GOOGLE ORKUT YOU TUBE FLICKR DOWNLOD Quem Somos Fale Conosco  
   
 

PRINCIPAL| ESPORTE POLÍCIAREGIONAL |POLÍTICANEWSVITRINE| COLUNA SOC.| POESIAS | VARIEDADE

   
   
 
 
Foto: Reprodução
   
 
Guanambi, Tanquinho, Sátiro Dias, Iaçu e Medeiros
Neto recebem felicitações de Jurandy Oliveiral
 
 
18/08/2021
Continua Depois da Publicidade
 
O deputado Jurandy Oliveira (PP) apresentou moção de aplausos pelo aniversário de emancipação político-administrativa dos municípios de Guanambi, Tanquinho, Sátiro Dias, Iaçu e Medeiros Neto celebrado no último dia 14.

Com cerca de 85 mil habitantes, localizado a 796 km da capital baiana, o parlamentar destacou que Guanambi faz limites com Igaporã, Matina, Candiba, Sebastião Laranjeiras, Pindaí, Caetité e Palmas de Monte Alto.

“É incontestável que a emancipação política de Guanambi representa um momento de grande importância no cenário baiano, razão pela qual o período é marcado por diversas manifestações culturais. No entanto, em período de distanciamento social e quarentena, formas mais eficazes para prevenir o contágio do Coronavírus de forma coletiva, as tradicionais celebrações restam inviabilizadas”, destacou o deputado.

“Tanquinho é muito almejada por pessoas que apreciam o turismo ecológico. Nessa linha, importante destacar o minadouro, que é um verdadeiro tanque em estruturas rústicas que faz minar água do solo rochoso da região, assim como os diversos morros e colinas que compõem o seu território, a exemplo do Monte da Emancipação, situado às margens da rodovia BR-324, que é uma das mais belas elevações rochosas do seu reduto”, disse o parlamentar.

Na moção, o deputado Jurandy Oliveira lembra a origem do município. “sabe-se que há cerca de um século e meio, tropeiros que comercializavam gêneros alimentícios entre Jacobina e Cachoeira costumavam fazer uma parada para descansar à margem de uma nascente conhecida como Tanquinho do Gonzaga, que ficava há 2 km da atual sede do município. Em uma dessas secas que periodicamente prejudicavam a região, o Tanquinho do Gonzaga secou e os tropeiros tiveram que mudar o percurso que era feito, passando a realiza-lo pela frente do monte, onde descobriram uma nova nascente que fora denominada Tanquinho. Esse local passou a ser o novo ponto de encontro, povoando-se cada vez mais, abrigando cerca de 15 casas em 1870”.

 
Continua Depois da Publicidade
 
Sobre o município de Sátiro Dias, o parlamentar destacou a economia. “O município dispõe de grande extensão territorial, concentrando grande parte da sua população na zona rural. Tem forte marca agrícola, empenhando-se na produção da farinha, do feijão e do milho, além do cultivo de frutas como a melancia e o caju, uma das frutas típicas da região”.

O deputado também destacou o potencial para produção artística em diversos segmentos, a exemplo da música e literatura, no município. “Existe um notável número de jovens que tem um envolvimento direta ou indiretamente com a produção cultural, seja no âmbito da literatura, música, pintura ou dança”, disse.

Já em relação a Iaçu, ele informou que o município é cortado pelo rio Paraguaçu e está cercado por planícies e morros que preservam as suas características naturais. “A região ganhou força na exportação e importação de produtos através do eixo ferroviário, que se fortaleceu com a expansão para o povoado de Machado Portela e com a construção da ponte ferroviária sobre o rio Paraguaçu, alcançando Itaberaba e Senhor do Bonfim”, contou o deputado.

Segundo Jurandy, a emancipação de Iaçu representou avanços significativos para os iaçuenses, pois tal acontecimento estimulou o recebimento de recursos financeiros para a comunidade, que puderam ser revertidos em melhorias nas áreas da saúde, educação, segurança e lazer, aprimorando-se também a estrutura político-administrativa.

Por fim, o parlamentar informou que o município de Medeiros Neto foi primitivamente habitado pelos índios pataxós. O povoamento da região se intensificou por volta de 1915, quando aventureiros, descendo o rio Itanhém, estabeleceram-se nas proximidades da foz do ribeirão Água Fria. Com o tempo, a fertilidade do solo e a disponibilidade de terrenos devolutos atraíram novas famílias, que se fixaram na região formando o povoado de Água Fria.

Jurandy destacou que Medeiros Neto tornou-se município pela Lei Estadual nº 1.024, de 14 de agosto de 1958, desmembrado do município de Alcobaça. A nomenclatura foi escolhida em homenagem ao chefe político Antônio Medeiros Neto.

Para todos os municípios, o deputado disse que vai continuar batalhando para transformar a vida das pessoas, principalmente aquelas que ainda residem em áreas de risco social.

Fonte: Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA)
 
 
 
 
 
 
VEJA TAMBÉM
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
MAIS ACESSADAS
 
 
 
"IPIRÁ NEGÓCIOS dá Existência Pública aos Eventos e as Notícias Acontecem"
 
 
   
 

Google   |   Orkut   |   You Tube   |   Flickr   |   Download   |  Quem Somos   |   Fale Conosco

Copyright (c) 2009 EXPOVIDEO - Todos os direitos reservados