GOOGLE ORKUT YOU TUBE FLICKR DOWNLOD Quem Somos Fale Conosco  
 
 
   
 

PRINCIPAL| ESPORTE POLÍCIAREGIONAL |POLÍTICANEWSVITRINE| COLUNA SOC.| POESIAS | VARIEDADE

   
   
 
 
Foto: Reprodução/Google
   
 
'Jacu' versus 'Macaco':
Ipirá, 24 anos de trajetória política
 
Após a eleição indireta (09/08/16), fez 4 anos que o Grupo 'Jacu' retomou a prefeitura do Grupo 'Macaco' em Ipirá e assim voltando ao poder.
Parte 1/2
Por Orlando Santiago Mascarenhas
www.ipiranegocios.com.br
16
/08/2020
Continua Depois da Publicidade
 
Breve histórico que remonta um período de 24 anos, de Gestores Municipais em Ipirá (BA), mais especificamente de Luís Carlos Martins (1996-2004) a Marcelo Brandão (2017-2020).
 
Lideranças do Grupo Macaco (2008)
 
Eleição indireta (09/08/2016), marco histórico de 24 anos de alternância no poder em Ipirá
 
Neste mês (08), no dia 9 de agosto de 2020, fez 4 anos que em eleição indireta (09/08/2016), Juracy Oliveira (Jota) venceu Aníbal Ramos Aragão, e assim, o Grupo “Jacu” voltou a governar Ipirá (BA).

No dia 1º de janeiro de 2013, a prefeita Ana Verena Rios Colonnezi toma posse. Ninguém poderia imaginar que naquele ano Ipirá seria administrado por quatro prefeitos, mas aconteceu.

No dia 20 de fevereiro (2013), por meio de ofício, Ana Verena renúncia ao cargo, e o seu vice, o médico, Ademildo Almeida, assume o poder municipal. Espera-se que Ademildo fique até o final da gestão, porem ele adoece gravemente.

Em janeiro de 2016, Ademildo, licenciado, afasta-se do cargo. Após cirurgia, retorna ao poder, mas, em abril, afasta-se novamente, sendo substituído pelo Presidente da Câmara Municipal, Aníbal Ramos Aragão (in memorian).

No dia 03 de julho de 2016, infelizmente, Ademildo faleceu, ocorrendo a vacância (vaga) do cargo de prefeito. Assim, de acordo com a lei, uma eleição indireta (através da Câmara Municipal) foi marcada para o dia 09 de agosto de 2016.

Para a eleição marcada, concorrem os candidatos Aníbal Ramos, representando o Grupo “Macaco” e Juracy Oliveira (Jota), representando o Grupo “Jacu”.

Pelas análises e lógica política, da época, tudo levava a crer que Aníbal venceria a eleição, pois, ele tinha o apoio declarado de oito, dos quinze vereadores (metade, mais um) da Câmara Municipal.

 
Lideranças do Grupo 'Jacu' (2008)
 
Grupo 'Macaco' vai para a eleição indireta com a certeza da vitória
 
Na manhã de 9 de agosto de 2016, os oito vereadores que apoiavam Aníbal, reuniram-se e tomaram a refeição matinal, acompanhados pelas principais lideranças do Grupo “Macaco”, onde todos os vereadores, presentes ao encontro (08 deles), declararam seus votos em prol do Grupo “Macaco”. Assim, o Grupo entendeu que iriam para a eleição com a certeza da vitória.

Duas horas após a votação, com a plenária da Câmara lotada, surpreendentemente o vereador Raimundo Simas vota em Jota, e não em Aníbal, com quem firmara compromisso de votar até minutos antes, no café da manhã.

Naquela mesma fatídica tarde Jota toma posse e o Grupo ‘Jacu’ reassume o comando do município que havia perdido há 11 anos, 4 meses e 21 dias para o Grupo ‘Macaco’.
 
A Câmara de Vereadores de Ipirá (BA) concretizou a eleição indireta para escolha do
novo prefeito e vice-prefeito (09/08/2016)
/ Cobertura Ipirá Negócios.
 
Um pouco de história do 'Golpe'
 
Para muitos que acompanharam a Eleição Indireta, o Grupo “Jacu” retomou o poder através de um golpe ardilosamente montado e arquitetado, onde o resultado da eleição deixou as lideranças do o Grupo “Macaco”, em um primeiro momento, perplexos e sem noção clara do ocorrido, em um fato político que certamente ficará na história política do município, e talvez do país.

O episódio, tornou-se um marco de golpe (outros preferem chamar de traição), para os estudiosos políticos que estudam até que ponto pode-se chegar em termos de ‘rasteira’ tão ardilosa.

Ficando marcada, no tempo, a frase do vereador Simas que votou contra o seu Grupo político e disse, logo após a votação: “Eu como bom ator, aceitei e tomei cafezinho especial com eles. Mas, na mente, estava aí para dar a resposta”, disse em vídeo o edil, comparando a farsa do voto ao trabalho de um ator.

Na época, o vereador Aníbal Aragão, descreveu Simas como "pior que Judas", em referência ao apóstolo que delatou Jesus aos Romanos. "Pior do que Judas, coisa de mau-caráter, uma falta de vergonha e respeito ao cargo público”, disse.
 
Luís Carlos Martins (2008)
 
Uma volta no tempo
 
Luís Carlos Martins (1996 a 2004)
No dia 1º de janeiro de 1996, o médico Luís Carlos Martins tomou posse no cargo de prefeito de Ipirá. Reeleito no ano de 2000, ficou no comando do município por 8 anos (2 gestões), com realizações e avaliações distintas. Na primeira gestão (1996 – 2000), foi avaliado como uma gestão considerada pela população como boa.

A época, a Bahia tinha Paulo Souto, como governador e depois César Borges, ambos seus correligionários.

No entanto, na segunda gestão (2000 – 2004), a população avalia como infeliz, com problemas diversos, dentre eles os relacionados a atrasos de salários aos funcionários municipais, Estádio de futebol José Leão dos Santos e o Ginásio de Esportes ficaram inativos, privando a juventude do seu principal lazer, ocorreram débitos para com o INSS e fornecedores, dentre outros.

No plano político, no final do seu governo, em 2004, Luís Carlos, perdeu um importante correligionário, o advogado Diomario Sá, que foi o coordenador de sua campanha à reeleição e com quem (Luís Carlos) assumira o compromisso de o apoiar para a eleição de Deputado, mas acabou não o apoiando. Depois, vetou a candidatura de Diomario a prefeito do município.

Impossibilitado de ser candidato, sem apoio dentro do Grupo 'Jacu', Diomario aceita ser candidato a prefeito pelo Grupo ‘Macaco’ e ganhou as eleições, sendo prefeito de 2005 a 2008, reelegendo-se em 2009 a 2012, e fazendo sucessor para o período 2013 a 2016, elegendo com o seu apoio a médica Ana Verena Colonnezi.
 
Diomario Sá (2005 a 2012)
 
Diomario Sá
 
De acordo com relatos, em 2005, Diomario encontrou o município em uma situação deplorável: débitos com o INSS, débitos com os servidores municipais em torno de 25 milhões de reais (relativos a atrasos de salários, 13º, férias, abono salarial, etc), débitos com a Coelba, Embasa, Telefônica, dívidas com fornecedores, ações de cobranças ajuizadas, descontos de 15 % do FPM para pagar os precatórios, veículos da saúde educação e maquinários quebrados, alguns sucateados, etc, além do caixa da prefeitura zerado.

De acordo com pesquisas em documentos e conversas com a população, Diomario fez o equilíbrio fiscal, parcelou e pagou todos os débitos, priorizando os servidores, sendo que em sua gestão jamais atrasou os salários dos servidores.

Diomario negociou, parcelou e pagou aos credores, partindo para a realização de obras e serviços em todas as áreas municipais, destacando-se na assistência social, construção de casas populares na sede e na zona rural, implementação de projetos de geração de renda e emprego, destacando-se os projetos de erradicação do trabalho infantil, inauguração da Casa de Passagem, dentre outros.
 
O Governo Diomario Sá realizou Grandes comemorações populares em Todas as festas de São João, Aniversário da Cidade, Dia do Folclore, 7 de Setembro e Ano Novo (Réveillon)
Em termos de festas, Diomario nunca fez promessas, mas na sua gestão, em todas as festas de São João, Aniversário da Cidade, Dia do Folclore, 7 de Setembro e Ano Novo (Réveillon), o município teve as suas maiores festas já vistas.

Dentre os artistas contratados podemos citar Calcinha Preta, Limão com Mel, Flavio José, Arreio de Ouro, Alcimar Monteiro, Banda Magníficos, etc. Não esquecendo de prestigiar as Bandas locais, dentre elas Paraíba do Acordeom, Bate Staka , Flor Serena e Xinela de Couro, etc.
 
Na área de saúde contou com ativação do Centro Cirúrgico do Hospital, aquisição de micro-ônibus, construções e implantação de diversos Postos de Saúde da Família (PSF) na sede e no interior, implantação do Centro de Especializações Odontológicas (CEO) e o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS).

Na Educação e Cultura, a gestão de Diomario atuou na construção de prédios escolares em diversas localidades, na sede e no interior do município. Vale pontuar a construção da Creche Arnaldo Barreto, uma das unidades mais bem equipada do município, além da aquisição de diversos ônibus escolares, e a construção de brinquedotecas, criação da Fanfarra Municipal (FMIP) e a manutenção da Filarmônica municipal (durante todos os anos de suas duas gestões).
 
Diomario constrói grandes Creches em Ipirá
Na Gestão Diomario Sá, diversas creches são construídas e entregues no centro da cidade e na área rural do município, valendo destacar a Creche Municipal Professor Arnaldo Lima Barreto, localizada na praça Roberto Cintra, centro da cidade.
 
 
Filarmônica municipal de Ipirá, prioridade do Governo de Diomario Sá
 
Fanfarra Municipal (FMIP), prioridade do Governo Diomario Sá
 
Ainda lembrando que na cultura, Diomario sempre realizava comemorações em todas as festas de São João, Aniversário da cidade, nos Dia do Folclore, 7 de setembro e Ano Novo (Réveillon), além de trazer diversas apresentações teatrais para o município, culminando com o reaproveitamento do antigo e abandonado Mercado de Carnes, onde o transformou no Mercado de Artes, assim estimulando o artesanato local e criando empregos para aposentados e idosos inativos.
 
Mercado de Artes de Ipirá, gerou empregos e incentivou as artes
 
Na infraestrutura, contou com a construção de Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Pronto Atendimento (UPA), construção e implantação do Centro Cultural Elofilo Marques (composto de Biblioteca e Arquivo público, anfiteatro climatizado, com palco para apresentações artísticas), o Mercado de Artes, reforma e ampliação do Estádio Municipal José Leão dos Santos, recuperação do Ginásio de Esportes (que encontrava-se fechado), revitalização da praça Barão do Rio Branco, total requalificação da praça Roberto Cintra, construção de quadras esportivas em diversas localidades do município, requalificação e implantação de bancos, jardins e quiosques na praça José leão dos Santos, transferência da Feira Livre do centro da cidade para o Centro de Abastecimentos, com diversas ampliações do mesmo (inclusive no sistema de esgotos, e assim evitando as frequentes inundações do local sempre que ocorria chuvas no município), construção de um novo cemitério na sede, dezenas de calcamentos na sede e em povoados, etc
 
Diomario Sá, reforma e reinaugura o Ginásio de Esportes
Abandonado pela Gestão anterior, Diomario realizou a completa recuperação do Ginásio de Esportes, que se encontrava em completo abandono.
 
Diomario Sá, reforma, amplia e Reinaugura o Estádio José Leão dos Santos
Fechado pela gestão anterior, Diomario reforma e reinaugura o Estádio José Leão dos Santos. O novo estádio contou com vestiários, arquibancadas, banheiros e bancos de reservas totalmente reformados. Foram construídos um posto médico, posto policial, bar, novos banheiros, cabine para imprensa e uma tribuna de honra.
 
Ao reeleger-se, em 2008, Diomario, marcou a nova gestão com muitas realizações, dentre elas a construção de centenas de casas populares entregues na sede e nos distritos, retomada da construção do matadouro (deixando no banco quantia suficiente para a aquisição de maquinários para concluir e finalizar as obras do citado matadouro).
 
Diomario Sá, entrega quase 2000 casas populares em Ipirá
No Governo Diomario Sá, o programa "Minha Casa, Minha Vida", em parceria com o Governo Federal, representou um momento histórico para o município de Ipirá.

Foram quase duas mil casas populares entregues a população de baixa renda, na sede e zona rural. Na sede foram criados diversos centros residenciais, dentre eles o 'Residencial Parque dos Coqueiro', o 'Residencial Parque do Mirante', o 'Flores da Chapada', o 'Flores da Chapada II', o 'Parque das Acácias' , a 'Vila Jesus' e outros mais.

As casas, em sua grande maioria térreas, possuíam, cada uma, dois quartos, sala, cozinha e banheiro. Ainda possuindo área comum, para uso de todos, com parque infantil, quiosque e campo de esportes.

O empreendimento foi destinado a famílias com renda mensal de até R$ 1,6 mil. Os beneficiários receberam, além das chaves da residência, um cartão Minha Casa Melhor, com um valor de R$ 5 mil reais em crédito para compras de móveis e eletrodomésticos.
 
Diomario Sá, realizou grandes avanços na construção do matadouro municipal,
deixando dinheiro em caixa para a completa conclusão das obras
 
Diomario Sá, transfere a Feira Livre para o Centro de Abastecimentos
Após várias reuniões com os feirantes Diomario transferiu a Feira Livre do centro da cidade para o Centro de Abastecimentos.

Salientando que na administração de Diomario, o Centro de Abastecimentos contava com energia elétrica, agua e funcionários administrativos totalmente pagos pela prefeitura, e os feirantes nada pagavam.
 
Na educação, comprou o colégio Cenecista, fez a recuperação de todos os colégios da zona rural, realizou a construção de creches, a construção do prédio da Coordenadoria Municipal de Educação do município, etc.

Obteve recursos para a conclusão da Usina de Beneficiamento de Leite do Ipirazinho. Na sede, implementou a Farmácia Popular e celebrou convenio com o governo do Estado para reforma e ampliação do Hospital com UTI, na ordem de 2.000.000,00 (quando saiu deixou 50%, da obra já em construção).

Em 2012, após duas gestões de muitas realizações, Diomario faz sucessor para os anos 2013 a 2016, elegendo com o seu apoia a médica Ana Verena Colonnezi.
 
Diomario Sá, constrói o prédio da Coordenadoria Municipal da Educação
Coordenadoria Municipal de Educação Maria Gomes de Sá, foi entregue no governo de Ademildo, mas construído na Gestão de Diomario Sá.
 
2ª volta no tempo
 
Voltando a 2016, um ano marcado por fatos inusitados da história política de Ipirá, ano em que o município teve três prefeitos e uma eleição indireta.

Neste ano (2016), o Grupo “Jacu” já contava com Marcelo Brandão como o seu candidato a prefeito, que em 2012 perdeu para Ana Verena por apenas 49 votos e logo após a derrota já estava concorrendo para as próximas eleições, em 2016, no comando de um programa diário em emissora de rádio de sua família, onde fazia pesadas críticas aos gestores da oposição, prometendo, se eleito, fazer uma gestão marcante, com muitas festas pujantes e muita geração de empregos.
 
Ademildo Sampaio Almeida / Aníbal Ramos Aragão
 
No decorrer do ano, Ademildo falece (03/08/2016), o Grupo “Macaco” analisava lançar Dudy. Jota assume em 9 de agosto de 2016 como candidato “Jacu”.

Nas curtas gestões de Aníbal e Jota, Aníbal obtém do governo Rui Costa equipamentos e inaugura a UPA que vinha sendo construída na administração de Diomario, de igual forma inaugura uma das grandes creches aqui instaladas.

Na eleição indireta, Dudy resolve não se candidatar, Jota assume pelo Grupo “Jacu”. Eleito, jota realiza algumas pequenas obras, mas nada significativas. Na sua gestão ocorre o incêndio do Mercado de Artes, que fica para ser reparado na próxima gestão (de Marcelo Brandão).
 
Para refletir - Poder
 
"Só há uma maneira de lutar contra o poder: é sobreviver-lhe". (Voltaire)

'O mal da grandeza é quando ela separa a consciência do poder''. (William Shakespeare)

"O poder nunca é propriedade de um indivíduo; pertence a um grupo e existe somente enquanto o grupo se conserva unido". (Hannah Arendt)
 
Fim da parte 1/2
contador de visitas
 
Sobre o Autor
Orlando Santiago Mascarenhas - Bacharel em Jornalismo / Comunicação Social pela Unidade de Ensino Superior de Feira de Santana (UNEF). Graduando em Direito / Criador e Fundador do site Ipirá Negócios em 20/04/2006. Fone: (75) 99119-9017 | e-mail: osm2112@gmail.com | facebook
OBS: Sempre que for necessária a reprodução total ou parcial de texto/fotos, solicitamos que o Autor e Site sejam divulgados como fonte.
 
 
 
 
LEIA TAMBÉM
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
"IPIRÁ NEGÓCIOS dá Existência Pública aos Eventos e as Notícias Acontecem"
 
 
 
   

Google   |   Orkut   |   You Tube   |   Flickr   |   Download   |  Quem Somos   |   Fale Conosco

Copyright (c) 2009 EXPOVIDEO - Todos os direitos reservados