GOOGLE ORKUT YOU TUBE FLICKR DOWNLOD Quem Somos Fale Conosco  
   
 

PRINCIPAL| ESPORTE POLÍCIAREGIONAL |POLÍTICANEWSVITRINE| COLUNA SOC.| POESIAS | VARIEDADE

   
   
 
 
Ipirá, vista aérea | Foto: © Agência Rossi
   
 
     
IPIRÁ: CAOS, GESTÕES MUNICIPAIS DE FESTAS E FOLIAS
       
     
Para sair do caos, do ciclo de Festas e Folias Ipirá precisa de uma forte oposição política
       
     
Em Ipirá (BA), o Governo anterior foi marcado pela prioridade na realização de muitas Festas e Folias, pagas pelo dinheiro do povo, em todo o município (Gestão Dudy, uma administração de muitas Festas e Folias – 30/11/2024). O novo prefeito de Ipirá, Thiago do Vale, diz que o seu governo é de continuidade do Governo anterior (Dudy).
       
      Por Orlando Santiago Mascarenhas
ipiranegocios.com.br
15/03/2025
     
Continua Depois da Publicidade
       
     
     
       
     
(Ipirá Negócios) - Quase cem dias, quase três meses de Governo e o que marca a nova administração até agora são as animadas divulgações dos festejos Juninos - Em quase três meses de governo, a Nova Gestão Municipal tem sido marcada apenas pelo entusiasmo como vem celebrando a divulgação dos contratos de Bandas/Artistas, das melhores do Estado, onde pelo ‘andar da carruagem’, a Gestão já mostrou que pretende realizar no município o maior São João de toda a sua história (Ipirá se destaca pelas atrações, e o São João 2025 promete ser um dos melhores da Bahia)

Prioridades do novo governo: realizar o maior São João da história do município - Dentre as Bandas/Aristas contratados, já forram confirmados: MARI FERNANDES, DORGIVAL DANTAS, TARCÍSIO DO ACORDEON, SOLANGE ALMEIDA, IGUINHO E LULINHA, UNHA PINTADA, LIMÃO COM MEL, EDUARDO COSTA (Caos na Saúde pública e Crianças em perigo no Transporte Escolar, mas Ipirá promete o maior São João da história do município).

São João de dez milhões - Pelas Bandas já contratadas, pela propaganda entusiasmada realizada pela prefeitura com a celebração a cada nova contratação efetuada e pelos depoimentos de Vereadores oposicionista, a festa junina facilmente passará dos dez milhões de reais.

Desde o início da Gestão atual o São João é a prioridade da Nova administração municipal - Dos discursos proferidos pelos vereadores, Laelson Neves e Divanilson Mascarenhas, na sessão parlamentar da Câmara Municipal, no dia 11 de março do corrente ano (Caos na saúde em Ipirá, mas a Gestão Municipal promete o melhor São João de todos os tempos), fica claro que Ipirá é um município de grande extensão territorial, com milhares de problemas e demandas urgentes e necessárias de soluções.

Mas apesar de tantos problemas, tantas necessidades, de tanto sofrimento nas camadas mais pobres do município que precisam da assistência municipal, dentre elas a saúde pública, ainda assim, a Nova Gestão municipal, em seus primeiros quase 100 dias de administração, tem dado atenção prioritária as Festividades Juninas.

O prefeito de Ipirá, Thiago do Vale, diz que o seu governo é de continuidade (Gestão Dudy, uma administração de muitas Festas e Folias 30/11/2024) - O prefeito do município Thiago do Vale, disse na abertura dos trabalhos legislativos, no dia 18/02 (Câmara Municipal de Ipirá reabre os trabalhos legislativos), que a sua administração é de continuidade do Governo anterior (Dudy).

É visível, que desde a gestão passada, parece existir um interesse claro em priorizar e patrocinar com a verba pública, com o dinheiro da população, festas populares para o povo, em todo o município, onde a Gestão parece ensandecida em continuar realizando prioritariamente Festas populares para o povo (pão e circo), em prejuízos do Desenvolvimento Rural e Urbano, da falta de Transparência Governamental, da Geração de Empregos, da qualidade da Prestação de uma saúde pública adequada que atenda humanamente os cidadãos ou cidadãs do município, uma Educação pública de qualidade aliada a um transporte estudantil que seja seguro para o estudante ipiraense.

FESTAS DE CAMISA
- O ideal é que no São João se tenha muitas festas, dentre elas as antigas ‘Festas de Camisa’, mas patrocinadas pela iniciativa privada, mantidas pelos esforços de um empresário ou por um grupo de pessoas em particular, e não pagas pela verba pública, como tem acontecido em Ipirá nos últimos anos.
       
      LEIA TAMBÉM
     
       
     
FESTAS, UM CAMINHO FÁCIL PARA A CORRUPÇÃO
       
     
Festas, um caminho fácil para a ilegalidade e a falta de transparência com a verba pública - Inegavelmente que festas tem seus benefícios, mas eles são passageiros. Em hipótese alguma as festas populares podem ser uma prioridade de uma Gestão administrativa.

Além das festas gerarem empregos e renda por um período de tempo muito curto, inegavelmente vai sair muito mais dinheiro do que vai ficar no município.

Contratação de Bandas e Artistas contam com a inexistência da necessidade de Tomada de Preços e licitações. Para os governos que não são sérios e não primam pela importância de terem prioridades com o bom uso da verba pública, a inexistência da necessidade de Tomada de Preços e Licitações é um caminho fácil para aqueles que desejam realizar superfaturamentos, onde se conhece casos em todo o Brasil de contratações de Bandas e Aristas por valores absurdos, onde fica difícil para a Transparência Governamental poder comprovar o ato ilegal, a falta de transparência nas contratações festivas.

Com a falta de transparência e a dificuldade de se comprovar o ilícito, em muitos casos de contratações de Bandas, dentre os valores contratados, só uma pequena parte dela vai realmente para as mãos do artista contratado. Logo, AS FESTAS PODEM SER UM MEIO, MUITAS VEZES DE UMA FONTE DE RIQUEZA ILÍCITA COM O QUE É DO POVO, COM O QUE É DO MUNICÍPIO.
       
      LEIA TAMBÉM
     
       
     
IPIRÁ: CAOS, DESENVOLVIMENTO RURAL E URBANO ESTAGNADO
       
     
O QUE IPIRÁ TEM? OU MELHOR, O QUE IPIRÁ NÃO TEM ??? - Ipirá, uma administração caótica, um Município com o desenvolvimento Rural e Urbano estagnado – No momento, e nos últimos anos o município de Ipirá parece estar estagnado, ‘andando a passos de tartaruga’ sem visível crescimento Urbano e Rural, sem trazer indústrias para o município, onde a maior indústria do município fechou as suas portas na Gestão Passada (Despedida: Paquetá Calçados comunica encerramento das atividades em Ipirá | Ipirá Notícias - 15/12/2023), sem gerar um único emprego pela iniciativa/gestão pública, com sérios problemas nas áreas de saúde, com educação precária, com um transito caótico, estradas esburacadas, onde nunca concluiu o seu Matadouro municipal, onde joga o lixo em espaço aberto e não apropriado, que não tem nem mesmo uma Delegacia de Polícia em tempo integral, que não possui uma Polícia Técnico-Científica (PTC) e Instituto Médico-Legal (IML) - órgãos responsáveis por realizar exames de Corpo de Delito, que não possui ambulância UTI ou mesmo Simi-intensiva, onde nunca colocou os prometidos leitos UTI em operação, onde pasmem: o hospital recebeu um moderno Mamógrafo (aparelho de raios-X que permite obter imagens das mamas) na gesta anterior (Dudy) mas a prefeitura nunca se interessou na instalação do importante aparelho, onde a administração pública usa um transporte educacional precário sem Monitores escolares em uma situação que acabou matando uma criança de 5 anos na Gestão anterior (Estudante de 5 anos morre após cair de van escolar em movimento | g1 – 28/02/2024).

Município de aposentados, pensionistas e recebedores do Programa Bolsa Família - Do quadro de deficiência e atraso do município, onde se for tirada as Aposentadorias do INSS e os Auxilio Bolsa-Família, nota-se claramente a existência de um município formado de idosos, onde a juventude ou trabalha na prefeitura, ou são obrigados a partirem para outras localidades em busca de educação e emprego.
       
      LEIA TAMBÉM
     
       
     
OPOSIÇÃO POLÍTICA URGENTE E NECESSÁRIA
       
     
Reformulação do poder político local - Da situação visível atual do município nota-se claramente que é preciso com urgência, mais do que nunca da existência na política de uma reformulação do poder político local, onde uma oposição forte e atuante no município se faz urgente e necessária, para assim o município novamente retomar a rota do desenvolvimento para todos e não apenas para os apadrinhados/afilhados/familiares políticos e mais uma meia dúzia de empresários privilegiados pela administração municipal.

Povo pobre, que mais precisa do serviço público de saúde de Ipirá tem sido severamente penalizado – O município encontra-se carente de um atendimento humanizado, a oferta a uma saúde pública de qualidade, que na maioria dos casos é utilizada pela parcela mais pobre do município deve sempre ser uma prioridade governamental.

Saúde Pública desumana, humilhante, vergonhosa e vexatória – (BARRACO NO HOSPITAL DE IPIRÁ - "Hospital de Ipirá tá um chiqueiro de porcos", diz homem contrariado – 18/02/2025) No momento a Gestão Municipal de Ipirá tem apresentado uma prestação pública de saúde vergonhosa e vexatória. Costumeiramente, quase todos os dias a população mais penalizada do município, tem se queixado, desabafado, protestado, tem colocado a ‘Boca no Trombone’, através das emissoras de rádio do município, que felizmente abrem os seus microfones e dão voz a quem não tem, e assim prestam um grande serviço social a população sofrida e esquecida deste grande município, que costumeiramente são lembrados e abraçados por muitos políticos na época das eleições, mas depois esquecidos.

Necessidade de uma política oposicionista forte e determinada - No momento, para o município tentar sair da continuidade de Gestões que priorizam Festas e Folias pagas com o dinheiro público, uma forte oposição política é necessária. Uma oposição forte pode apontar erros absurdos, tirar o município da estagnação em que se encontra, e empurrar o município para dias melhores.

Com uma forte oposição política, o município, a exemplo de Itaberaba, pode reencontrar o caminho da Geração de Empregos, Saúde Pública adequada para a sua população e Educação de qualidade para os seus estudantes.

O papel dos vereadores oposicionistas deve ser o de fiscalizar a administração, os atos governamentais. O verdadeiro vereador deve atuar como agente capaz de aperfeiçoar propostas de governo, deve buscar dar voz a quem não tem voz, levando ao plenário, as discussões das demandas e insatisfações populares.

É a oposição política quem empurra o município, é quem na verdade aponta os caminhos, principalmente os caminhos dos mais necessitados, dos que mais precisam dos serviços públicos eficientes. Na maioria das vezes quem está na situação pode ter um comportamento de manter privilégios, manter os seus benefícios já assegurados pela sua posição já garantida.

O verdadeiro oposicionista e parlamentar, no fundo busca ajudar o governo a errar menos e administrar melhor recursões e verbas municipais, mostrando caminhos nas suas críticas, apontando equívocos e destacando as consequências de desacertos e denunciando erros e omissões.

Oposição competente contribui para se alcançar o objetivo da ação política. Além disso, o político oposicionista deve ter propostas e apresentar caminhos diferentes dos atuais para garantir maior eficiência do setor público e possibilitar o crescimento municipal.

       
      LEIA TAMBÉM
     
       
     
PREFEITO, VEREADORES E SECRETÁRIOS DO MUNICÍPIO SÃO MUITO BEM PAGOS PELO POVO DE IPIRÁ
       
     
Sempre que possível vale a pena divulgar os valores pagos aos agentes públicos, em especial aos vereadores ipiraenses, na atual Gestão. (Câmara aprova e prefeito de Ipirá receberá salário maior que prefeito de Salvador (06/07/2024).

A tabela abaixo com os valores é oportuna para relembrar aos agentes públicos, o quanto eles são tão bem pagos pela sofrida maioria do povo de Ipirá.

Ainda vale lembrar aos vereadores que eles são bem pagos e eleitos para dar voz a quem não tem, fiscalizar a transparência, a coisa pública, fiscalizar a prioridade de aplicação das verbas municipais. Se o vereador não agir assim, ele não estará respeitando os votos que teve, ele estará traindo a confiança dos seus eleitores ipiraenses que pagam o seu salário e os colocaram nesta função de represente do povo.
       
     
     
Tabela: Bahia News
       
     
Orlando Santiago Mascarenhas (autor)
Formado em Jornalismo/Comunicação Social pela Faculdade de Ensino Superior de Feira de Santana (UNEF). Bacharel em Direito formado pela Faculdade Anisio Teixeira (FAT). Criador e Fundador do site Ipirá Negócios em 20/04/2006 | Redes Sociais: Facebook   |  Instagram  | Twitter (X)  | YouTube
     
contador de visitas
      LEIA TAMBÉM
     
     
     
Veja Também
       
     
       
       
     
       
     
     
     
       
     
       
     
     
       
       
     
     
       
     
       
       
     
       
       
     
       
       
     
       
     
Veja Também
       
     
       
       
     
       
     
     
       
     
     
       
       
     
"IPIRÁ NEGÓCIOS dá Existência Pública aos Eventos e as Notícias Acontecem"
 
     
       
   
 

Google   |   Orkut   |   You Tube   |   Flickr   |   Download   |  Quem Somos   |   Fale Conosco

Copyright (c) 2009 EXPOVIDEO - Todos os direitos reservados