GOOGLE ORKUT YOU TUBE FLICKR DOWNLOD Quem Somos Fale Conosco  
   
 

PRINCIPAL| ESPORTE POLÍCIAREGIONAL |POLÍTICANEWSVITRINE| COLUNA SOC.| POESIAS | VARIEDADE

   
   
 
 
Foto: Reprodução
   
 
Jurandy registra moções para Canarana, Lajedão,
Baixa Grande e Belmonte
 
 
21/07/2021
Continua Depois da Publicidade
 
O deputado Jurandy Oliveira (PP) registrou, na Assembleia Legislativa, moções de aplausos em comemoração à passagem de mais um aniversário de emancipação política e administrativa dos municípios de Canarana, Lajedão e Baixa Grande.

O decano da ALBA também protocolou uma moção de congratulações em louvor a Nossa Senhora do Carmo, padroeira de Belmonte.
A respeito de Canarana, o parlamentar escreveu que o município foi primitivamente habitado pelos índios pataxós.

As terras da atual sede foram adquiridas pelo Conde da Ponte e sua esposa, Joana de Castelo Branco, que depois transferiram para a família Miranda, responsável pela organização da Fazenda Canabrava.

Canarana, que em botânica representa várias gramíneas que crescem às margens dos rios, foi desmembrado de Morro de Chapéu e elevado à categoria de município pela Lei Estadual nº 1.715, de 16 de julho de 1962, tendo hoje uma população estimada em 26.325 habitantes.
Segundo relata o legislador, a economia local é bastante diversificada, o clima da região é o semiárido e a Caatinga é o bioma predominante.

A emancipação de Canarana, ocorrida há exatos 59 anos, representa uma conquista que deve ser festejada com muita alegria, “já que tal acontecimento proporcionou maior autonomia e estimulou o recebimento de recursos financeiros que puderam ser revertidos em melhorias na qualidade de vida da população”.

Jurandy Oliveira considera justo que o Parlamento da Bahia proponha esta homenagem ao município de Canarana pela celebração da data magna da cidade e solicita que sua iniciativa seja do conhecimento da Prefeitura e Câmara Municipal de Canarana, bem como do Governo do Estado.
 
Continua Depois da Publicidade
 
TRADIÇÃO DO BOLO

Com população estimada em 3.975 habitantes, outro município que recebeu os aplausos do progressista foi Lajedão, que faz fronteira com Medeiros Neto e Ibirapuã (Bahia) e Nanuque e Serra dos Aimorés (Minas Gerais). Pela Lei Estadual nº 1.723, de 16/07/1962, foi elevado à categoria de município, com instalação em 07/04/1963, sendo desmembrado de Caravelas. No que se refere aos aspectos econômicos, acrescenta o autor da moção, a região se destaca em diversos setores, a exemplo da pecuária, no cultivo de eucalipto e nas grandes plantações de cana.

Os festejos em virtude da emancipação são intensos e estimulam o comércio local, existindo no município a tradição das famílias se unirem para a elaboração de um grande bolo, que é partido e desfrutado pela comunidade. No entanto, lembra o parlamentar, por causa da pandemia da Covid-19, as tradicionais celebrações ficaram inviabilizadas. “É uma imensa satisfação festejar um dos capítulos mais importantes da história de Lajedão, que tem se projetado de forma cada vez mais imponente no cenário baiano, certamente pelo empenho dos seus cidadãos, que lutam diariamente para a formação de um vasto legado social, cultural, educacional, esportivo e político”, pontuou.

ENTRE COLINAS


Uma moção de aplausos saudando Baixa Grande, no Piemonte da Chapada Diamantina, distante 252 km da capital Salvador, também foi apresentada pelo decano da Casa, que fez questão de saudar a população de 20.449 habitantes. Ele lembra que o povoamento do território se iniciou na primeira metade do século XVIII, com a chegada de aventureiros que se estabeleceram na região e se dedicaram à agropecuária, intensificando-se com a chegada de famílias oriundas de Santana do Camisão, atual Ipirá.


O município foi elevado à categoria de vila, com denominação de Baixa Grande, por meio da Lei Provincial nº 2502, de 17 de julho de 1885. A origem do nome da cidade faz referência ao aspecto da região, que é extensa e se situa em uma baixada entre colinas. Quanto aos aspectos geográficos, a região está incluída no “Polígono das Secas”, com topografia plana no sul e sudoeste, e ligeiramente acidentada no norte e nordeste. No documento, o legislador ressalta a existência de relevante quantidade de pedras para construção e cristais de rocha, assim como a hidrografia formada por rios intermitentes, como o Cairú, Jundiá, Paulista e Congonhas.


Concluindo sua iniciativa, Jurandy Oliveira enaltece o povo de Baixa Grande pelo desenvolvimento econômico e social, além do constante trabalho, sendo responsável pela formação de um importante legado para diversos setores do município


VISÃO SAGRADA

“As manifestações religiosas influenciam diretamente o cotidiano das pessoas, fortalecendo a importância da fé e possibilitando o acesso ao sagrado. Para os habitantes de Belmonte, as comemorações em louvor a Nossa Senhora do Carmo demonstram exatamente isso”, diz o deputado ao homenagear a padroeira do município, uma festa que tem como grande marco inicial o dia 16 de julho de 1251.

Conta a história que, nesta data, Simão Stock, que residia no Carmelo de Cambridge, rezava com ardor à Santa Mãe, rogando com confiança por seu auxílio, e teve uma visão da Virgem Maria sentada numa nuvem cercada de anjos, confirmando a sua proteção celeste. Como símbolo de sua união aos carmelitas, entregou à Stock o Escapulário do Carmo, e disse-lhe: “Recebe, meu filho, este escapulário da tua ordem, que será o penhor do privilégio que eu alcancei para ti e para todos os filhos do carmo. Todo o que morrer com este escapulário será preservado do fogo eterno”. O parlamentar registrou que a palavra Carmelo significa "jardim", e quando abreviada se diz "Carmo".

“Os festejos em homenagem à padroeira são marcados pela celebração de missas e procissões com a participação de romeiros e devotos de toda a região, que costumam viajar de suas cidades para participar das comemorações, reconhecidas no extremo sul baiano pela magnitude e beleza. Homenagear Nossa Senhora do Carmo é uma demonstração de sensibilidade, amor e fé dos belmontenses, cabendo aos parlamentares destacar essa tradição de grande importância para o município”, finalizou Jurandy Oliveira.

Fonte: Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA)
 
 
 
 
 
 
VEJA TAMBÉM
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
MAIS ACESSADAS
 
 
 
"IPIRÁ NEGÓCIOS dá Existência Pública aos Eventos e as Notícias Acontecem"
 
 
   
 

Google   |   Orkut   |   You Tube   |   Flickr   |   Download   |  Quem Somos   |   Fale Conosco

Copyright (c) 2009 EXPOVIDEO - Todos os direitos reservados