As Conselheiras Tutelar de Ipirá Márcia,Ivólia,Nildes,Nete e Edna
 
Eleito o novo Conselho Tutelar de Ipirá.
      Cristina Ribeiro
 
Foi realizado neste último domingo,dia 16 de dezembro,a eleição dos novos conselheiros do Conselho Tutelar de Ipirá,gestão (2008 á 2010). Apesar do grande número de eleitores que compareceram a Escola Polivalente,a eleição transcorreu um pouco tumultuada,pelo fato da eleição ocorrer apenas em uma escola.Durante todo o dia os eleitores se dirigiram aos locais de votação, para votar em até cinco candidatos.O número de eleitores votantes foi 3545,os votos em branco foram 94 e 85 nulos.As urnas foram cedidas pelo Tribunal Regional Eleitoral e o pleito começou às 8 horas.Teve pessoas que não conseguiram votar por causa das filas e a chuva que começou a cair por volta das 16:00hs.A apuração dos votos ocorreu na tarde de segunda-feira.
Na eleição concorreram 35 candidatos disputando cinco vagas, para as quais foram eleitos os conselheiros; Ivòlia,Nete,Edna,Nildes e Márcia. Segundo a promotora dos Direitos da Criança e do Adolescenteda, drª Maria de Jesus, o resultado da apuração de votos foi o seguinte: Ivólia 801;Nete 624;Edna 591;Nildes 562 e Márcia 542.Todas essas cinco candidatas foram as mais votadas e os demais serão considerados suplentes nos termos da Lei nº 293/98.Os cinco candidatos que ficaram como suplentes;Antônia Ionara 459; Taise 396;Edna de Jaime 383;Fernanda 369 e Mônica 365.
O Conselho Tutelar de Ipirá é um órgão permanente, com a autonomia conferida pela a Lei nº 8.069/90 do Estatuto da Criança e do Adolescente, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente. É formado por cinco membros, com mandato de três anos e remunerados pela Prefeitura Municipal de Ipirá.
Segundo a promotora Maria de Jesus, a escolha dos membros do Conselho Tutelar além de garantir os direitos da criança e do adolescente é um exercício de cidadania.
Com cerca de 70 mil habitantes,Ipirá integra a Região da Bacia do Jacuípe e convive com problemas comuns aos grandes centros. As conselheiras Edna e Márcia, que assumem uma vaga de conselheiras pela segunda vez, agradeceu a todas as pessoas que confiaram em seus trabalhos e destacaram a importância da união entre as companheiras de conselho, para que o trabalho possa ser realizado com mais eficiência na defesa dos direitos das crianças e adolescentes de Ipirá.As conselheira Ivólia ,Nete e Nildes salientaram que estão muito animadas para os novos cargos que vao assumir e que o principal objetivo é realizar um grande trabalho em conjunto.
 
 
 
 
 
 
 
Promotora Maria de Jesus fiscalizou a eleição do Conselho Tutelar