Baixa Grande discute nova política cultural para a Bahia
 
Cristina Ribeiro Tribuna da Bahia (sucursal Ipirá-Ba)
 
   
  Visando consolidar a união entre a sociedade civil e Governo na formulação e execução de políticas públicas de cultura, foi realizada no último dia 5 de outubro,no município de Baixa Grande, a I Conferência Municipal de Cultura .

Mais de 300 pessoas participaram e elegeram seus representantes. O tema geral da conferência foi "Qual o lugar da Cultura no município?" Durante o encontro foram discutidos os sub-temas Políticas e gestão cultural, Patrimônio material e imaterial Audiovisual, radiodifusão e culturas digitais e Expressões Artísticas". A Conferência de Cultura mobilizou artistas da cultura popular, intelectuais, grupos e entidades culturais, estudantes, professores e representantes de diversos setores da Prefeitura. Juntos, os participantes discutiram a implementação do Plano Municipal de Cultura; elaboraram propostas e elegeram delegados para a Conferencia Regional que será realizada em Baixa Grande dias 13 e 14 de outubro no CTL a partir das 10:00 horas da manhã.A 2ª Conferência Estadual de Cultura, será realizada pelo Governo do Estado, de 25 a 28 de outubro em Feira de Santana.

Encontros territoriais – Além de Baixa Grande, outros 25 municípios baianos sediam os encontros territoriais de cultura no período de 17 de setembro a 18 de outubro. A Bacia do Jacuípe abrange 1,9% da área total do estado, com 10.604km². A população representa 1,8% da Bahia, com 237.258 habitantes. A participação no PIB baiano atinge a marca de 0,6%. O patrimônio cultural material é composto por 12 bibliotecas públicas, cinco estádios e ginásios poliesportivos, um cinema, uma sala de espetáculo e um ponto de cultura. O território é composto pelos municípios de Baixa Grande, Capela do Alto Alegre, Gavião, Ipirá, Mairi, Nova Fátima, Pé de Serra, Pintadas, Quixabeira, Richão do Jacuípe, São José do Jacuípe, Serra Preta, Várzea da Roça e Várzea do Poço.

"Todo o material levantado na Conferência servirá de subsídio não apenas para o Sistema Estadual de Cultura, mas também para a Conferência Nacional de Cultura, que deve acontecer em 2008", explica o secretário de Cultura da Bahia, Márcio Meirelles. Segundo ele, a Conferência pretende "colocar a Bahia de novo como referência na produção cultural do Brasil".

Segundo a secretária de educação de Baixa Grande Juanita Souza Rios Sena, "a Conferência Municipal de Cultura é o momento em que a sociedade civil e as organizações que têm interesse em discutir a concepção de cultura da cidade se reúnem para traçar um plano municipal e, ao mesmo tempo, influenciar as mudanças que têm sido realizadas nessa esfera pelo Governo do Estado" , afirmou.Durante a conferência, os participantes assistiram a uma apresentação exclusiva da peça teatral "Os Legais".