GOOGLE ORKUT YOU TUBE FLICKR DOWNLOD Quem Somos Fale Conosco  
   
 

PRINCIPAL| ESPORTE POLÍCIAREGIONAL |POLÍTICANEWSVITRINE| COLUNA SOC.| POESIAS | VARIEDADE

   
   
 
 
Roda de conversa na praça Roberto Cintra, em Ipirá (BA) | Foto: © Ipirá Negócios em (31/03/2019)
   
   
 
'RODA DE CONVERSA', OS BASTIDORES DA POLÍTICA EM IPIRÁ
 
 
Divino Espírito Santo, Quarteis, Extraterrestres e Facadas profundas em Jurandy Oliveira, em Ipirá
 
     
    Por Orlando Santiago Mascarenhas
ipiranegocios.com.br
03/12/2022
   
Continua Depois da Publicidade
   
     
    'Roda de Conversa', os Bastidores da Política em Ipirá
     
   
Neste último domingo (27/11), a 'Roda de Conversa' espontânea, entre amigos ipiraenses, que geralmente acontece todos os domingos, na praça Roberto Cintra, estava animada.

Se você quiser ficar por dentro dos bastidores da política de Ipirá (BA), cidade localizada na Bacia do Jacuípe, a 210 km da capital do Estado, certamente você terá que participar deste encontro democrático.

Na 'Roda de Conversa', a democracia é plena. É o lugar onde o cidadão pode se informar dos últimos acontecemos políticos da cidade; saber das ‘espertezas’ que rolam nos bastidores; criticar ou defender o governo; de dizer umas verdades e umas indiretas aos que se fazem as vezes de inocentes e cegos em relação as questões políticas locais, etc. Nada de virtual. Tudo isso com a sensação do 'olho no olho' e as vezes ainda com um 'chega pra lá' com o jeito típico do povo nordestino, as vezes másculo (característica que na verdade está ficando rara).

Em sua essência a 'Roda de Conversa' é composta por correntes de pensamentos diversos. Os seus participantes poderiam ser classificados como pessoas que se identificam com os grupos, 'Jacu', 'Macaco', bolsonaristas, anti-bolsonaristas, de direita e extrema-direita, de esquerda e extrema-esquerda, de humanistas, comunistas, etc. Vale destacar que de vez em quando suspeita-se da infiltração proposital, no grupo, dos famosos ‘Leva e Traz’ (também conhecidos como fuxiqueiros, ou fofoqueiros, ou ainda olheiros a serviço de sabe-se lá quem).

Particularmente sou um grande admirador do encontro. A 'Roda de Conversa' lembra a Grécia antiga (2000 a.C. a 1200 a.C.), onde em Atenas os homens livres podiam debater questões políticas em praça pública.

Defendo a 'Roda de Conversa' na perspectiva que toda forma de discussão política, com exceção das ideologias nazista, fascista e suas semelhantes, certamente vale a pena. A meu ver política é coisa séria, não devendo ficar restrita só aos círculos políticos no poder. Quanto mais o povo, a imprensa, se inteirar, participar e defender as questões que envolvem o que é público, melhor.

A 'Roda de Conversa', em Ipirá, já contou com a participação de ilustres ipiraenses, dentre eles, por mais de uma vez, a do deputado Jurandy Oliveira.

No encontro, rola temas concernentes a política local, nacional e mesmo internacional. O ponto forte do evento é o respeito (na maioria das vezes) aos participantes, por mais absurdo do que possa ser levantado, defendido ou acusado, os temas expostos e abordados.

Enfim, a 'Roda de Conversa' da praça, já faz parte da cultura ipiraense. É um encontro salutar, onde prevalece o respeito (quase sempre), a pluralidade de ideias, e os valores democráticos.

Para dar 'moral' a 'Roda de Conversa', um incentivador e assíduo participante do encontro é o Professor e Historiador Agildo Barreto, que na verdade, participa mais ouvindo os casos levantados, do que efetivamente os levantando.

     
   
   
     
   
Pedidos de Socorro ao Divino Espírito Santo, aos Quarteis e aos Extraterrestres
     
   
Lembrando o momento político atual, apoiador das liberdades democráticas, o meu maior temor era que os bolsonaristas tivessem sucesso nas suas orações por socorro, com os pedidos de ajuda ao DIVINO ESPÍRITO SANTO, AOS QUARTEIS E AOS EXTRATERRESTRES, no intuito de cancelar as Eleições para Presidente da República.

Pois, certamente caso houvesse o cancelamento das eleições, como muitos bolsonistas queriam, o caminho para um golpe de Estado era visível e forte.

Logo, com um golpe militar em andamento, em Ipirá, uma das primeiras providencias do setor de inteligência das forças armadas provavelmente seria acabar com este Grupo da 'Roda de Conversa'.

Levando em conta que para muitos que são a favor da ditadura, este Grupo, além de perigoso, estaria infiltrado de conspiradores, não passando de uma célula conspiratória, uma centelha do marxismo-leninismo, uma faísca subversiva da esquerda vermelha internacional, que fica de olho nas ações governamentais, tramando contra a ordem estabelecida e vigente no Nordeste do Brasil.
     
   
   
Imagem meramente ilustrativa | Foto: Reprodução
     
   
'Facadas Profundas, mas não Mortais’ no Deputado Jurandy
     
   
Neste último encontro, a conversa estava animada. Na 'Roda de Conversa' rolou discussões exaltadas, francas e animadas.

Neste recente encontro, um dos participantes, arquitetando teorias da conspiração 'Jacu X Macaco', questionou diretamente a um dos integrantes do grupo, sobre a ausência de Jurandy Oliveira, nos últimos atos da administração local.

O questionamento notou-se aprovado por todo o Grupo, que esperava ansiosamente uma explicação esclarecedora, expressiva e convincente.

O provocado, sabidamente um grande apoiador do Grupo 'Macaco', que ocasionalmente comparece ao encontro, disse de forma enfática:

"Nada demais! Jura, juntamente com a sua esposa, a vice-prefeita, está em repouso. Certamente encontra-se descansando dos últimos embates das eleições no Estado".

Um outro participante rapidamente respondeu: "É, está em repouso. Bem colocado de sua parte. Mas certamente o repouso de Jura tem mais a ver com as 'facadas profundas nas costas', que ele tem recebido nos últimos meses".

Ainda, um outro participante do grupo, querendo 'colocar lenha na fogueira', complementou:

"Mas é bom ficar claro que a 'facada' pode ter sido profunda, mas está longe de ser mortal. Reforçando que Jura, agora residindo em Ipirá, poderá de sua residência formar uma base solida. Ressalvando que o homem é um político carismático, conceituado, de reconhecido mérito e popularidade. Ainda, possuidor de uma experiencia política articuladora, competente e comprovada. Um político com uma experiencia forjada com a idade e nos embates políticos. Enfim, um político possuidor de grande experiencia, adquirida no trato com o homem do campo e no legislativo baiano".

O provocado, prontamente respondeu: "O homem é assim, essa imensidão toda, é?"

Depois disso, o suspense foi grande, um silencio pairou no ar, lembrou aqueles momentos estranhos que antecedem as tempestades, onde depois vem os trovões, raios e furacões.

Bom, mas foi só suspense, não veio tempestades, nem raios e furacões, quando a conversa prometia literalmente ‘virar uma batalha acrescida de uma tempestade’, o provocado, que esclareceu, mas não convenceu, sobre o sumiço de Jura, disse:

"A insinuação sobre o desaparecimento de Jura, não passa de uma falácia, mais uma teoria de conspiração. Mas, infelizmente já está dando 12 horas, eu e a minha esposa marcamos para almoçar na casa da mãe dela. E vocês sabem como são almoços marcados para acontecer na casa da sogra, tem que ser pontual. Mas prometo que na próxima 'Roda de Conversa', eu vou provar e ‘jogar na cara de vocês’ que não houve as tais 'facadas profundas', como vocês insinuam, e que na verdade a desaparição de Jura, deve-se simplesmente a descanso e nada mais".

O problema maior destes encontros é que quando a coisa começa a esquentar, iniciam também as desculpas para as fugas. Tal ação escapatória, quando acontece, acaba tirando dos participantes o sabor do clímax do embate verbal. É o tipo da coisa que aperta e excita, bota e não chega lá, ficando um ar brochador e de frustação, de um confronto que prometia render muito 'Pano para mangas', mas que foi abortado logo depois do início.

Mas será que vai ter revanche, as 'facadas profundas' em Jura serão falsas e 'jogadas na cara' do Grupo? O afastamento de Jura deve ser só para descanso, ou será apenas mais uma falácia, uma teoria da conspiração? Haverá esclarecimentos de maneira convincente no próximo encontro?

Na verdade, eu duvido. O provocado não deve nem mesmo novamente lá comparecer. A meu ver, como 'Macaco' irritado, ele está mais para 'Mico' do que para 'Gorila'.

Mas, como geralmente acontece no encontro, assim que o fujão se retirou, logo outro assunto imediatamente entrou em pauta.

Um dos participantes estimulou o Grupo, dizendo: "Eu gostaria que um vereador, ou até mesmo o ex-vereador Rafael estivesse aqui para que fosse questionado sobre um contrato, que um Blog da cidade mencionou recentemente", disse o participante.

Como ninguém aparentou nada responder, ou entender o colocado, o argumentador disse: "Mas na falta de Rafael, ou de um vereador, Orlando, na qualidade de jornalista, também poderia fazer uma explanação sobre o assunto, dizer o que ele acha".

Bom, aí eu apelei para o bom senso, e intuitivamente achei que era hora da 'fuga', logo dando a desculpa que estava com tremenda dor de barriga, assim, rapidamente escapando, indo embora.

Até a próxima 'Roda de Conversa', ou quando passar a dor de barriga.

     
    Para pensar
   
"Quem da facada pelas costas um dia leva também, certas coisas a gente paga aqui na terra, nunca se esqueça disso".Tiago ap
     
   
Sobre o Autor
Orlando Santiago Mascarenhas - Formado em Jornalismo/Comunicação Social e Direito, pela Unidade de Ensino Superior de Feira de Santana (UNEF) / Criador e Fundador do site Ipirá Negócios em 20/04/2006. Fone: (75) 99119-9017 | e-mail: osm2112@gmail.com | facebook
OBS: Sempre que for necessária a reprodução total ou parcial de texto/fotos, solicitamos que o Autor e Site sejam divulgados como fonte.
     
   
     
     
   
Frase do Dia
     
   
   
Reprodução/Instagram
     
   
“Você já me viu alguma vez questionando eleição? Não, nem vai ver. Ninguém vai questionar as eleições. Agora, a gente vai olhar para a frente”. (Tarcísio de Freitas, o candidato de Bolsonaro eleito governador de São Paulo) Metrópoles / Blog do Noblat - 02/12/2022
     
     
   
Vídeo destaque
   
Idoso dado como morto acorda cinco horas depois na funerária'
     
   
   
Cidade Alerta Record
     
     
   
Charge do Dia
   
Falta pouco
     
   
   
     
     
   
FRASES TOP
     
   
     
     
   
Tiras para relembrar
     
   
   
Mafalda / Quino
     
     
   
 
     
     
   
    contador de visitas
     
   
VEJA TAMBÉM
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
MAIS ACESSADAS
 
 
 
"IPIRÁ NEGÓCIOS dá Existência Pública aos Eventos e as Notícias Acontecem"
 
   
     
   
 

Google   |   Orkut   |   You Tube   |   Flickr   |   Download   |  Quem Somos   |   Fale Conosco

Copyright (c) 2009 EXPOVIDEO - Todos os direitos reservados