Inaugurada sala de hidratação para casos de
dengue em Ireçê.
06-04-2009
Por Cristina Ribeiro
da Tribuna da Bahia- Sucursal Região da Chapada.
 
Uma sala de hidratação para pacientes com dengue, foi inaugurada no Hospital Regional Mário Dourado Sobrinho, no município de Irecê, pelo subsecretário da Saúde do Estado da Bahia, Amauri Teixeira, prefeito José das Virgens, secretários Walter Pinheiro e Rui Costa.

O posto instalado dentro do hospital atenderá pacientes com dengue de toda região. O subsecretário Amauri Teixeira, disse que "o governo está atento ao aumento dos casos de dengue na Bahia. Estão funcionando, mas de 15 centros de hidratação na capital e no interior do estado, implantados em menos de um mês, com a finalidade de reduzir as filas de espera nos hospitais públicos, devido à epidemia de dengue no estado.
O número de mortes por dengue tem diminuído na Bahia após as medidas implementadas para combater a doença”, disse Amauri Teixeira.

- Irecê foi um dos municípios contemplados com o serviço Disque Dengue, que já está funcionando da seguinte forma: qualquer cidadão pode ligar para o 0800 723 7733 e fazer sua denúncia ou solicitação de visita. As denúncias serão registradas em um sistema ao qual a Secretaria de Saúde do município tem acesso e encaminhadas para a Vigilância Sanitária, que tomará as medidas corretas.

Segundo o prefeito José das Virgens, a Sala de Hidratação, conta com uma capacidade para atender 100 pacientes/dia, está equipada com 20 poltronas acolchoadas, uma sala de emergência com dois leitos, dois consultórios e uma sala para triagem, permitindo ao hospital, um melhor acolhimento às vítimas da dengue de toda a região.

O estado da Bahia já passou de 32 mil o número de casos de dengue notificados em 2009. Até a terceira semana de março, a Sesab registrou 32.306 notificações em 262 (65%) municípios baianos. Isso significa que, nos primeiros 75 dias deste ano, a Bahia registrou uma média de aproximadamente 430 novos casos de dengue a cada dia. O número que pode ser ainda maior por conta das subnotificações e casos menos graves, quando o paciente é tratado em casa mesmo.

Os casos referentes às 10 primeiras semanas de 2009 representam um aumento de 305% com relação ao mesmo período de 2008, quando foram registrados 7.975 casos. Em menos de três meses, os números referentes a 2009 já se aproximam do total de casos registrados em 2008, quando foram notificados 37.273 doentes. Os casos graves notificados da doença já ultrapassam 600, mas até agora a Sesab confirma 248. (CR).
 
 

 
 
 
 
 
Copyright © EXPOVIDEO - Todos os direitos reservados