GOOGLE ORKUT YOU TUBE FLICKR DOWNLOD Quem Somos Fale Conosco  
 
   

PRINCIPAL |  ESPORTE  |  POLÍCIA |  REGIONALPOLÍTICA  | NEWS  | VITRINE  | COLUNA SOC. | POESIAS | VARIEDADES

 
 
                                                                                                                                                         Fotos: 05 - Orlando Santiago Mascarenhas
 
IPIRÁ – Cristãos celebram Dia de Finados.
 
Orlando Santiago Mascarenhas
03/11/2009
Para milhões de católicos espalhados pelo mundo o Dia de Finados é o dia da celebração da vida eterna das pessoas queridas que já faleceram.

Em Ipirá-BA, centenas de pessoas afluíram ao cemitério municipal, para rezar, acender velas, relembrar familiares e amigos que partiram de nosso convívio.

“O cemitério tem o poder de convidar à reflexão”, comenta Ulisses Dumas. “Para muitos, a data não deixa de ter um tom melancólico - afinal, muitos voltam a sentir saudades e a dor da perda de seus entes queridos”, concluiu com ar triste.

“Celebrar os antepassados, recordar, colocar flores e velas nos túmulos, faz parte de nossa cultura”, comentou representantes da Agência Funerária – Paf São Paulo, que distribuíam flores e velas a todos os visitantes que chegavam ao cemitério. “Por isso, nesse momento especial, estamos dando nosso apoio e prestando solidariedade a todos os visitantes para que possam recordar seus entes queridos com maior tranqüilidade. Afinal, acreditamos que solidariedade é sempre bem vinda”, concluíram.

HISTÓRIA DO DIA DE FINADOS

Desde o século 1º, os cristãos rezam pelos falecidos; costumavam visitar os túmulos dos mártires nas catacumbas para rezar pelos que morreram sem martírio. No século 4º, já encontramos a Memória dos Mortos na celebração da missa. Desde o século 5º, a Igreja dedica um dia por ano para rezar por todos os mortos, pelos quais ninguém rezava e dos quais ninguém se lembrava. Desde o século XI, os Papas Silvestre II (1009), João XVIII (1009) e Leão IX (1015) obrigam a comunidade a dedicar um dia por ano aos mortos. Desde o século XIII, esse dia anual por todos os mortos é comemorado no dia 2 de novembro, porque no dia 1º de novembro é a festa de "Todos os Santos". O Dia de Todos os Santos celebra todos os que morreram em estado de graça e não foram canonizados. O Dia de Todos os Mortos celebra todos os que morreram e não são lembrados na oração.
 
 
 
 
 
 
   Veja Também - Últimas Notícias Postadas
 
 
 
GALERIA de FOTOS do SÃO JOÃO em IPIRÁ
 (BANDAS - BASTIDORES - MELHORES MOMENTOS)
 
 

Google   |   Orkut   |   You Tube   |   Flickr   |   Download   |  Quem Somos   |   Fale Conosco

Copyright (c) 2009 EXPOVIDEO - Todos os direitos reservados