GOOGLE ORKUT YOU TUBE FLICKR DOWNLOD Quem Somos Fale Conosco  
   
 

PRINCIPAL | ESPORTE POLÍCIAREGIONALPOLÍTICANEWSVITRINE | COLUNA SOC |POESIAS | VARIEDADES

   
   
 
 
                                                                                               Fotos: 104 - Por Orlando Santiago Mascarenhas
 
FALECEU DELORME MARTINS - MÉDICO, LÍDER POLÍTICO
E EX-PREFEITO DE IPIRÁ.
 
   
 
Por Orlando Santiago Mascarenhas    
e-mail: eventos@expovideo.com.br    

05/02/2011  
  
 
Faleceu na manhã desta sexta-feira (4), por volta das 11h, aos 92 anos, vítima de insuficiência cardíaca, o médico, líder político e ex-prefeito Delorme Martins. Delorme teve um mal estar no início da manhã desta sexta-feira, os médicos tentaram reanimá-lo, mas sem êxito.

O corpo do ex-prefeito foi velado em sua residência em Ipirá. Uma missa de corpo presente foi celebrada, neste sábado, (05), às 10h e, em seguida familiares, amigos e a população ipiraense em um grande cortejo acompanharam o carro da funerária até o cemitério onde foi enterrado às 11:30 horas.

O atual prefeito do município, Diomário Sá, decretou luto oficial por cinco dias.

Delorme nasceu em Baixa Grande no ano de 1918, mas foi criado em Macaúbas, cidade próxima. Quando terminou a escola foi para Salvador cursar medicina. Após sua graduação, o então formado doutor voltou à Ipirá para trabalhar com o pai.

Médico, residente de Ipirá-BA, tinha 92 anos de idade e mais de sessenta de exercício da Medicina, continuava atendendo pacientes e amigos em seu consultório no centro da cidade.

Delorme é uma pessoa cuja vida se confunde com a história do município, muito querido, é conhecido pelo povo ipiraense, principalmente, após o período que administrou o município. O líder político era irmão mais velho de Colbert Martins, ex-prefeito de Feira de Santana, falecido em 1994.

Delorme foi a maior liderança da história de Ipirá, será um representante da região que parte deixando sua marca registrada em prol da população local.


Delorme administrou Ipirá no período de 1962 a 1966. A sua gestão foi marcada pela descentralização da administração, criou secretarias, reformulou os Códigos Tributário e de Posturas. No setor de educação, organizou, reaparelhou e criou novas escolas. Entre as obras executadas, encontra-se a recuperação dos esgotos da cidade, construção da escola Rafael Azevedo Silva, Cemitério da sede, Mercado do Povoado do
"João Velho", Curral do Conselho, Cemitério do Povoado "Coração de Maria", Grupo Escolar Maria Bastos Melos, instalação do Fórum, reconstrução do antigo Prédio da Prefeitura e Calçamento de Ruas.

De acordo com o estudante de direito, Marconi Navarro, Ipirá perde um grande nome da política. "O Dr. Delorme sempre foi possuidor de excelente conceito na sociedade, pela sua elevada honradez, dignidade e ética. Um político e profissional humano, solidário e humilde, sempre presente. Ipirá certamente sempre vai lembrar e reconhecer as coisas que ele fez e representou para o município", salientou.

O amigo Bug Gusmão afirmou ter sido grande amigo do ex-prefeito de Ipirá e também ressaltou sua competência enquanto homem público. "Delorme foi uma pessoa que amou profundamente o município, sempre participando da vida, da construção e história da sua terra. Ipirá perdeu um grande líder, um grande médico, um homem dedicado à família, aos amigos e ao trabalho", enumerou.

O médico Maurício Brandão, disse que, Delorme, mesmo com a saúde já fragilizada, esteve presente em vários eventos políticos, e trabalhou em prol da comunidade até os últimos dias de vida. "Mesmo com a idade avançada jamais deixou de frequentar o consultório, onde trabalhava e auxiliava os que o procuravam. Enfim foi uma pessoa que cuja história mescla-se com a história de Ipirá", descreveu Maurício, via e-mail, pouco depois de saber da notícia.
 
 
Veja Também
 
 
 
 
 
 
 
 
“IPIRÁ NEGÓCIOS dá Existência Pública aos Eventos e as Notícias Acontecem”
 
   

 
Comente esta notícia
Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:


Termos e condições para publicação de comentários de internautas:

Ipirá Notícias não publicará comentários ofensivos, obscenos, racistas, que estimulem a violência, sejam contra a lei ou não correspondam ao assunto da reportagem (leia aqui as normas de publicação).
Todos os comentários enviados serão previamente avaliados.

 
SEU COMENTÁRIO:
 
Nome: ROGÉRIO PIRES SANTOS

Email: rogeriodeipira@gmail.com

Mensagem: NO DIA 04 FOI-SE DR DELORME. PARTIU AOS 93 ANOS. NO CORTEJO FORAM ALIADOS E OPOSITORES. DEIXOU-ME FRUSTADO POIS QUERIA ELE NO GUINNESS BOOK RECORDISTA COMO MÉDICO. EXERCIDA POR 67 ANOS E ESPERO QUE A CÂMARA FAÇA UMA SESSÃO ESPECIAL PARA HOMENAGEAR A QUEM TANTO SE DEDICOU A IPIRÁ .

IP: 187.68.250.178
 
 
Nome: Lucimar Almeida

Email: lucimaralmeida78@bol.com.br

Mensagem: Sinto muito o que aconteceu com o Dr. Delorme. Ele era um homem de bem. Sou ipiraense mas moro em Salvador, só fiquei sabendo hoje da morte dele, fiquei muito triste ele foi médico do meu avô e meu pai a muito tempo. Abraços a todos dessa terra querida

IP: 187.47.58.252
 
 
Nome:Aílton Leal

E-mail:ailtonleal@atarde.com.br

Mensagem: Lembro-me do professor de Geografia com aquela voz mansa, tolerante às brincadeiras dos alunos, sempre com um sorriso singelo a olhar para todos. Às vezes me perguntava o que motivava um médico como o Dr. Delorme deixar a tranquilidade do seu lar, podendo descansar aproveitar mais a convivência de sua família, à noite, para ensinar GEOGRÁFIA. Notadamente ele era singular, desprovido de arrogância e prepotência, estava ali para simplesmente servir. Dr. Delorme tinha uma reserva de caráter invejável, não costumava usar de intrujice contra quem quer que seja, era autêntico.
Sds
Aílton Leal
Economista
Ex-aluno

 
 
Nome: Antônio Carlos Junior

E-mail: alvesjr21@yahoo.com.br

Mensagem: Dr. Delorme sempre trabalhou pela cidade. Pude acompanhar de perto toda a atenção que a família Martins demonstrava ao patriarca. Força a todos os familiares. A saudade que fica será remediada pelas lembranças constantes de uma figura que ficará sempre presente. Abraços a família e ao meu amigo e irmão Diogo.

IP: 146.18.173.103

 
 
Nome: Railda

Email: rsribeiro100@hotmail.com

Mensagem: Muito conhecido por meus familiares do povoado Tingui em Ipirá. Um homem honrado por todos que conhecia. Com certeza deixou uma marca em Ipirá e jamais será esquecido.

IP: 187.105.224.195
 
Nome: Edson Gusmão

Email: edson.gusmao@hotmail.com

Mensagem: Nós da família Gusmão de São Paulo. Deixamos para a família Martins, nosso carinho e atenção... que Deus console vossos corações!

IP: 187.1.10.197
 
 
 

Google   |   Orkut   |   You Tube   |   Flickr   |   Download   |  Quem Somos   |   Fale Conosco

Copyright (c) 2009 EXPOVIDEO - Todos os direitos reservados