GOOGLE ORKUT YOU TUBE FLICKR DOWNLOD Quem Somos Fale Conosco  
 
 
   
 

PRINCIPAL| ESPORTE POLÍCIAREGIONAL |POLÍTICANEWSVITRINE| COLUNA SOC.| POESIAS | VARIEDADE

   
   
 
 
Foto: Reprodução
   
 
20 artistas do forró baiano para a Globo NE aprender
sobre o nosso São João
 
17/06/2020
 
Vivemos um momento tão atípico e desolador, que não ter o São João é algo que acerta em cheio o coração de muitos nordestinos. Quando vi a propaganda da Globo Nordeste falando de uma live em homenagem ao São João me causou muita felicidade. Mas logo em seguida veio a decepção. O evento contará com um artista de cada um dos nove estados do nordeste.

Do Piauí será o cantor Anderson Rodrigues; Flávia Bitencourt pelo Maranhão; do Rio Grande do Norte os Cavaleiros do Forró; Solange Almeida será a representante do Ceará; Mano Walter representará Alagoas; da Paraíba o nome escolhido foi o de Amazan; a banda Fulô de Mandacaru foi a eleita por Pernambuco; Sergipe contará com o forró da Calcinha Preta; e a Bahia terá como representante Leo Santana. Se não bastasse a pandemia acabar com a festa de São João, a Globo NE acabou de jogar a última pá de cal.

Respeito demais a trajetória do cantor Leo Santana na música. Oriundo do subúrbio de Salvador, o artista superou diversas adversidades e se consolidou como um dos cantores com mais prestígio da música brasileira na atualidade. Entretanto, a escolha de Leo para uma live de São João é uma completa afronta a identidade dos festejos juninos.
Continua Depois da Publicidade
 
O São João não é apenas uma festa religiosa que ocorre em junho. O São João é uma identidade regional consolidada na cultura nordestino que extrapola os limites da região e permeia o imaginário de muitos brasileiros. O São João é a cultura do nordestino expressada na culinária, nos adereços, na música, no modo de vida. São João é milho, bandeirolas, quadrilhas e sobretudo o forró.

Talvez o forró seja o elemento mais forte de coesão entre todos os nordestinos. É a marca que que nos une e nos fortalece. E talvez quem escolheu Leo Santana não tenha a dimensão disso. Ou, até mesmo, quem escolheu tenha o simples objetivo de monetarizar a partir da nossa cultura. O São João apenas um simples produto no portfólio de quem produz conteúdo.


Globo Nordeste, apresento a vocês 20 artistas que nasceram ou criaram laços com a Bahia a partir do forró. Certamente com uma relação de pertencimento com o São João muito maior do que Leo Santana.

Virgílio, Zelito Miranda, Targino Gondim, Cicinho de Assis, Verlando e a Flor Serena, Estakazero, Forró do Tico, Jefinho Dias, Adelmario Coelho, Hugo Luna, Del Feliz, Edigar Mão Branca, Flavio José, Zefa di Zeca, Solange Almeida, Carlos Pitta, Ari PB da Cacau com Leite, Jó Miranda, Marquinhos Café e Acarajé com Camarão. Existem tantos outros que poderiam cumprir bem esse papel. Apenas listei 20.

Fonte: No Campo das Ideias, por Marcel D'Alexandria
 
 
Leia também
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
"IPIRÁ NEGÓCIOS dá Existência Pública aos Eventos e as Notícias Acontecem"
 
 
 
<<< Clique para mais Informações >>>
 
<<< Clique para mais Informações >>>
 
<<< Clique para mais Informações >>>
 
<<< Clique para mais Informações >>>
 
<<< Clique para mais Informações >>>
 
<<< Clique para mais Informações >>>
 
<<< Clique para mais Informações >>>
 
<<< Clique para mais Informações >>>
 
 
 
 
   

Google   |   Orkut   |   You Tube   |   Flickr   |   Download   |  Quem Somos   |   Fale Conosco

Copyright (c) 2009 EXPOVIDEO - Todos os direitos reservados