GOOGLE ORKUT YOU TUBE FLICKR DOWNLOD Quem Somos Fale Conosco  
   
 

PRINCIPAL| ESPORTE POLÍCIAREGIONAL |POLÍTICANEWSVITRINE| COLUNA SOC.| POESIAS | VARIEDADE

   
   
 
 
© Reprodução
   
 
PONTO DE VISTA
Paz não é a ausência de Guerras
 
 
Por Orlando Santiago Mascarenhas
Ipiranegocios.com.br
25/02/2022
Continua Depois da Publicidade
 
Em um momento que se fala tanto de Guerra e Paz é adequado um ponto de vista que mostre o quanto estes dois fatores, tão determinantes na história da sociedade humana, estão tão fortemente interligados e as vezes se confundindo.

A Paz é necessária e todas as formas de Guerras devem ser combatidas. As vezes os conceitos de Guerra e Paz necessitam de pontos de vista claros para que coerentes julgamentos sejam feitos.

Consequências piores do que as causadas pela Guerra (oficial) é o processo de Corrupção desenfreado que historicamente vivemos no Brasil. Para ilustrar o artigo lembramos uma matéria interessante, dentre milhares de outras, relacionadas a Corrupção, que na maioria das vezes, embora cruéis, perversas e desumanas, passam despercebidas: “Desvio de verba para a Covid-19 pode chegar a R$ 300 milhões, diz CGU”.

A Corrupção pode matar mais do que muitas Guerras. O desvio do que é público tira dinheiro, um recurso que iria principalmente para programas sociais mais eficientes, melhor educação, medicamentos e saúde pública mais humana e abrangente.

Fatores que levam ao desvio da coisa pública pode silenciosamente, “anos a fio”, trazer atrasos sociais imensos, com consequências de fome e morte, principalmente para as pessoas mais pobres, que são as principais vítimas deste crime famigerado, cruel e devastador.

A Corrupção, o crime de “colarinho branco”, tão costumaz, e que tantas vezes acontece na nossa política,
no nosso processo administrativo, corriqueiramente, embaixo do nosso nariz, mostra claramente que uma nação com habituais processos de desvios, com casos corriqueiros de mau uso e aplicações da coisa pública, pode em termos de estragos, ser comparado a uma das piores, desumanas e letais Guerras que pode existir.

Salientando, que muitas Guerras tem data de começo e fim, contrário a maioria dos processos de desvio, de Corrupção, de mau uso da verba pública, que perenemente deixa suas marcas criminosas por décadas e séculos.

Logo, existem fatores, crimes, barbaridades e crueldades piores do que determinadas Guerras oficiais.

Paz deve ser visto como educação pública de qualidade, a justa e humana aplicação dos impostos, a ausência de conflitos, da miséria, do atraso social, da fome e das mortes desnecessárias, que poderiam ser evitadas.

Guerra também deve ser vista como fatores que consequentemente levem a Corrupção e seus mecanismos desumanos que inevitavelmente levam ao uso da verba pública sem prioridades e responsabilidades, ao superfaturamento de obras, causando atraso social, morte, sofrimento e desrespeito com todas as formas de vidas existentes (humana, animal e meio ambiente).

Guerra leva a percepção de morte e sofrimento. Assim como a Guerra, a Corrupção também mata e causa sofrimentos; desumaniza, causa traumas, fome, devastação, consequências econômicas, políticas e ambientais.

Do visto, na chamada ‘paz brasileira’, com tantos fatores que levam tanto a morte quanto ao sofrimento não podemos dizer que a nossa Paz seja uma ausência de Guerras.
 
contador de visitas
 
 
 
 
 
 
 
VEJA TAMBÉM
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
MAIS ACESSADAS
 
 
 
"IPIRÁ NEGÓCIOS dá Existência Pública aos Eventos e as Notícias Acontecem"
 
 
   
 

Google   |   Orkut   |   You Tube   |   Flickr   |   Download   |  Quem Somos   |   Fale Conosco

Copyright (c) 2009 EXPOVIDEO - Todos os direitos reservados