Comissão das águas foi discutida em Ipirá.
26-03-2009
Por Cristina Ribeiro
da Tribuna da Bahia- Sucursal Região da Chapada.
A secretaria de Agricultura de Ipirá, com o objetivo elevar os padrões de produção e melhorar a qualidade de vida do agricultor sertanejo, realizou em parceria com a Companhia de Engenharia Rural da Bahia (CERB) e a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), um encontro onde foram discutidas estratégias de mobilizações com a Comissão das águas do município de Ipirá. Questões como: instalações de lagoas, cisternas e poços ente outras sugestões para melhorar o abastecimento de água no município de quase 70 mil habitantes, foram discutidas entre os participantes.

O evento aconteceu na Câmara de Vereadores e contou com a participação do secretário de Agricultura do município, do gestor Antonio Diomário Gomes de Sá, secretários da gestão, lideranças de Associações e Sindicatos.

O assessor da (CERB), Rudimar Mota, destacou que o “Programa Água para Todos”, tem como foco principal a ampliação do acesso de abastecimento de água para a população baiana e que tem um papel importante como coordenadora executiva do comitê gestor, monitorar avaliar todos os resultados do programa, tendo em vista que as ações podem ser executadas por diversos órgãos do Estado da Bahia.

Rudimar Mota, ressaltou que o governo está trabalhando para o desenvolvimento sustentável do semi-árido, propiciando a implementação de infra-estrutura e otimizando a produtividade do homem do campo.

“Para isso, a Cerb está utilizando tecnologias adequadas à realidade de cada região, buscando soluções no segmento de abastecimento de água na zona rural, além de se preocupar com a questão ambiental”, disse.

O principal objetivo do evento é prestar atendimento às pequenas comunidades, e começar buscar obras de ampliação dos sistemas de abastecimento. Essas ações farão parte de uma cooperação técnica entre secretária de Agricultura do município, juntamente com as secretarias da CERB e da CAR, que tem como objetivo a manutenção e assistência aos sistemas de abastecimento de água tipo padrão central, que serão operados pelas próprias comunidades através de associações. (CR).
 
 

 
 
 
 
 
Copyright © EXPOVIDEO - Todos os direitos reservados