GOOGLE ORKUT YOU TUBE FLICKR DOWNLOD Quem Somos Fale Conosco  
   
 

PRINCIPAL| ESPORTE POLÍCIAREGIONAL |POLÍTICANEWSVITRINE| COLUNA SOC.| POESIAS | VARIEDADE

   
   
 
 
Lula (PT), Jair Bolsonaro (PL), ACM Neto (UB) e Jerônimo (PT) | (Reprodução/Internet)
 
 
Propostas importantes de Governo, para a Bahia e o Brasil, que o povo quer ouvir
 
 
O ORÇAMENTO SECRETO DESTRUIRÁ O BRASIL - A permanência do Orçamento Secreto será inegavelmente a maior contribuição que os políticos estarão dando para a destruição econômica, política e ética da nação brasileira.
 
Por Orlando Santiago Mascarenhas, formado em Jornalismo/Comunicação Social e Direito
ipiranegocios.com.br | 08/10/2022
 
PALAVRAS DO AUTOR QUE PRECISAM SER DITAS
 
A matéria disponibilizada, de cunho jornalístico e informativa, baseada em pesquisas e conhecimentos, é longa, pretendendo ser objetiva e ajudar a contribuir para dar visibilidade as grandes questões, dentre tantas outras, importantes para o verdadeiro desenvolvimento da Nação Brasileira.

O que move o autor e incentiva a escrever este longo texto/artigo é a esperança, o sonho, em que este grande país, com um povo trabalhador, em sua grande maioria honesto, um dia encontre-se colossal entre as 10 maiores nações do planeta, em todos os grandes indicativos de desenvolvimento, E NÃO ENTRE AS DEZ NAÇÕES COM O MAIOR ÍNDICE DE CORRUPÇÃO DO MUNDO, COMO ATUALMENTE ENCONTRA-SE.

Jamais, em momento algum, o seu autor pensou em tentar ser partidário e beneficiar ou prejudicar a qualquer candidato/partido existente.

Na condição de brasileiro, com direito a voto, a intenção foi só simplesmente aproveitar um momento de Eleição, importante para o Brasil, logo para o povo brasileiro como um todo e tentar colaborar para o que a minha formação, conhecimento e consciência enxerga e aponta.

É preciso sonhar e acreditar - Após chegar ao final do texto, muitos dirão que algumas das ideias propostas são coisas de sonhador, utopia. Mas é preciso lembrar que se podemos sonhar e idealizar, acreditando podemos tornar nossos sonhos em realidade. Boa leitura!

Meu obrigado especial, principalmente a quem ler a íntegra, indo até o final.
 
Continua Depois da Publicidade
 
POLÍTICOS PRECISAM DE VOTOS, LOGO PRECISAM DO POVO
 
ELEIÇÕES são momentos importantes para a sociedade cobrar os seus anseios maiores e significativos, é o momento crucial que verdadeiramente os políticos precisam do povo, e assim, logo se interessarão em ouvir as suas demandas, pois, não podem chegar ao poder (ou retornar a ele), sem o voto do cidadão em todas as suas dimensões.

ELEIÇÕES são momentos importantes para cobranças, de ver e apontar o que não está certo. Ainda mais, partindo do princípio que todos os votos possuem o mesmo peso, o mesmo valor, tanto o do pobre, o do rico, o do transexual, o do hétero, o do branco e o do preto, sem distinções. Logo, sendo o momento ideal de cobranças governamentais. Um momento de colocar o governo, os candidatos 'na parede'.

O papel do Estado, na sua origem, em sua dimensão maior, na constituição e na história, está em primeiro lugar em encontrar-se voltado para o homem em todas as suas dimensões.

O princípio da criação do Estado historicamente foi e sempre deve ser o de servir ao cidadão, e não o contrário, como tem acontecido no Brasil.

'DOA A QUEM DOER' - O papel primordial e maior da imprensa, além de simplesmente informar, deve ser o de apontar, de canalizar, fazer chegar as esferas maior da sociedade os anseios, principalmente as reclamações, as questões que são sofríveis, injustas, ilegais e difíceis.

IMPRENSA SOLIDÁRIA - É de fundamental importância que a imprensa esteja antenada com todas as classes socias, as vezes servindo de voz, de elo entre jornalistas, sociedade e o poder público. Se preciso, servindo de ponte e se voltando humanamente principalmente para as parcelas da sociedade que mais precisam do Estado, do poder público, em busca de um torrão natal mais justo, humano, fraterno e solidário.

Partindo do princípio que situações sejam apresentadas, problemas existam, a busca de soluções deve ser uma constante dos governantes, pois é para isto que eles, pagos pelo povo, existem.

A HORA DO CIDADÃO FAZER AS COBRANÇAS - Nas ELEIÇÕES, eles precisam e pedem o seu voto, logo, é o momento crucial para o cidadão, cobrar PROPOSTAS CLARAS dos políticos, para que no caso eleito, não exista tapeação e o povo possa cobrar o que foi prometido.

Abaixo, pontos, PROPOSTAS importantes para a sociedade, o país, mas que infelizmente a maioria delas não fazem parte de nenhuma PROPOSTA POLÍTICA CLARA de Governo atual, do Estado e da União.
 
Continua Depois da Publicidade
 
 
 
BAHIA
 
ABAIXO, SITUAÇÕES E PROBLEMAS BRASILEIROS QUE DEVERIAM FAZER PARTE DAS PROPOSTAS DO GOVERNO A NÍVEL ESTADUAL, MAS INFELIZMENTE NÃO FAZEM PARTE DE MANEIRA CLARA, TRANSPARENTE.
 
1- SISTEMA DE REGULAÇÃO, VERGONHOSO E CRUEL
 
O Sistema de regulação existente na Bahia, e em muitos outros Estados, infelizmente lembra das práticas do Nazismo no tempo da Segunda Guerra Mundial. Simplesmente, da forma como existe hoje é inadmissível, desumano, injustificável, imoral e imperdoável.

Para quem acha exagero, coloque-se no lugar de um familiar que está com um pai, uma mãe ou um filho na fila, em um caso de emergência, vendo o seu filho morrer por falta de um atendimento de emergência.

Com a vida não se brinca, vida não se repõe, não se arrisca, não se negocia e não pode depender de espera. Quem é rico, ou político que é bem remunerado, bem pago pelo cidadão, pode urgentemente pagar um hospital particular, mas o pobre não.

Em se tratando de saúde, só pode existir fila para casos que não necessitem urgência, mas isto não tem acontecido na Bahia.

Em Feira de Santana a existência de pessoas na fila é em torno de 40 a 50 pacientes, todos os dias.

Dor e sofrimento - Isto não pode de forma alguma, humanamente falando, continuar acontecendo, pois, o resultado de muitas destas esperas certamente será a origem para muitas dores que será sentida fortemente pela classe menos favorecida da sociedade.

De acordo com depoimentos, a fila de espera chega a demorar até um ano, existindo a falta de insumos e leitos para tratamento intensivo e equipamentos para exames de média e alta complexidade.

É PRECISO HAVER COBRANÇA DO ELEITORADO - O sistema de regulação é cruel com as camadas menos privilegiadas da nação, ela não pode continuar nem na Bahia ou outro Estado qualquer do Brasil, logo tem que ser pauta dos governos, tanto do Estado, quanto da União.
 
 
2 – SEGURANÇA PÚBLICA - Monitoramento das ações policiais por meio de câmeras corporais
 
Mais de 6.400 brasileiros morreram em 2020 por tiros disparados pelas forças de segurança.

Atualmente o uso de câmeras corporais está em ascensão por diversos países no mundo e os resultados demonstraram redução no uso da força e nas denúncias contra policiais.

Estudos mostram que implementar câmeras pode ser um passo importante em direção à redução do uso excessivo da força pela polícia.

Se os agentes estão preocupados com a progressão da carreira, é mais provável que eles ajustem a conduta ao protocolo, temendo possíveis repercussões, logo, paralelo ao uso das câmeras é preciso cursos de aprimoramento policial, coerente, de acordo com as funções e os limites de uma operação policial.

O avanço no uso de câmeras corporais está em ascensão em todo o mundo civilizado, se a policia e paga com impostos, logo pago pelo povo, a população tem todo o direito de saber o que ocorre nas operações policiais, e o monitoramento é o caminho para que haja transparência no uso das operações policiais.

(Como uso de câmeras em policiais tem reduzido mortes em confrontos)
 
 
3 - TAXA DE ESGOTO - Cobrança de taxa de esgoto é abusiva em Ipirá e em toda a Bahia
 
Em Ipirá e em diversos municípios da Bahia existem muitas queixas sobre o percentual usado pela Embasa (empresa do Estado) para a cobrança da taxa de esgoto, que é de 80% sobre a taxa referente ao consumo de água.

Para a população de menos recursos a cobrança onera em muito a conta do consumidor, ou seja, se o consumidor paga 100 reais de consumo de água, com a taxa de esgoto este valor sobe para 180 reais.

A população ipiraense tem dado muitos votos ao PT, merecendo assim uma consideração, um esclarecimento do partido (Jerônimo e Rui Costa) acerca da situação.

Embora seja um caso de justiça, seria importante que eles se pronunciassem se vão continuar permitindo esta cobrança abusiva em Ipirá, na medida que a EMBASA é uma empresa quase 100% pertencente ao Estado e a justiça já determinou a suspensão desta taxa abusiva em diversos outros municípios (Justiça determina suspensão da cobrança de 80% de taxa de esgoto referente ao consumo de água em Ilhéus)

A Justiça reconhece que a Taxa de 80% e injusta - A própria justiça já determinou que em diversos municípios o valor da taxa de esgoto seja reduzido para 40 %. Se a justiça esporadicamente tem se mostrado a favor da redução nos municípios que fortemente entraram na justiça e ganharam a causa, logo, porque não reconhecer o erro e baixar a taxa para 40% em todo o Estado?

O valor de cobrança de taxa de esgoto não fez parte da pauta de assuntos discutidos para nenhum dos dois candidatos, mas certamente é um assunto de interesse dos baianos, principalmente dos mais pobres.
 
 
BRASIL
 
ABAIXO, SITUAÇÕES E PROBLEMAS BRASILEIROS QUE DEVERIAM FAZER PARTE DAS PROPOSTAS DOS GOVERNOS A NÍVEL FEDERAL, MAS INFELIZMENTE NÃO FAZEM PARTE DE MANEIRA CLARA, TRANSPARENTE.
 
1 – O FIES VIROU UM PESADELO BRASILEIRO
 
O FIES é um pesadelo brasileiro - Mais de 1 milhão de estudantes brasileiros estão inadimplentes com o Fies.

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), programa do Ministério da Educação criado em 2001, financia a graduação na educação superior de estudantes matriculados em cursos não gratuitos, EM UNIVERSIDADES PARTICULARES.

O FIES foi criado pelo governo de Fernando Henrique Cardoso e EXPANDIDO sob a gestão de Lula.

Em julho do ano 2020, o FIES teve o percentual de inadimplência de 54.3% dos contratos, segundo o Ministério da Educação (MEC), responsável pelo programa.

Veja esta matéria de 01/06/2022 - (Número de inadimplentes com o Fies aumenta 190% em quatro anos no RS)

BOLSONARO AJUDA AO MAU PAGADOR - Bolsonaro, através de um projeto inescrupuloso, criou um mecanismo que facilitou o pagamento da dívida para estudantes que estavam inadimplentes, mas para os estudantes que se viraram e pagam as suas parcelas corretamente nada fez. Enfim, ele facilitou a dívida só para o mau pagador, o inadimplente.

EUA PERDOA A DIVIDA DOS ESTUDANTES AMERICANOS - Nos Estados Unidos (EUA), existe um sistema semelhante ao FIES brasileiro. O presidente Joe Biden prometeu na época das eleições americanas que caso fosse eleito perdoaria a dívida dos estudantes americanos e assim que eleito ele cumpriu a promessa (Joe Biden anuncia perdão de dívidas estudantis).

De acordo com o governo federal brasileiro, atualmente há mais de 1 milhão de inadimplentes com o Fundo de Financiamento Estudantil.

CIRO GOMES FAZ CRÍTICAS AO FIES - Embora o problema seja sério e grande, apenas o ex-candidato Ciro Gomes criticou, se posicionou sobre o FIES e as dividas existentes por parte de grande parcela dos estudantes brasileiros e muitos outros que estão com dificuldades de se manterem em dias com o débito estudantil.

De acordo com Ciro o modelo do FIES, enriqueceu empresas privadas e endividou milhares de jovens (VEJA AQUI).

Até agora, o candidato Lula parece não ter se posicionado a respeito do assunto. Ou seja, partindo do princípio que educação é investimento para a nação e não despesa, não seria justo e compreensível que o candidato Lula se sensibilizasse a respeito do debito estudantil?

Enfim, a verdade é que até o momento os candidatos, Lula e Bolsonaro, deram as costas para mais de 1 milhão de estudantes que precisaram financiar os seus estudos e estão endividados com o FIES.

Bolsonaro fez alarde, confundiu a situação, a sociedade e até mesmo setores da imprensa, tentando dar a entender que tinha perdoado a dívida estudantil, mas isso não aconteceu - Infelizmente o projeto apresentado pelo Governo Bolsonaro incentiva ao estudante a ser caloteiro, a dar o calote na dívida na esperança que ela seja assim, em atraso, perdoada ou paga com descontos. O problema é que com a inadimplência o estudante vai ter o nome no banco de dados do SPC e Serasa, que irão restringir diretamente o acesso ao crédito e desorganizar a vida financeira das famílias, também afetando o score de crédito do consumidor.

CALOTE DE DÍVIDA - Se o Governo INSENSIVELMENTE não resolver esta situação, infelizmente, apesar das sanções a ter que ser enfrentadas, talvez o caminho seja o de nenhum estudante pagar esta dívida, pois ELA É INJUSTA, ainda salientando que o ORÇAMENTO SECRETO tem dinheiro para tudo, mas não para os estudantes endividados. (Às vésperas das eleições, governo desbloqueia R$ 3,5 bilhões do orçamento secreto)


COMO GANHAR A ELEIÇÃO PARA PRESIDENTE EM 2022? Fica a dica - O candidato que prometer, que caso seja eleito, perdoar as dívidas injustas dos estudantes brasileiros, contraídas através do FIES, poderá de forma justa, ganhar muitos votos, fortalecendo fortemente as possibilidades para vencer a eleição para presidente.
 
 
2 – SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS), E EDUCAÇÃO PÚBLICA, DESDE A BÁSICA, OBRIGATÓRIO PARA A CLASSE POLÍTICA
 
TODOS SÃO IGUAIS PERANTE A LEI? - A palavra ISONOMIA (princípio geral do direito segundo o qual TODOS SÃO IGUAIS PERANTE A LEI; não devendo ser feita nenhuma distinção entre pessoas) é uma palavra formosa, alardeada na Constituição Federal, e que dá grande significado humano a CARTA MAGNA, dignificando o princípio fundamental da existência do Estado.

É notório que para este TERMO jurídico (ISONOMIA) soar verdadeiro, real e digno, tornando o Brasil, coerente com o que reza na Constituição Federal, será necessário que o povo cobre da Elite Política a criação de regulamentações em que torne lei, que todo cidadão que tenha a política como meio de vida/renda, ou também qualquer funcionário pago pelo erário público (servidor público), será obrigado, quando preciso for, a ser usuário do Sistema Único de Saúde (SUS), e que seus filhos (dos políticos/servidores públicos) sejam também obrigados a usarem a educação pública, desde a básica.

ESTA SUGESTÃO ACIMA SERIA A SOLUÇÃO COERENTE PARA ASSIM O BRASIL PASSAR A POSSUIR EDUCAÇÃO E SAÚDE DE QUALIDADE PARA TODOS OS BRASILEIROS - Nada mais coerente, pois se a Saúde e a Educação Pública são boas para o cidadão, para o povo, para o pagador de impostos, porque não podem também serem boas para o político que tem na política o seu meio de vida e se dizem importar com o bem social, com o povo?
 
 
3 – DE ACORDO COM LEVANTAMENTOS, O CONGRESSO BRASILEIRO É O SEGUNDO MAIS CARO DO MUNDO.
 
O Brasil tem o segundo Congresso Nacional mais caro do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos da América.

Cada um dos 513 deputados brasileiros e dos 81 senadores custa mais de US$ 7 milhões por ano - seis vezes mais que um parlamentar francês, por exemplo.

O levantamento foi feito pela União Interparlamentar, organização internacional que estuda os legislativos de diferentes países.

Partindo do princípio que somos um país de terceiro mundo, com centenas de escolas que não possuem nem mesmo um sanitário, com milhares de esgotos a céu aberto, com um a cada três jovens de 18 a 24 anos desempregados, porque tanto gasto com o Congresso nacional não faz parte das discussões, das prioridades dos partidos políticos, da nação?

Será que o Brasil tem parlamentares demais? Porque não se discute a redução do número de Deputados Federais de 513 para 400.

Se os nossos parlamentares 'custam caro' e têm 'muitas mordomias', porque não se discute uma reforma de redução de gastos?
 
 
4 - STF CUSTA DEZ VEZES MAIS QUE O SUPREMO DO REINO UNIDO
 
“Custando mais caro ao pagador de impostos do Brasil que a família real para os britânicos, o Supremo Tribunal Federal não desmentiu seu custo de R$ 851,7 milhões anuais, maior que os R$ 601 milhões da realeza, mas acha que a comparação “não faz sentido” e ainda deu lições sobre diferenças. Se a comparação direta é que faz sentido, basta lembrar que o STF é mais de dez vezes mais caro para os brasileiros que a Suprema Corte para o Reino Unido: 14 milhões de libras por ano (R$ 80 milhões)”. (Por Claudio Humberto, em 27/09/2022)

Infelizmente, esta situação não apresenta problemas para a elite política e nenhum partido tem tocado neste assunto, nem no Congresso Nacional, nem em Propostas Partidárias. Infelizmente, o povo que continue no arrocho e pague estas despesas colossais.
 
 
5 - O ORÇAMENTO SECRETO DESTRUIRÁ O BRASIL
 
O conhecido Orçamento Secreto é uma ferramenta que permite que parlamentares façam o requerimento de verba da União sem detalhes como identificação ou mesmo destinação dos recursos.

Criadas durante o governo Bolsonaro, em 2019 e implementadas em 2020, as chamadas Emendas de Relator, permite que parlamentares destinem recursos que saem diretamente dos cofres da União sem que haja transparência para onde vai o dinheiro.

AO NÃO ESPECIFICAR NOMES, LIMITES E O DESTINO, O MECANISMO FACILITA, NA PRÁTICA, OS CASOS DE CORRUPÇÃO.

Em novembro de 2021, o Supremo Tribunal Federal (STF) chegou a suspender os repasses, mas voltou atrás e pediu mais transparência na execução das verbas. (Saiba o que é e como funciona o Orçamento Secreto)



O ORÇAMENTO SECRETO É UM CRIME COMETIDO CONTRA A NAÇÃO BRASILEIRA,
um grande desrespeito ao contribuinte, ao pagador de impostos e só favorece a ânsia dos próprios políticos que fazem uso desta aberração para crescerem em suas bases eleitoreiras.

O POVO BRASILEIRO PRECISA ACORDAR - Embora a impressão seja a de que exista uma cegueira por grande parte da população, o povo brasileiro precisa acordar - Em um país sério, de um povo esclarecido, em nenhuma circunstância poderia existir um mecanismo que visa esconder a distribuição do que é público.

A PERMANÊNCIA DO ORÇAMENTO SECRETO SERÁ INEGAVELMENTE A MAIOR CONTRIBUIÇÃO QUE OS POLÍTICOS ESTARÃO DANDO PARA A DESTRUIÇÃO ECONÔMICA, POLÍTICA E ÉTICA DA NAÇÃO BRASILEIRA.

Para onde vai o dinheiro do povo?
- A existência de um mecanismo desta periculosidade, abusa de um povo de natureza pacifica, que geralmente confia na elite política e judicial brasileira.

Veja uma notícia de 13 de setembro 2022, que mostra para onde vai o dinheiro do povo, o dinheiro dos seus impostos. Só veja, porque na verdade você não sabe para onde o dinheiro do povo irá. (Às vésperas das eleições, governo desbloqueia R$ 3,5 bilhões do orçamento secreto)


Com a existência do Orçamento Secreto, as verbas federais não terão prioridades. As verbas do Orçamento Secreto priorizam a distribuição entre deputados e senadores para abastecerem os seus redutos eleitoreiros.

Sendo que esta verba, através das emendas parlamentares, acaba nas mãos de prefeitos e vereadores para ser usada onde ela puder dar mais votos. A obra preferida do destino de verbas do Orçamento Secreto acaba indo para calçamentos e obras que possam dar visibilidade e propaganda a determinados políticos, tanto para quem dá, quanto para quem recebe.

Sem prioridade, sem clara visibilidade da origem e do destino das verbas, certamente o sistema em que se sustenta o Orçamento Secreto, CRIARÁ MAIS CORRUPÇÃO, MISÉRIA, ATRASO E FOME PARA O PAÍS.

A prática de distribuição de emendas, seria utilizada como moeda de troca a fim de facilitar o trabalho da gestão Bolsonaro com as bancadas no Congresso Nacional, já que o pagamento das emendas de relator não é obrigatório constitucionalmente.

Eleições 2022, momento crucial
- Este é o momento crucial (em que os políticos precisam do povo), para o eleitor brasileiro cobrar dos candidatos à presidência da república, o seu comprometimento, se eleito, em tentar de todas as maneiras possíveis eliminar esta prática legislativa brasileira, que desrespeita tudo de serio que pode existir no que compete a direitos e respeito ao cidadão brasileiro.
 
 
OUTROS TEMAS, IMPORTANTES PARA SEREM DEBATIDOS NO MOMENTO DE ELEIÇÕES, OU EM QUALQUER TEMPO
 
 
PROPOSTAS IMPORTANTES, MAS ESQUECIDAS, TALVEZ DE PROPÓSITO
 
Infelizmente, para muitos mais observadores, o sentimento é que o povo brasileiro, em muitos casos, está TOTALMENTE distante da realidade nacional, a partir do momento que assuntos fundamentais para o futuro da nação não fazem parte, de forma clara, das propostas de nenhum partido/candidato, nestas eleições 2022.

PROIBIDO CORTAR GASTOS - O sentimento existente é que seja proibido se falar em corte de custos quando é preciso 'cortar na própria carne'.

A REPRESENTAÇÃO DO POVO BRASILEIRO VAI BEM? - Muitas das propostas apontadas, apesar de extremamente importantes, infelizmente não fazem parte, DE MANEIRA CLARA, dos Programas de Governo, do Estado e da União.

Infelizmente também não fazem parte da agenda de cobrança da média ou grande imprensa nacional, logo, passamos por períodos importantes da nação, em momentos crucias, de Eleições, e estes temas infelizmente não são de interesse da Elite Política, nem da grande imprensa, e assim, passam despercebidos, sem cobranças da sociedade.
 
 
AGRONEGÓCIO E O SEU PROPALADO CRESCIMENTO NO BRASIL
 
Motivo de orgulho do atual governo, atualmente fala-se muito no importante crescimento do agronegócio no país, onde a sua quase totalidade da produção está voltada ao mercado externo, a exportação.

É triste ver este mercado, quase totalmente, direcionado para alimentar outros povos, quando na situação atual da economia nacional, muitos brasileiros passam fome e uma grande percentagem não pode comprar um quilo de carne ou um litro de leite.

Em termos de nação, este crescimento quase totalmente voltado ao mercado externo soa falso, desumano, incoerente e cruel.

Este crescimento propalado do agronegócio só poderá ser verdadeiramente festejado quando a sua grande produção possa ser consumida pelo próprio mercado interno, pelo próprio povo que faz parte da sua criação e no momento passa fome .

É TRISTE, É DE DOER NO CORAÇÃO, ver o brasileiro, muitos deles operários do próprio agronegócio, passando fome, frequentando as filas dos supermercados na esperança de poder comprar pelo menos os ossos, as pelancas, o resto do que fica, proveniente do agronegócio para o mercado interno, para o povo desta nação.
 
 
EDUCAÇÃO DE QUALIDADE, O ÚNICO CAMINHO PARA O VERDADEIRO DESENVOLVIMENTO
 
EDUCAÇÃO, O ÚNICO CAMINHO - Para a nação brasileira se projetar, estar entre as maiores nações do planeta, precisamos urgentemente de uma REVOLUÇÃO no sistema educacional, buscando priorizar urgentemente os professores, a pesquisa e a educação de qualidade como um todo (do infantil ao universitário), conscientes que este é o único caminho prioritário para criar o potente desenvolvimento nacional, levando o povo a crer e ter orgulho no que está no Hino Nacional, com destaque para a parte abaixo:

'Gigante pela própria natureza
És belo, és forte, impávido colosso
E o teu futuro espelha essa grandeza'

Cometendo os mesmos erros não há mudança real - Dentre outros problemas cruciais, entre eles, fortemente alguns dos mencionados acima, que precisam urgentemente de mudanças, se fazem de inexistentes para a elite política, logo sem mudanças reais, tornando a nação em uma máquina emperrada, que gigante pela própria natureza, caminha, infelizmente a passos lentos, tentando enxergar o caminho para o chamado primeiro mundo.
 
 
BRASILEIROS QUEREM DEIXAR O BRASIL – Quais os motivos que levam a tantos brasileiros a deixarem o país e tantos outros mais deixariam se pudessem? POR QUE?
 
Salientando que cada dia mais, uma percentagem enorme de brasileiros, cada vez maior, deixam o berço pátrio e partem para outros países.

Cerca de 697 mil brasileiros com domicílio eleitoral no exterior votaram em 2022. Embora não exista números claros, a estimativa e que cerca de 5 milhões de brasileiros estejam legalmente no exterior, ainda existindo talvez uns outros 5 milhões (ou muito mais) de ilegais também no exterior.

Infelizmente, a fuga de tantos brasileiros, e o desejo de outros milhões de filhos da nação em desejarem deixar o país também não faz parte do interesse do Congresso Nacional em ser discutido, debatido.

A meu ver, a fuga de tantos brasileiros deveria fazer parte do debate nacional, mas uma coisa e certa, a elite política não faz parte da percentagem de brasileiros que desejam deixar a pátria mãe.
 
 
'PARTEIRAS DA HISTÓRIA'
 
Finalizando, tentando dar um ar de beleza e suavidade, em contraste com a gravidade do momento nacional QUE GRITA E PEDE POR SOCORRO, a matéria termina com o quadro abaixo, que representa os confrontos sociais, que as vezes se fazem necessários, e verdadeiramente são 'AS PARTEIRAS DA HISTÓRIA', como disse Karl Marx, em O Capital.
 
(La Liberté guidant le peuple) - A liberdade guiando o povo, de Eugéne Delacroix (1830)
 
PARA PENSAR
O maior castigo para aqueles que não se interessam por política, é que serão governados pelos que se interessam. (Arnold Toynbee, 1889/1975 - historiador britânico)
 
Sobre o Autor
Orlando Santiago Mascarenhas - Formado em Jornalismo/Comunicação Social e Direito, pela Unidade de Ensino Superior de Feira de Santana (UNEF) / Criador e Fundador do site Ipirá Negócios em 20/04/2006. Fone: (75) 99119-9017 | e-mail: osm2112@gmail.com | facebook
OBS: Sempre que for necessária a reprodução total ou parcial de texto/fotos, solicitamos que o Autor e Site sejam divulgados como fonte.
 
 
 
 
 
contador de visitas
 
VEJA TAMBÉM
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
MAIS ACESSADAS
 
 
 
"IPIRÁ NEGÓCIOS dá Existência Pública aos Eventos e as Notícias Acontecem"
 
 
   
 

Google   |   Orkut   |   You Tube   |   Flickr   |   Download   |  Quem Somos   |   Fale Conosco

Copyright (c) 2009 EXPOVIDEO - Todos os direitos reservados