A Eleição do Conselho Tutelar de Ipirá
              Por:Cristina Ribeiro-Correspondente da Tribuna da Bahia, em Ipirá
 
   Prezado Leitor.

Cinco representantes da comunidade trabalham diariamente em Ipirá para defender os direitos das crianças e adolescentes. São chamados de conselheiros tutelares. Conselheiros porque conversam com as famílias dos jovens em risco, aqueles que foram agredidos, estão usando drogas ou mesmo envolvidos em casos de violência, inclusive sexual. Tutelares porque, como o próprio nome diz, protegem, defendem esses jovens para que possam crescer de forma digna e se tornar bons cidadãos.
É um trabalho difícil, pois lidar com o ser humano em casos de situação extrema é algo que necessita de muita aptidão e devoção. Por isso, os conselheiros são assalariados, para garantir ampla dedicação.Cada um recebe dois salários mínimos do município, para um mandato de três anos. E como exercem um mandato, são escolhidos pelo voto.O seu voto.
Mesmo realizando um serviço tão importante para a comunidade, poucas pessoas sabem como são escolhidos.Aliás, a grande maioria não sabe ao menos o que é Conselho Tutelar.
Como a eleição não é obrigatória, comparecem amigos, parentes e conhecidos dos candidatos. Os cinco representantes da comunidade devem ter lisura e moral suficiente para aconselhar alguém, ajudar uma família a se reestruturar.Não podem começar a carreira envolvidos em qualquer problema ou irregularidade. E a comunidade deve escolher, participar, saber quem são os atuais 34 candidatos.


Seu Voto é Importante.

Então,caro leitor, deixe de apenas reclamar e criticar e faça sua parte.Cada eleitor pode votar em cinco conselhieros.Das cinco conselheiras atuais, três estão concorrendo à reeleição.
Os novos conselheiros tutelares serão escolhidos no dia 25 de novembro. A eleição será realizada na escola Polivalente,das 09:00 hs ás 17:00 hs.
Antes de argumentar que não tem tempo para esse tipo de coisa, pare e reflita. Violência social, drogas entre outros problemas envolvendo crianças e adolescentes não escolhem família ou classe social. Hoje, é o seu vizinho, um conhecido, um parente. Amanhã, seu filho. Então, por que não é importante escolher as pessoas que um dia poderão estar envolvidas com sua família? Ou sua família também não é importante?

Atenciosamente:

Cristina Ribeiro

E-mail:crisvribeiro@hotmail.com