Promotora da Comarca de Ipirá Maria de Jesus
 
Golpe contra aposentados em Ipirá
Criz Ribeiro(da Sucursal de Ipirá)
 
Os bandidos estão cada vez mais ousados em Ipirá e região quando o objetivo é conseguir a documentação ou o cartão de saque de benefícios previdenciários de aposentados e pensionistas. Eles estão indo direto à casa das vítimas menos esclarecidas, de preferência. A promotora de Justiça da Comarca de Ipirá,Maria de Jesus, está denunciando a ocorrência de golpes contra aposentados. Segundo ela, a fraude consiste em realizar empréstimo consignado em nome dos idosos que só descobrem no mês seguinte quando vão sacar o benefício e descobrem o desconto.A promotora recebeu várias denúncias. Drª Maria de Jesus, acredita que se trata de uma quadrilha, que age no município.

A aposentada C.M,procurou a nossa reportagem e ficou surpresa quando ao sacar a sua aposentadoria viu que recebia R$ 105 a menos. Procurou o INSS e descobriu o motivo: um desconto para pagamento das parcelas de um empréstimo de R$ 5 mil.O problema, conta, é que ela não fez nenhum empréstimo.C. M. destaca ainda que não teve seus documentos roubados. "De alguma maneira falsificaram todos os meus documentos e eu em casa sem saber de nada sou surpreendida com uma notícia dessa", lamentou.

Segundo a promotora, o estelionatário obtém o número do benefício do aposentado e outros dados pessoais. Eles são usados na falsificação de documentos que servem para conseguir empréstimos junto a bancos e financeiras que mantêm convênios com o INSS para desconto em folha - o chamado empréstimo consignado. A instituição financeira autoriza o empréstimo, que é reconhecido pelo INSS. O dinheiro é depositado numa conta indicada pelo estelionatário e os descontos começam a ser feitos, a cada mês, no benefício do aposentado.

Para evitar que aposentados e pensionistas caiam em golpes de estelionatários, a promotora esclarece que o empréstimo para aposentados com desconto no benefício é feito apenas por instituições financeiras que possuem convênio com a Previdência para esse fim. O INSS e seus servidores não fazem esse tipo de operação. A promotora destaca, também, para que o segurado nunca passe dados cadastrais por telefone e caso receba ligações nesse sentido,ou visitas em suas residências, denuncie na delegacia de polícia.O aposentado ou pensionista que estiver interessado em obter empréstimo com desconto no benefício pode conseguir mais informações pelo site da Previdência Social na Internet, que é www.previdencia.gov.br, no link empréstimo consignado (onde constam os juros cobrados pelos bancos), ou procurar um dos 28 bancos que já fizeram convênio com o INSS.

Fugindo do prejuízo


A promotora pede que as vítimas entrem na Justiça para conseguir a suspensão do pagamento das prestações. "O próprio banco e até o INSS devem exigir do corretor que intermediou o empréstimo a confirmação da assinatura em cartório do aposentado", recomendou Maria de Jesus."Quando o segurando identifica um desconto que ele não fez, ele pode procurar o INSS através do telefone 135, através da página do ministério na internet ou mesmo numa agência da previdência social, que vai registrar sua reclamação e cientificar a instituição financeira para que ela preste informação e prove a regularidade da transação", disse a promotora.
 
  Topo