cristina Ribeiro (da Sucursal regional da Chapada.
 

O município de Lapão está localizado na microrregião de Ireçê, no semi-árido baiano. Em seu passado histórico, fez parte da ocupação territorial de Ireçê, cujas terras foram doadas a Antônio Brito de Correia, por seus serviços prestados nos Sertões da Capitania, no século XIX. No último dia 9, a população lapoense, comemorou os 23 anos de emancipação política. Neste governo, comprometido com o desenvolvimento social, os investimentos na área da saúde, educação, infra-estrutura e cultura, estão sendo prioridades do gestor Hermenilson Carvalho. Nos últimos três anos, na área de infra-estrutura, esses investimentos quase triplicaram. Houve um crescimento de mais de 100% se comparado com 2004. Lapão é um dos municípios, que foi atendido pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), onde foi destinado cera de R$ 6 milhões, em obras de saneamento. O prefeito Hermenilson Carvalho, conta que o dinheiro foi investido na complementação do sistema de tratamento de esgoto, para os 27 mil habitantes. "Não estamos despejando o nosso esgoto no rio Jacaré, como acontecia no passado", afirma. A prefeitura também investiu na urbanização da cidade, o que deixou a cidade muito mais bonita. A principal atividade econômica do município de Lapão, é a agricultura. Predominam lavouras de feijão, milho, mamonas e sorgo, cultivados na agricultura de sequeiro. Nesse modelo de produção, aproveita-se o período de chuvas para preparar a terra, plantar e colher. No restante do ano, a renda é extraída da produção de hortaliças por meio da agricultura irrigada, o que fez de Lapão, o segundo maior produtor de cenouras do país, segundo o prefeito Hermenilson Carvalho. A Fabrica de Mamona, com previsão de começar a funcionar ainda este ano, irá oportunizar não só para produtores de Lapão, mais de toda a região de Irecê, a participação no Programa Biodiesel do Governo Federal. O destaque da cultura oleaginosa da mamona deu-se através do programa do biodiesel do Governo Federal, e encontrou em Lapão o local ideal para instalação da usina esmagadora de mamona, por ser um dos principais produtores nacionais desta cultura.

O Sistema Público de Saúde de Lapão foi totalmente reestruturado.

A população passou a contar com uma assistência mais eficiente, com qualificação profissional, atendimento humanizado e assistência médica gratuita em todos os segmentos. Aos poucos a cidade vem recebendo novos "detalhes" e a vida das famílias foi adquirindo o ritmo do desenvolvimento, do progresso, com a entrega de 200 casas populares, construções e reformas de escolas, pavimentação de ruas, construção de praças na sede e Zona Rural. Nesta gestão do "Governo Participativo", o município conquistou importantes programas sociais e durante esses três anos de governo, mantêm o pagamento dos Servidores Públicos, Fornecedores e Prestadores de Serviços todos em dias. A festa do aniversário de Lapao, que começou na ultima sexta-feira e terminou no domingo, contou com apresentações de várias bandas, entre elas o cantor gospel Lázaro.

A prefeitura entregou a população às instalações da FACEL (Faculdade de Educação de Lapão), inaugurou uma Biblioteca e entregou 86 casas populares .

 
 
  Topo