GOOGLE ORKUT YOU TUBE FLICKR DOWNLOD Quem Somos Fale Conosco  
   
 

PRINCIPAL| ESPORTE POLÍCIAREGIONAL |POLÍTICANEWSVITRINE| COLUNA SOC.| POESIAS | VARIEDADE

   
   
 
 
Ipirá – Foto: Instagram PMI / Foto: Agência Rossi
   
 
     
Ipirá - Muitas Festas e Poucos Empreendimentos
       
     
IPIRÁ - A LONGA ESPERA DE UM NOVO TEMPO DE DESENVOLVIMENTO
       
      Por Orlando Santiago Mascarenhas
ipiranegocios.com.br
18/01/2025
     
Continua Depois da Publicidade
       
     
     
       
     
(Ipirá Negócios) - Em Ipirá (BA) muitas lojas constantemente fecham as suas portas e outras timidamente, como se resistindo, se abrem no centro comercial da cidade.

É comum em Ipirá se presenciar uma triste realidade: diversas lojas comerciais constantemente baixam as suas portas e encerram as suas atividades no centro comercial da cidade.

Mais notadamente no meio do ano passado, dando como exemplo a observação das atividades comercias locais, em um período de cerca de 15 dias, a reportagem teve o desprazer e a tristeza de ver 6 lojas encerrarem as suas atividades no centro comercial de Ipirá.

Dentre as lojas fechadas, no período observado, se encontravam uma Casa de Material de Construção, uma de Revenda de Colchões, um Salão de Beleza, uma Loja de Acessórios para Celulares e 2 lojas de Confecções. Do período analisado foi notado uma média de mais de uma loja fechada a cada três dias.

Os principais motivos do encerramento das suas atividades comerciais, de acordo com conversas ocorridas com comerciantes locais é o alto custo do aluguel, para muitos um valor fora da realidade para o porte da cidade, a ocorrência de períodos críticos com quedas acentuadas nas vendas e a diminuição da procura de serviços que tem ocorrido no setor comercial da cidade.

Na atualidade, ainda procurando aprofundar e entender o porquê da situação, a reportagem buscou ouvir pessoas da cidade, dentre elas comerciantes, empreendedores e prestadores de serviços.
       
      LEIA TAMBÉM - ‘Tu fazes, nós Desfazemos’
     
       
     
Muitas Festas e poucos Empreendimentos efetivos

UM COMERCIANTE DISSE: “Ipirá, hoje em dia é uma das localidades da Bahia onde se investe em MUITAS FESTAS EM TODO O MUNICÍPIO, mas em contrapartida a Gestão Municipal não tem conseguido contribuir para o Desenvolvimento Econômico Rural e Urbano do município (Prefeitura de Ipirá gasta bolada milionária com atrações de São João e população brada: "vergonha essa gestão" | BNews - 12/06/2023).

Dando prosseguimento, o cidadão ainda disse: “Em termos de Desenvolvimento Urbano Ipirá parou no tempo. Suas praças estão feias, e o que se vê são diversos carros de som nas ruas, uma poluição sonora ensurdecedora, sem a prefeitura buscar notificar os infratores, e assim buscando o respeito as regulamentações inerentes as observações sobre as Leis do Silêncio existentes em toda cidade civilizada”, concluiu.

Muitos Bares, Farmácias e muitas Lojas de vendas de Confecções

OUTRO COMERCIANTE DISSE: “Ipirá parece que tem mais Bares, Farmácias, Templos Evangélicas, Salões de Beleza e Lojas de Confecções do que habitantes. Nunca se viu tantos Templos, Farmácias e Lojas de confecções em um município onde atualmente não tem se desenvolvido, não gerando um único emprego efetivo”

Falta de proteção ao comerciante local

OUTRO ENTREVISTADO DISSE: “Está acontecendo que comerciantes de outras localidades se dirigem para Ipirá, alugam um espaço e vendem mercadorias a preço de banana, mercadorias baratas, com preço que não pode competir com o comércio local, que pagam impostos, emite notas fiscais, além de uma série de despesas concernentes a quem vive na legalidade”.

O entrevistado ainda reforçou: “É preciso uma atuação pública que busque tomar conhecimentos, no sentido de defender e proteger o comerciante local. É preciso a autoridade adequada abordar e verificar se as mercadorias vendidas por estes comerciantes momentâneos possuem procedências legais, onde ainda haja a emissão de notas fiscais, etc.”

Muitos Ipiranses são obrigados a deixarem o torrão pátrio

UM OUTRO CIDADÃO DISSE: “Do jeito que vai, principalmente se não se tiver um FAMILIAR OU PADRINHO FORTE NA POLÍTICA LOCAL, só resta a grande maioria da juventude ipiraense ter que ir embora, dizer adeus ao torrão pátrio. Uma outra parte tem que procurar emprego na prefeitura, e uma pequena parte, mais afortunada, tem que ser agiota para socorrer a quebradeira geral que infelizmente estamos vendo no nosso município. Ainda existindo uma reduzida parte que investe as suas economias em lojas e prédios para alugar e viver de renda. Lembrando que Ipirá é uma cidade carente de rendas, mas possuindo os espaços e aluguéis mais caros do Estado”, disse o comerciante.

Fabricas Fechadas e Grandes Lojas Encerrando Atividades

UM PENÚLTIMO ENTREVISTADO DISSE: “Em vez de conquistar Novos Empreendimentos, Novas Fabricas, Repartições Estaduais e Federais o que tivemos foi o fechamento de uma fábrica que sempre representou uma forte geração de empregos local (Despedida: Paquetá Calçados comunica encerramento das atividades em Ipirá | Ipirá Notícias - 15/12/2023). O fechamento da fábrica representa um perigo para o aumento do índice de criminalidade, pois quando o emprego é escasso, os rendimentos somem, as necessidades apertam trazendo fome e desespero, onde o pai de família, se não for forte se desespera, e tudo pode acontecer”, disse o cidadão, concluindo: ”Você já parou para pensar em como seria a situação de miséria e desemprego em Ipirá, sem as Aposentadorias do INSS e sem as Bolsas Família?”, concluiu


Festas geram rendas momentâneas, Bandas levam o dinheiro do município

O ÚLTIMO ENTREVISTADO DISSE: “Esperamos que esta Nova Gestão não siga os passos da Gestão anterior. Antes de fazer Festas e mais Festas, é preciso gerar empregos e renda. Sé a nova administração vitoriosa tivesse vindo de uma Gestão anterior rival, e se durante as eleições, em vez de abraços e tapas nas costas se tivesse buscado se debater as nossas verdadeiras necessidades, a primeira coisa que a Gestão vitoriosa deveria fazer ao assumir a nova administração municipal era DIVULGAR O MONTANTE QUE A GESTÃO ANTERIOR GASTOU COM FESTAS DURANTE OS 4 ANOS NO CENTRO DA CIDADE E EM TODO O MUNICÍPIO. Se isso tivesse acontecido agente perceberia claramente que pelo montante gasto, enquanto se realizava Festas e Folias o Desenvolvimento Econômico, Urbano e Rural do município ficou estagnado. Ainda levando em conta que no caso de Festas, as Bandas botam o dinheiro no bolso e vão embora. Do resultado destas festas, o lucro e empregos desenvolvidos são momentâneos, passageiros e fugazes, só durante as festas. Efetivamente, do montante empreendido, fica muito pouco para o município”.

Festas, Eventos Superfaturados


O último entrevistado ainda complementou: ”Vale lembrar, que muito se fala na ocorrência de Superfaturamento de Bandas e Palcos. Estes contratos de festas são difíceis de serem fiscalizados pelo Tribunal de Contas dos Munícipios (TCM). Sem Tomada de Preços, sem Licitações e sem Transparência, acaba existindo, em muitos casos, em todo o país, contratações de Bandas e Palcos contratados por valores diversas vezes acima do valor de mercado. Logo, valores provenientes destes superfaturamentos, acabam enriquecendo ilicitamente algumas poucas pessoas ligadas ao setor destes empreendimentos. Ressalvando que em muitos casos, estas festas, além de servirem para enriquecimento ilícito, ainda servem para abastecer os chamados ‘caixa 2’, em muitos casos, usados para cobrir despesas de campanhas de candidatos, as eleições a ocorrer ou ocorridas em muitos locais do país”.

     
      LEIA TAMBÉM - Legados que a Gestão Dudy deixa para Ipirá
     
       
     
Continuando as conversas de rua, a reportagem ouviu, dentre outros depoimentos, dois deles que merecem ser relatados

“Os ipiraenses, a exemplo de Nordestinos que são, é antes de tudo um povo forte e trabalhador. Apesar das dificuldades enfrentadas, nota-se a vontade de crescer e trabalhar do seu povo. Com bons governos municipais, com pouco tempo veremos uma Ipirá desenvolvida e forte”

“Na última Gestão municipal quantas casas populares foram construídas em Ipirá? Se não me falha a memória parece que não tivemos nem mesmo meia dúzia de construções voltadas ao povo pobre do município. Na verdade, o que se notou mesmo foi o grande crescimento de meia dúzia de comerciantes e restando muito pouco para o restante do comércio local”.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Porque a Geração de Empregos, o Desenvolvimento Econômico Rural e Urbano parece ter estagnado em Ipirá


IPIRÁ - A última Gestão municipal ipiraense, parece que teve como principais preocupações e metas, o ofício de pagar a folha de pagamento dos funcionários municipais e REALIZAR FESTAS E MAIS FESTAS EM TODO O MUNICÍPIO.

ITABERABA - Dando um exemplo de Gestão Municipal, a vizinha Itaberaba, um município com um população semelhante a de Ipirá, mas muito menor em extensão territorial, tem passado imensas rasteiras em Ipirá, onde o Governo Municipal, através de cobranças ao Governo do Estado, tem se destacado no campo do atendimento médico de qualidade para toda a comunidade e até mesmo para Ipirá. Hoje, além de Itaberaba se destacar na área de saúde, o poder público municipal tem conquistado o crescente crescimento em empreendimentos comercias. Ainda conquistando a presença de diversas representações do Governo Estadual e Federal na cidade, com isso gerando empregos efetivos para o município (Governo da Bahia inaugura Hospital Regional Piemonte do Paraguaçu em Itaberaba | g1 - 02/06/2023).

PINTADAS - Ainda dando um exemplo de crescimento, a também vizinha Pintadas, que já pertenceu ao município de Ipirá, TEM MATADOURO PRÓPRIO, gerando empregos e dando vergonha para Ipirá, onde o município possui também um matadouro, mas nunca chegou a concluir sua obra e colocá-lo em funcionamento.

“O município de Pintadas se consolidou como mais um polo agroindustrial da agricultura familiar na Bahia. O município, que já possui abatedouro da Cooperativa Agroindustrial de Pintadas (Cooap) e frigorífico, da Cooperativa Frigbahia, agora conta também com agroindústrias de classificação de ovos, de beneficiamento de mel e de derivados de frutas” - Pintadas se consolida como um importante polo agroindustrial da agricultura familiar | Governo da Bahia, em 09 de outubro de 2023.

FESTAS SÃO MAIS IMPORTANTES DO QUE SALVAR VIDAS?

É preciso a Gestão, o Poder Público Municipal fazer gastos com prioridades. Ipirá, na Gestão Municipal passada, gastou fortunas e mais fortunas com Festas, mas O MUNICÍPIO TEM DUAS AMBULÂNCIAS UTI QUE NUNCA FUNCIONARAM.

Logo, o município, em caso de emergência, não tem nem mesmo uma ambulância UTI, nem mesmo uma ambulância semi-UTI, em funcionamento.

Isso quer dizer que se você, sua mãe, seu filho, enfim, se um ipiraense precisar de um atendimento médico de emergência, já que Ipirá não tem UTI, não tem atendimento médico especializado, ele vai morrer antes de chegar em Feira de Santana, Salvador, ou memo Itaberaba. Simples assim.


FESTAS E EMENDAS PIX estão afundando os Municípios, o Estado e a Nação Brasileira


FESTAS - Infelizmente, enquanto o Governo Federal e Estadual continuarem sem querer enxergar que o gasto dos municípios com Festas tem que sofrer uma simples regulamentação, onde as prefeituras não poderão gastar deliberadamente com Festas, Bandas e Palcos.

O gasto com Festas terá que ser regulamentado, não podendo ultrapassar determinada percentagem dos rendimentos e gastos municipais.

Enquanto isso não acontecer, o que teremos é muitos Gestores, insensíveis as prioridades do povo e do município, se preocupando principalmente na manutenção da Antiga Tradição Romana 'PÃO e CIRCO PARA O POVO' (atualmente 'PÃO e FESTAS PARA O POVO'). Onde as Festas, além de deixar o povo com uma sensação momentânea de felicidades, o superfaturamento proveniente destas folias, difíceis de serem fiscalizadas vão parar nos bolsos de alguns poucos espertalhões desonestos e insensíveis as prioridades municipais.

EMENDAS PIX - Além das festas exageradas, AS EMENDAS PIX representam repasse sem transparência, que dribla a fiscalização, facilitando gastos ineficientes e sem prioridades, GERANDO IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA E MUITA CORRUPÇÃO.

FESTAS E EMENDAS PIX representam facilidades no desvio do que é público, do que é do povo, e assim destruindo o verdadeiro desenvolvimento dos Municípios, do Estado e consequentemente da Nação Brasileira
       
     
Orlando Santiago Mascarenhas (autor)
Formado em Jornalismo/Comunicação Social pela Faculdade de Ensino Superior de Feira de Santana (UNEF). Bacharel em Direito formado pela Faculdade Anisio Teixeira (FAT). Criador e Fundador do site Ipirá Negócios em 20/04/2006 | Redes Sociais: Facebook   |  Instagram  | Twitter (X)  | YouTube
       
      contador de visitas
     
Veja Também
       
     
       
       
     
       
     
     
       
     
     
       
       
     
     
       
     
       
       
     
       
       
     
       
       
     
       
     
     
     
     
Veja Também
       
     
       
     
     
       
     
     
       
       
     
"IPIRÁ NEGÓCIOS dá Existência Pública aos Eventos e as Notícias Acontecem"
 
     
       
   
 

Google   |   Orkut   |   You Tube   |   Flickr   |   Download   |  Quem Somos   |   Fale Conosco

Copyright (c) 2009 EXPOVIDEO - Todos os direitos reservados