GOOGLE ORKUT YOU TUBE FLICKR DOWNLOD Quem Somos Fale Conosco  
   
 

PRINCIPAL| ESPORTE POLÍCIAREGIONAL |POLÍTICANEWSVITRINE| COLUNA SOC.| POESIAS | VARIEDADE

   
   
 
 
Foto: Reprodução
 
 
DOCUMENTÁRIO
IPIRÁ E 'A COBRA DE AÇO'
 
     
    Por Orlando Santiago Mascarenhas
ipiranegocios.com.br
10/12/2022
   
Continua Depois da Publicidade
   
     
   
Documentário, 'A Cobra de Aço'

O Documentário, ‘A Cobra de Aço’, produzido há diversos anos, contém imagens de uma campanha política em Ipirá (BA), cidade localizada na Bacia do Jacuípe, a 210 km da capital do Estado, no início da década de 2000.

A obra audiovisual, produzida com a participação/colaboração de amigos e empresas ipiraenses, ou ligadas ao município, é uma idealização do Professor e Historiador Agildo Barreto.

Com a vontade de realizar, mas sem recursos financeiros, as imagens foram produzidas de forma precária e analógica, ainda acontecendo que quando as fitas foram levadas para a transcrição analógica/digital, algumas partes tinham sido tomadas pelo mofo. Mas, mesmo assim prosseguiu-se com a realização do projeto, pois, a obra não pretendia identificar pessoas, o que importava, na essência, era que a mensagem principal fosse passada ao público, e assim acontecesse a obtenção do resultado buscado.

Vale destacar que o Documentário, na época, em sua exibição, lotou o cinema local durante três dias seguidos. Ainda ressalvando que em sua estreia, os componentes do documentário, foram aclamados, momento em que a antessala do cinema ipiraense, embora na caatinga nordestina, tomou ares hollywoodianos.

Na obra, o autor busca mostrar de forma didática e documentada, todo um processo persuasivo, usado durante uma campanha eleitoral, que na verdade foge e leva a dissociação dos aspectos essenciais, que deve ser buscado, debatido e analisado na sociedade.

A composição literária, ‘A Cobra de Aço’, que dá o nome ao Documentário, inclusive recitado durante a execução do vídeo, é parte integrante do livro ‘A Praça da Bandeira e outras bandeiras’, também do mesmo autor.
     
   
Continua Depois da Publicidade
   
     
   
'A Praça da Bandeira e outras bandeiras', no Amazon

‘A Praça da Bandeira e outras bandeiras’, é um trabalho literário, não necessariamente histórico, sendo caracterizado como Romance-histórico, abordando a saga dos pioneiros na ocupação do semiárido na região de Ipirá.

A obra narra a coragem, a luta, a teimosia e as atribulações de um povo sacrificado, mas que possui um vigor inquebrantável. Um povo que mantém a esperança renovada a cada chuva, a cada eleição, a cada promessa feita, mesmo sem alcançar "tempos alvissareiros".

Agildo Barreto embarcou de corpo e alma neste trabalho com a intenção de resgatar e valorizar o lado humano do catingueiro oprimido e explorado. O leitor vai encontrar histórias de amor e ódio, sonhos e pesadelos, crimes e atribulações de jagunços e senhores produzidos na conquista do semiárido baiano. É uma obra de significativa participação literária do autor na historiografia regional (Texto usado na divulgação da obra).

‘A Praça da Bandeira e outras bandeiras’, pode ser adquirido através do site AMAZON (Veja aqui).

A Cobra de Aço na internet (Ipirá Negócios/YouTube).


Visando contribuir com o processo histórico e antropológico de Ipirá, com autorização do autor (Agildo Barreto), o Documentário ‘A Cobra de Aço’, é agora divulgado na internet (Ipirá Negócios/YouTube).

Veja abaixo o vídeo ‘A Cobra de Aço’

     
   
     
     
   
Frase do Dia
   
Jair Bolsonaro
     
   
   
Jair Bolsonaro Evaristo Sa/AFP
     
   
“Forças Armadas são essenciais em qualquer país do mundo. Sempre disse ao longo desses quatro anos que as Forças Armadas são o último obstáculo para o socialismo” (Jair Bolsonaro, presidente da República, em mais um discurso extremista para estimular pessoas que pedem golpe na frente dos quartéis) – Veja 10/12/2022
     
     
   
Vídeo destaque
   
'Dói na alma': Bolsonaro rompe o silêncio após derrota para Lula | AFP
     
   
   
AFP Português
     
     
   
Charge do Dia
   
Brasil eliminado
     
   
   
     
     
   
FRASES TOP
     
   
     
     
   
Tiras para relembrar
     
   
   
Mafalda / Quino
     
     
   
 
     
     
   
    contador de visitas
     
   
VEJA TAMBÉM
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
MAIS ACESSADAS
 
 
 
"IPIRÁ NEGÓCIOS dá Existência Pública aos Eventos e as Notícias Acontecem"
 
   
     
   
 

Google   |   Orkut   |   You Tube   |   Flickr   |   Download   |  Quem Somos   |   Fale Conosco

Copyright (c) 2009 EXPOVIDEO - Todos os direitos reservados