GOOGLE ORKUT YOU TUBE FLICKR DOWNLOD Quem Somos Fale Conosco  
 
 
   
 

PRINCIPAL| ESPORTE POLÍCIAREGIONAL |POLÍTICANEWSVITRINE| COLUNA SOC.| POESIAS | VARIEDADE

   
   
 
 
Foto: Reprodução/Google
 
 
'Jacu' versus 'Macaco': Ipirá, 24 anos de trajetória política
Gestão do prefeito Marcelo Brandão
 
Apesar de extenso, o trabalho apresentado é para ser lido por quem ama Ipirá, se preocupa com o futuro da cidade, quer ter melhores informações do município, de nosso berço-pátrio e sua situação político-administrativo atual.
Parte 2/2
Por Orlando Santiago Mascarenhas
ipiranegocios.com.br
23
/08/2020
 
'Jacu' versus 'Macaco': Ipirá, 24 anos de trajetória política
 
Após na parte anterior, a matéria fazer uma explanação dos governantes de Ipirá (BA), a partir do governo do gestor Luís Carlos Martins, passando por Diomario Sá, e outros, resta nesta segunda e última parte a reportagem fazer uma explanação do Governo atual, Marcelo Brandão.
 
Porque a matéria precisa ser extensa
 
Nesta segunda e última parte, referente ao Governo do gestor Marcelo Brandão, apresentamos um trabalho mais extenso.

Por estar acompanhando por força do ofício o Governo atual, vivendo o dia a dia dos acontecimentos, nos possibilita melhor conhecer e avaliar o quadro político-administrativo local, e em razão da importância do momento para o futuro do município o apresentar para a comunidade.


Jornalista por formação, consciente da responsabilidade quanto mídia, assim o interesse, a motivação do Ipirá Negócios em contribuir com este trabalho informativo fazendo um melhor estudo do momento histórico hora atravessado, assim atuando para que o contribuinte de impostos, o cidadão ipiraense residente no local e em diversas partes do país e mesmo do planeta, possa também ter conhecimento do momento por que atravessa o município.

Apesar de extenso, o trabalho apresentado é para ser lido por quem ama Ipirá, se preocupa com o futuro da cidade, quer ter melhores informações do município, de nosso berço-pátrio e sua situação político-administrativo atual.

Infelizmente, mesmo tentando resumir, muitos problemas importantes para o município precisam ser abordados. De outra maneira, sabendo que se deve evitar matérias longas, esta, pela importância para o município, precisa ser extensa.

Tudo aqui colocado tem inegavelmente importância e não pode ficar de fora. Por mais que tente resumir não foi possível fazer menor. Se feita com mais profundidade, certamente teria o dobro ou triplo do que aqui está sendo exposto.

Em contrapartida, foi usado a ponderação nas colocações, sempre tentando através de fotos, tornar a matéria menos cansativa, mais elucidativa e mais atrativa. Boa leitura!
 
 
Marcelo Brandão, prefeito de Ipirá
 
Marcelo Brandão (2017 - 2020)
 
Micareta, Festejos de São João (na Praça Roberto Cintra) e barbárie
 
Em janeiro de 2017 Marcelo Brandão toma posse e assume a gestão do município, sob muitas expectativas de que seria uma gestão marcante.

De saída, no mês de abril, traz de volta a micareta que repercutiu bem, apesar do elevado custo, pago pelo município.

Depois, no restante, foi o prenúncio de três anos sem nenhuma realização significativa, onde o prefeito Marcelo cometeu enormes equívocos administrativos.

As festas de maior apelo popular do município, os festejos do São João, contaram com bandas inexpressivas e sem novidades. Os festejos foram realizados na praça Roberto Cintra, um local adequado para festas quando Ipirá tinha 20 mil habitantes, mas um desastre para os dias de hoje (60 mil habitantes).

Lembrando que a praça é grande, mas com pouca área sem jardinagem. Durante a realização dos festejos, o povo acabava por invadir as partes jardinadas, pisoteando e fazendo necessidades nas plantas, e assim acabando por destruir o pouco das vegetações que restavam.

Uma vergonha! Durante os festejos, os visitantes de outras localidades e pessoas da cidade que sabem que uma área jardinada é para ser cuidada (não pisoteada), acabaram presenciando cenas de verdadeira barbárie já vistas dentro de um jardim, em uma cidade dita civilizada.
 
Atrações do Arraiá do Camisão 2017
 
Como deveria ser o São Jõao de Ipirá, nas palavras do atual prefeito
Marcelo Brandão, quando radialista
 
Ouça a gravação abaixo. Lembrando o 'Conexão Chapada'. Para concluir a análise sobre os festejos de Ipirá, relembro as palavras do prefeito Marcelo Brandão, quando radialista, criticando os festejos juninos dos seus opositores e defendendo um São João de referência para Ipirá.
 
Marcelo Brandão falando sobre como deveria ser os festejos juninos em Ipirá, quando radialista
 
 
Praça Roberto Cintra, na Gestao atual
Praça Roberto Cintra, abandonada e desprezada
 
A praça Roberto Cintra é inegavelmente o 'Cartão Postal' da cidade de Ipirá, e durante a atual gestão ficou totalmente abandonada e desprezada.

Ainda não contente em realizar festas em cima da jardinagem da Roberto Cintra, o prefeito Marcelo, em outras ocasiões liberou a histórica praça para a realização de bingos, e assim, tratando a cidade como as pessoas fossem grosseiras, selvagens e ele gestor agindo como fosse uma pessoa analfabeta, no mínimo insensível, que não tivesse a clara percepção do que seja um jardim, já em condições lastimáveis, mas que nem por isso deixava de ser jardim, merecendo a busca de sua preservação e não a destruição de uma Praça central e histórica da cidade.
 
Na Praça Roberto Cintra, Brinquedoteca vira Sanitário masculino
Recentemente, o prefeito Marcelo acabou apoderando-se da brinquedoteca, construída por Diomario e construiu, agora no final da gestão, sanitários para adultos em uma área infantil e nobre da praça.

'Cagatórios do Marcelão'


A obra é considerada para muitos dos ipiraenses como uma coisa totalmente absurda, grosseira e inadmissível. Sendo que algumas pessoas já denominam a obra como 'Cagatórios do Marcelão'
 
Na Praça Roberto Cintra o Espelho d’água está sendo usado
como campo de futebol
Patrimônio público sendo destruído - Piso do Espelho d’água está começando a ceder
 
'Casa de Farinhas', construida para o São João de 2019, mas até hoje ainda na Praca Roberto Cintra
Partes da ornamentação do São João 2019, ainda se encontra
na praça Roberto Cintra
Para o São João 2019, a gestão atual mandou construir uma 'Casa de Farinha'. A construção rústica teria sentido só durante o período festivo como ornamentação junina, mas encontra-se no local até hoje, mais de um ano depois de colocada. Um recorde em todas administrações, em termos de tempo para se retirar uma ornamentação festiva.

Para um professor a 'Casa' ficaria melhor no jardim da casa do prefeito

Um professor, residente da praça falou: "Coisa ridícula, coisa provinciana, de atraso. Ipirá merece este vexame? Será que eles estão achando que isto é bonito? Lastimável, de minha parte eu mandaria a gestão transferir a construção para o jardim da casa do prefeito", desabafou o professor. Não deram ouvido, a casa continua lá.
 
 
Fogueiras dentro do jardim da praça Roberto Cintra
Durante toda a administração do prefeito Marcelo a Praça Roberto Cintra, principal praça da cidade, foi desprezada e abandonada, sendo liberada para festas populares e realização de bingos, onde os barraqueiros chegavam até mesmo a colocarem barracas dentro da área jardinada e fazerem fogueiras em seu interior.

Uma coisa bárbara, sem precedentes, nesta praça tão querida por algumas pessoas e considerada uma localidade histórica para o município
.
 
 
"Uma imagem vale mais que mil palavras"
Na Praça Roberto Cintra, dezenas de Árvores morreram, durante esta gestão, Flores não existem mais, são coisas do passado.

A imagem, real, gravada na Praça Roberto Cintra, no dia 13/04/2019, representa uma parte do abandono, da primeira e principal praça de Ipirá, durante a gestão do prefeito Marcelo Brandão
.
 
 
 
Praça José Leão dos Santos, interditada durante praticamente toda a gestão do prefeito Marcelo, sem nada fazer
 
Praça José Leão dos Santos (Praça de Eventos)
 
Praça José Leão dos Santos (Praça de Eventos), principal praça comercial de Ipirá, interditada, ficou para a próxima gestão fazer, mas a Praça Barão do Rio Branco (Rua da Quadra) foi requalificada.

Pela importância para o município, para a comunidade, ao invés de o prefeito reparar e dar início às obras do Mercado de Artes, e a Praça de Eventos, após dois anos de gestão o prefeito contratou uma empresa privada para derrubar os quiosques da Praça de Eventos (José Leão dos Santos).

Colocou uma placa informativa, na Praça de Eventos, com data marcada para começar as obras em 07/01/2019, e ficou nisso, cometendo um verdadeiro absurdo, onde a principal praça comercial da cidade ficou durante toda a administração atual interditada, sem nada fazer, com aspecto feio e inadequado ao comércio local, talvez até afugentando visitantes e possíveis pessoas interessadas em abrir um novo comércio na praça comercial.

Ainda salientando que apesar da praça de eventos ser um centro comercial e estar interditada, o prefeito acabou dando prioridade na revitalização da Praça Barão do Rio Branco (Rua da Quadra), que historicamente tem dado votos ao Grupo 'Jacu'.

 
Praça José Leão dos Santos, abandonada e desprezada pelo prefeito Marcelo
 
Praça José Leão - Início das Obras 07/01/2019
Placa informativa, na Praça de Eventos, com data marcada para começar as obras em 07/01/2019. Puro engodo, enrolou, derrubou os quiosques, e ficou nisso, acabando por empurrar a obra para a próxima gestão resolver.
 
Inauguracão Rua da Quadra | Foto: Google / Redes Sociais
Prefeito inaugura a Rua da Quadra e não dá importância para a Praça de Eventos, principal praça comercial de Ipirá
O Prefeito priorizou e fez a Rua da Quadra, mas não deu importância para a Praça de eventos, principal praça comercial da cidade.

Priorizar a Rua da Quadra em prejuízo para a Praça de Eventos foi inegavelmente uma ação reconhecidamente nefasta para a comunidade e para os comerciantes da maior praça comercial da cidade, que passaram toda a gestão atual com a rua interditada, sem nada estar sendo feito.

Ainda vale a pena lembrar que a Rua da Quadra foi totalmente requalificada na gestão de Diomario Sá, e que além da Praça de Eventos, inegavelmente uma prioridade, temos também uma praça importante, a Ademildo Almeida, também conhecida como 'Praça dos Ligeirinhos', que encontra-se há mais de trinta anos sem nenhuma requalificação, mas menosprezada pela atual gestão

O abandono, o paradeiro da obra da Praça de Eventos, uma rua considerada como a principal praça comercial da cidade, é vergonhoso, inconsequente, insensato e calamitoso.

É mais uma obra importante para Ipirá que o prefeito Marcelo, em um ato inconsequente, imprudente, empurra para ser resolvido pela próxima gestão. Infelizmente é um fato imperdoável.

Uma obra Importante para Ipirá, mas fica para a próxima Gestão resolver

 
 
Fonte Luminosa da Praça Ademildo Almeida, antiga Duque de Caxias
Recentemente, no dia 25/07/2020, a ASCOM da prefeitura divulgou matéria comunicando: "Prefeitura de Ipirá entrega fonte luminosa totalmente requalificada".

Ipirá Negócios, foi conferir a inauguração, e o que encontramos foi algo realmente pequeno. A gestão apenas fez a restauração de alguns filetes de água, e nem mesmo teve o cuidado de restaurar a iluminação, ficando uma coisa feita de qualquer jeito, onde a noite só pessoas muito corajosas e de pouco juízo arriça-se a ficar na escuridão do local. Ipirá não merece uma coisa daquela, antes ficasse, como estava.


O prefeito Marcelo "Está pensando que o povo é bobo, mas o povo não é bobo não!" (Frase muito usada pelo prefeito, quando radialista)
 
 
Praça São José, a 'Menina dos olhos', do prefeito de Ipirá
Para muitas pessoas a praça São José é a 'Menina dos olhos', do prefeito de Ipirá.

Alguns vereadores, por diversas vezes, até já acusaram o prefeito de ter cuidados e interesses pessoais na requalificação da citada praça, em razão de seus familiares e principais componentes do grupo 'jacu', possuírem os seus principais empreendimentos na mencionada localidade.

A Praça foi inaugurada em (20/06/2019). Passados mais de 14 meses, até hoje a prefeitura ainda não prestou contas do valor das obras, nem colocou um único livro na Biblioteca Pública, construída no local.
 
Biblioteca: um 'Elefante Branco'?
Recentemente, um vereador, asseverou, que a biblioteca não foi inaugurada por falta de livros, pois livros a antiga biblioteca possui e poderiam facilmente serem remanejados para a nova biblioteca.

Segundo o vereador, a obra da biblioteca foi acionada na Justiça, por conter uma série de irregularidades, e usar um vidro inadequado para o tipo da obra.

"A obra, na verdade é um 'elefante branco', tem boniteza, mas não tem serventia. Mais um problema, desta gestão, que será empurrado para os próximos gestores resolverem", disse o vereador.
 
 
Mercado de Artes
 
Mercado de Artes, obra importante para Ipirá
 
Inaugurado na gestão de Diomario Sá, no dia 17/06/2009, e acometido por incêndio, no dia 22/11/2016, na gestão de Juracy Filho (Jota), o prefeito Marcelo não deu importância ao empreendimento, importante para o município.

O mercado, antes do incêndio, era ocupado por cerca de 42 famílias, que ali possuíam bares, quiosque de comidas típicas, lojas de artesanatos, revistaria, etc. Salientando que o empreendimento, funcionava em prédio histórico, com meio século de existência.

O Mercado de Artes, tendo como atrativos a arte local e comidas típicas da região, gerava empregos, principalmente para idosos inativos. O empreendimento era um fomentador de artes locais, dentre elas artesanatos e artigos de couro, sendo frequentado por pessoas da comunidade e também por turistas que passavam pela cidade.
 
Mercado de Artes de Ipirá, gerava empregos e incentivava as artes
 
Proprietários das lojas incendiadas eram em sua maioria artistas e pessoas idosas de poucos recursos financeiros

O prefeito Marcelo em um ato de grande insensibilidade humana, não restaurou o mercado e jamais chamou os lojistas para apresentar sequer um plano de indenização, aos comerciantes, que certamente, depois de incêndio, com o prejuízo, passaram por sofrimentos e dificuldades financeiras.

Salientando que seus proprietários, na grande maioria, são pequenos comerciantes que aplicaram suas poucas economias no empreendimento, muitos deles pessoas idosas, já no inverno da vida, assim mais sensíveis ao desacerto ocorrido.

Na verdade, foram dois gestores que deram literalmente as costas para os pobres comerciantes que estão desde a Gestão de Jota, agora a de Marcelo, totalmente desassistidos da atenção dos governantes 'Jacu', onde nada fizeram pelos infelizes lojistas, como já dito, muitos deles idosos e não possuíam outro meio de vida.

O Mercado de Artes é uma obra importante para Ipirá, tanto pelo empreendimento, quanto pelas pessoas envolvidas. É mais uma obra importante para Ipirá que o prefeito Marcelo, em um ato inconsequente, imprudente, foi 'empurrando com a barriga' e jogando para ser resolvido pela próxima gestão. Infelizmente, pela sua importância, é mais um fato imperdoável.

Mais uma obra Importante para Ipirá, que passou por dois gestores 'Jacu', mas que fica para a próxima Gestão resolver
 
 
Centro de Abastecimentos de Ipirá
 
Centro de Abastecimentos de Ipirá
Outro grande equívoco, considerada por muitos como uma verdadeira 'facada nas costas' do pequeno feirante.

O prefeito Marcelo contratou uma empresa para privatizar o Centro de Abastecimentos, onde o local que era de graça para pequenos feirantes, passou a fazer cobranças abusivas, onde as queixas tem se multiplicado.
 
'Facada nas costas' dos pequenos feirantes
 
O atual prefeito, Marcelo Brandão, quando radialista criticava impetuosamente o Centro, e prometia, que se um dia fosse prefeito, o requalificaria totalmente, mas ao ganhar as eleições, o que fez foi terceirizar o espaço.

A medida prejudicou os pequenos feirantes, a maioria deles consideraram a aprovação do projeto como uma 'Facada nas costas', nos que acreditaram nas críticas do prefeito, prometendo 'Requalificações', do local caso prefeito.

O centro, que contava com água, energia elétrica, sanitários e todo uma estrutura administrativa totalmente custeada pelo poder público, no intuito de ajudar aos pequenos feirantes, passou, neste governo, a cobrar taxas abusivas aos seus pequenos usuários, para o povão.

Passou a ser um espaço de exploração comercial, onde os ipiraenses de poucos recursos não conseguem vender um quilo de feijão ou um único cacho de bananas, sem antes deixar a parte da Empresa Administradora.

Mais um empreendimento importante para Ipirá, que passou pelo prefeito Marcelo Brandão, que o terceirizou, mas com isso piorou a situação do local, tanto para os feirantes, quanto para o povo de Ipirá, que apesar do lucro auferido para a Empresa Administradora, o povo jamais foi informada sobre os recursos captados. Salientando que o aspecto do local, tanto em obras como administrativos pioraram.

Infelizmente, pela importância, que o centro representa na economia, na ajuda aos pequenos feirantes, sem o prefeito preocupar-se em mostrar onde está sendo aplicado as taxas cobradas aos feirantes é mais um fato imperdoável pelo povo, pelos pagadores de impostos.

Mais um empreendimento Importante para Ipirá, que passa pela gestão atual e administrativamente, em termos do que seja bom para o povo, como um todo, sai pior do que quando entrou. Infelizmente é um fato imperdoável.
 
 
Casa dos Estudantes de Ipirá, em Salvador (BA)
 
Casa dos Estudantes de Ipirá, abandonada, e desprezada
 
Casa dos Estudantes está desabando
 
Há mais de três anos que o prédio da Associação dos Estudantes Ipiraenses (Aeipi), situado no bairro do Tororó, em Salvador, está abandonado. No começo de abril de 2017, primeiro ano da atual Gestão, uma parede veio abaixo.

No dia 05/04/2017 um termo de compromisso foi assinado pelo prefeito do município, Marcelo Brandão, no documento o gestor municipal prometeu requalificar ou construir uma nova Casa dos Estudantes.

Passados mais de três anos da promessa do prefeito Marcelo, nada foi feito, nem requalificação, nem nova construção. Atualmente, a casa se encontra na eminência de ser invadida por moradores de rua. Os estudantes estão desesperados.

É mais uma obra importante para Ipirá que o prefeito Marcelo, em um ato desumano, inconsequente e insensível, onde literalmente "deu as costas ao povo e aos estudantes que usam a instituição", não importou-se em honrar um documento assinado pelo seu próprio punho, prometendo a sua reconstrução, mas empurra para a próxima gestão resolver.

Infelizmente é mais um fato imperdoável e que a comunidade, os estudantes de Ipirá não podem esquecer nem perdoar.

Dar as costas a Casa dos Estudantes é dar as costas ao povo, aos estudantes de Ipirá
 
 
Painéis para exposicao de fotos na “Casa da Cultura”
Inauguração da 'Casa da Cultura', um desastre
Na cultura outro grande desastre. Inaugurou uma 'Casa da Cultura', sendo que a localização da 'casa' e os painéis com nomes e exposições de artistas sofreram fragorosas críticas nas redes sociais, resultando em um empreendimento só lembrado no dia da inauguração.

Os Painéis para exposição de fotos da 'Casa da Cultura', foram alvos de diversas gozações nas redes sociais: "Desculpe os organizadores do evento, mas os painéis com fotos estão parecendo camas típicas do Nordeste, colocadas em pé', 'Parece que aproveitaram as madeiras que sobraram do incêndio do Mercado de Artes", 'Os homenageados mereciam algo melhor', disseram os internautas.

A 'Casa", depois disso foi como simplesmente não existisse. Um verdadeiro engodo. Como disse um internauta na época: 'Depois de uma exposição destas, só Deus na causa'. Lastimável! Alguém lembra da tal 'Casa da Cultura', ainda existe?

Para acabar de completar, ainda em relação a cultura, a atual gestão destruiu a Fanfarra e a Filarmônica do município.
 
 
Prefeito Marcelo desativa a Filarmônica Municipal
Nas gestões anteriores, em especial, nas gestões de Diomário Sá, foram dados todo suporte ao desenvolvimento das atividades da Filarmônica Municipal.

Havia um compromisso entre a Prefeitura e a direção da entidade musical.
Dentre os compromissos acordados estava o pagamento do salário de um maestro.

Este acordo foi descontinuado pela gestão atual, inviabilizando a continuidade do trabalho da entidade que não possui fins lucrativos.

Diversos músicos que participavam da instituição voluntariamente foram dispensados. Mais um ato de barbárie do prefeito Marcelo, o povo não pode esquecer atos deste tipo, de quem desativou uma entidade importante para a cultura e que quasemente não dava despesas ao município.
 
 
Prefeito Marcelo desativa a Fanfarra Municipal
O município de Ipirá já teve cinco fanfarras. A última, a FANMIP – Fanfarra Municipal de Ipirá, foi totalmente requalificada e incentivada nos governos Diomário Sá, chegando a conquistar o título de Campeã Baiana – 2010, na categoria nível de I com evoluções. A premiação fez parte do VII Torneio Intermunicipal de Bandas e Fanfarras.

Foi mais empreendimento voltado a cultura e as artes, que contava com a participação voluntaria de diversos alunos carentes do município que o prefeito Marcelo em mais um ato de grande insensibilidade desativou, logo no primeiro ano do seu governo.

Mais um ato de barbárie do prefeito Marcelo, que o povo não pode esquecer
 
 
Prefeito Marcelo prometeu que as Ambulâncias do SAMU
funcionariam na sua Gestão
Bastante criticada pelo ex-radialista, hoje prefeito, Marcelo Brandão, há quase quatro anos no governo, as duas ambulâncias do SAMU, que deveriam estar servindo a população ipiraense, continuam em local com aluguel pago pelo povo de Ipirá.

"Além das ambulâncias não servirem ao município, o povo de Ipirá, através do seu prefeito, ainda paga R$ 2.600,00 mensais (R$ 31.200,00 - trinta e um mil e duzentos reais anuais), de aluguel de um espaço de pessoa amiga para que fiquem guardadas", disse Weima, concluindo: "Falando em aluguel, infelizmente hoje o que vemos é um Prefeito que adora alugar prédios com valores altos, melhor ainda que os prédios sejam dos amigos dele", concluiu Weima.
Veja o vídeo abaixo, e relembre as críticas que o atual prefeito, Marcelo Brandão, fazia ao não funcionamento das ambulâncias do SAMU, em Ipirá
 
Prefeito Marcelo Brandão criticava as ambulâncias paradas
 
 
Prefeito promete construir o 'Clube dos Evangélicos'
No dia 06/11/2019, foi divulgada a notícia “Prefeito Marcelo Brandão recebe pastores evangélicos em seu gabinete” dando conta que o prefeito de Ipirá (BA), Marcelo Brandão, prometeu doar terreno e custear obra para construção do 'Clube dos Evangélicos', com dinheiro do povo de Ipirá.

A matéria, de autoria da prefeitura, começa com o seguinte teor: "A Prefeitura de Ipirá vai doar um terreno para a construção do Clube dos Evangélicos da cidade. A decisão foi tomada nesta terça-feira, 5, durante reunião entre o prefeito de Ipirá, Marcelo Brandão, e um grupo de pastores evangélicos do município".

"Além do terreno, a prefeitura entregará o projeto de engenharia, cuja obra será custeada, em parte, pelo poder público municipal. Ficou decidido que será agendada uma nova data para como montar loja apresentação do projeto e entrega da escritura pública em nome da Associação das Igrejas Evangélicas de Ipirá. Os pastores presentes no encontro ficaram felizes e aplaudiram a ideia do prefeito."


Até hoje os evangélicos estão à espera do projeto e da obra prometida. Na época o verador Weima Frga, disse: "Notícias deste porte mostram o perfil do prefeito Marcelo, sempre enganador, ele deve estar com saudade do tempo de radialista, onde vivia mentindo e tentando enganar o povo de Ipirá. Todo ipiraense lembra quando praticamente em todos os seus programas ele dizia que com a verba que a prefeitura recebia faria de Ipirá um dos mais prósperos município do Brasil. Hoje o ipiraense está vendo o resultado de sua gestão. É tragédia, atrás de tragédia, onde no último levantamento, Ipirá ficou entre as cinco piores cidades do estado no ranking estadual de gestão municipal do CFA".

Enfim, o fato resumiu-se em mais uma promessa do prefeito Marcelo, acostumado a prometer, mas sem importar-se com o cumprimento de sua promessa. Pelo visto passa longe do gestor a máxima "Promessa é dívida, o cobrador é a consciência". Foto: © ASCOM PMI
 
 
Prefeitura Municipal de Ipirá, na terça-feira 21/08/2018, as 10 horas, com portas fechadas
Policia Federal (PF) interdita Prefeitura de Ipirá e afasta
o prefeito por 10 dias
No dia 21 de agosto de 2018, a Polícia Federal (PF) esteve na cidade de Ipirá, durante investigação de suspeitos de envolvimento em um esquema criminoso que desviou dinheiro da educação.

O resultado da operação, envolvendo outros gestores do Estado, e o prefeito de Ipirá, que é pré-candidato a reeleição pelo Grupo Jacu, está no Processo nº 256-60.2019.4.01.3314 que segue tramitando em segredo de justiça.

Na época, a prefeitura foi interditada para buscas de documentos e o prefeito Marcelo Brandão, foi afastado por 10 dias.
 
 
Ipirá (BA), vista aérea
 
Queixas nas áreas de educação, saúde e infraestrutura
 
Queixas se multiplicam nas áreas de educação, na saúde e na infraestrutura, onde muitos observadores, sem precisar ser expert para dar nota, qualificam a atual administração claramente como a pior da história de Ipirá.

Uma administração pequena, sem participação popular, uma administração marcada por um período sem crescimento, sem geração de empregos, com muitas reclamações por parte da Câmara Municipal em relação a transparência das contas públicas, onde as poucas obras realizadas com verbas próprias, estão até hoje sem o povo de Ipirá saber quanto custou.

Na área de festas, onde o prefeito tanto prometeu, tanto falava que Ipirá merecia 'festas pujantes', tivemos os piores festejos de São João da história, e também os piores Aniversários da Cidade e Réveillon, já vistos.


Na área de urbanismo e infraestrutura, ficara na história como uma Gestão fraca e inexpressiva, passando por vexames, onde em setembro do ano passado (2019) o prefeito Marcelo Brandão, na ânsia de prometer e não realizar chegou a prometer doar terreno e custear obras para a construção do 'Clube dos Evangélicos', com dinheiro do povo de Ipirá, quando todos sabem que o município, por ser laico, não pode envolver-se em obras religiosas.

O prefeito, com desculpas sem fundamentos, queixa-se que recebeu o município com inúmeros débitos

O atual governo, pelos dados do TCM, tem recebido mais recursos do que os gestores Ademildo Almeida e Aníbal Aragão. Se comparado com o último ano da gestão de Diomario, em 2017, recebeu 23 milhões a mais do que Diomario

No entanto, neste ano de 2020, em termos de recursos foi muito melhor para o prefeito Marcelo. Antes da pandemia o município recebeu diversos valores em decorrência do pré-sal.

Gestão de Ipirá não está sendo transparente com os gastos com a Pandemia do Covid-19, diz o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM)

Agora, durante a pandemia, o município tem recebido recursos extras nunca antes recebidos. Nos gastos com a pandemia, o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), já apontou a gestão como uma das administrações do Estado que não está cumprindo com as normas de transparência.

Com a pandemia muitos recursos foram repassados para o município, alguns com destino especifico para o combate ao covid-19. Salientando, que devido a pandemia, o município tem reduzido em muito os gastos com combustíveis, com merenda escolar, e mesmo na educação, onde são meses com as escolas fechadas.

 
Jurandy Oliveira, Nina Gomes e Engenheiro do Estado, no início do projeto de
asfaltamento das ruas centrais de Ipirá
 
Asfalto no centro da cidade, projeto do Deputado Jurandy Oliveira
 
Agora, já no final da gestão, tentando mostrar, serviços, resolveu asfaltar o centro da cidade, quando já existia um projeto nessa direção, encaminhado pelo deputado Jurandy Oliveira, junto ao Governo do Estado, então o prefeito tenta apoderar-se do projeto, pega carona e tenta passar a obra como mérito de sua administração

Ano de eleições, resolve então o prefeito realizar algumas das inúmeras obras prometidas, esquecidas durante três anos e meio e somente agora, já a 'toque de caixa', fazendo de qualquer jeito, tentando recuperar o seu prestígio perdido.

Prefeito Marcelo subestima a inteligência e o nível de discernimento do povo de Ipirá

Além disso, ações desesperadas, como o projeto da Fanfarra esquecida durante mais de três anos, e agora, subestimando a inteligência e o nível de discernimento do povo de Ipirá, como se o município fosse formado por pessoas facilmente ludibriadas, vem com um documento dizendo que Ipirá agora tem Fanfarras, querendo criar no povo a dúvida na existência de uma Fanfarra existente na administração de Diomario Sá e equipamentos conhecidos de toda a comunidade ipiraense, ainda lembrando que esta gestão, também acabou com a antiga Filarmônica do município, tão bem mantida no Governo Diomario.

Destruição do que achou pronto, e obras realizadas de qualquer jeito

Enfim, Marcelo acabou com a Fanfarra e a Filarmônica de Ipirá, consagrando-se como o pior Governo para a cultura ipiraense. Simplesmente, este gestor subestima a inteligência do povo, criando uma 'Casa de Cultura', enganadora, que só funcionou no dia da inauguração, e nunca mais se ouviu falar nem na 'Casa da Cultura' ou em qualquer outro empreendimento relacionado a cultura neste município, nesta gestão.

Falando em obras tocadas a qualquer jeito, vale lembrar que no início da gestão o prefeito mandou derrubar os sanitários públicos construídos por Diomario, e agora destruiu uma Brinquedoteca e a transformou em sanitários para adultos, dentro de um parque infantil, na área mais nobre da praça Roberto Cintra, praça abandona e desprezada pela sua administração.
 
Avenida Rio Grande do Sul, obra ainda não tem dois anos e já precisando ser reconstruida
 
Asfalto da avenida rio grande do Sul, com menos de dois anos e já destruído
 
Dentre as poucas obras realizadas pela atual gestão, encontra-se o Asfalto da Avenida Rio Grande do Sul, uma verdadeira vergonha, uma obra com dois anos de realizada e já precisando ser refeita, quando um asfalto que se preze, já foi comprovado, tem que durar pelo menos dez anos.
 
 
Secretário sem Qualificações Técnicas para o cargo, receberá salário mensal acima de R$ 8.000,00 (oito mil reais), pagos pelo povo de Ipirá, para continuar 'amigo' do prefeito Marcelo Brandão
 
Apesar de inúmeros desastres, ainda achando pouco, recentemente, o prefeito, fazendo uso da máquina administrativa, nomeou secretário comprovadamente sem qualificação técnica para ocupar secretaria importante para o município.

O novo secretário receberá salário mensal acima de R$ 8.000,00 (oito mil reais), pagos pelo povo de Ipirá.

O 'amigo', até já havia declarado o interesse em 'pular' para o grupo de oposição, mas assim, com a decisão, parece que o prefeito acabou descobrindo a 'qualificação' do 'amigo', para ocupar a importante pasta.

Ganha o 'amigo', ganha o prefeito. Perde o povo e quem tem qualificação para o cargo.
 
 
José Ricardo, médico, vice-prefeito de Ipirá (BA)
 
Vice prefeito pula fora da 'arapuca' do 'Jacu'
 
É evidente que o prefeito tem perdido amigos e correligionários, dentre eles o vice-prefeito do município, José Ricardo, que decepcionado com a gestão e sem ser ouvido, em tempo hábil, caiu fora da 'arapuca' do 'Jacu'.

Além do vice-prefeito também já perdeu um vereador e suplentes e pessoas comprovadamente de famílias que há muitos anos encontravam-se no grupo.

Pode-se dizer que o gestor está jogando tudo o que pode na sede, tentando recuperar o que já está perdido, em uma situação de difícil recuperação, diante do grande índice de rejeição, facilmente comprovado em qualquer discussão política que costumeiramente ouve-se pelas esquinas, tanto na sede como na zona rural do município
 
Igreja Matriz Nossa Senhora Santana, em Ipirá
Ipirá, entre as cinco piores cidades do Estado no ranking estadual da gestão municipal do CFA
Ainda lembrando que no ano passado (2019), entre as 28 cidades baianas com população de 50 a 100 mil habitantes, o município de Ipirá, na Bacia do Jacuípe, ocupou a 24º posição no Índice de Medição de Administração do Conselho Federal de Administração (IGM-CFA), ficando entre as cinco piores cidades do Estado no ranking estadual de gestão municipal do CFA. (VEJA AQUI).
 
 
© GettyImages
Na política, a ação deve refletir as promessas feitas
Para muitos a gestão atual certamente ficará marcada como um governo onde o gestor em seu programa de rádio despertou muitas expectativas, com muitas promessas de festas pujantes, geração de empregos, etc, depois totalmente esquecidas.

O atual gestor tem apresentado um governo com expectativas abortadas, só defendido por quem dele está sendo beneficiado, direta ou indiretamente, por empregos, alugueis a serviço da máquina municipal, benefícios no emprego, na carreira etc, etc.

Ainda frisando que, analisando coerentemente, foi uma gestão onde os principais problemas do município, encontrados durante a sua administração, dentre eles o abandono da Casa dos Estudantes (sem resolver) , o Mercado de Artes (sem resolver), a Praça de Eventos (sem resolver), o Centro de Abastecimentos (sem resolver), foram problemas importantes para o município, que não podem ser perdoados e esquecidos pela população, pois são problemas que o próximo gestor vai encontrar de frente, e foram da responsabilidade do atual prefeito.
 
Marcelo, escolhido como pré-candidato 'Jacu', pela experiencia de empurrar os problemas para o
próximo gestor resolver
Apesar de o prefeito não ter resolvido nenhum destes importantes problemas, encontrados pela atual gestão, em recente encontro para escolha do pré-candidato 'jacu', um dos principais representante do Grupo disse considerar a escolha do nome do prefeito para a reeleição "acertada em função da experiência do candidato no exercício da gestão e hora prefeito".

Francamente, o atual prefeito conhece os principais problemas do município, mas infelizmente, digo sem medo de estar sendo imponderado, ele é mestre na arte de 'empurrar com a barriga', 'deixar para trás', 'deixar para o próximo gestor resolver' e não teve capacidade de resolver nem mesmo um único dos principais problemas encontrados na sua gestão. Ele simplesmente os empurrou para o próximo gestor resolver.

Um vereador, comentando sobre a reunião, disse: "Apoiar a pré-candidatura de quem já mostrou um 'Deixados para trás - O Desastre' é querer uma continuação 'Deixados para trás - O Desastre II".
 
PAIXÃO POLÍTICA, MAS COM RESPONSABILIDADE
Tenha paixão política, mas com bom senso. Geralmente os beneficiados, principalmente a família, continua apoiando o mau gestor, mesmo sabendo claramente que o dirigente é ruim e irresponsável, pois o que importa é que estão sendo beneficiados.

A paixão política e admissível quando ela vem acompanhada de desenvolvimento que traga benefícios para todos. Quando o gestor cumpre as promessas feitas antes das eleições, quando o governante cumpre um programa de governo anteriormente apresentado, quando o governante age com bom senso e responsabilidade com o que é de todos.

O Gestor não prestou, reconheça o erro e coloque outro. Errar é humano, persistir no erro é burrice e irresponsabilidade para com você, para com os outros e o futuro do município.
 
 
 
No poder, 'Jacu' x 'Macaco', estão empatados. Nos últimos 24 anos ocorreram 6 eleições diretas em Ipirá
 
Em 15 de novembro de 2020 a população de Ipirá decidirá quem irá governar o município a partir de 2021.

Nos últimos 24 anos, a partir de 1996, até 9 de agosto deste ano, ocorreram 6 eleições diretas no município. O Grupo 'Jacu' venceu com Luís Carlos, em 1996 e 2000, e com Marcelo em 2016. O Grupo 'Macaco', venceu com Diomario em 2004 e 2008, e com Ana Verena, em 2012.

O Grupo 'Jacu' governou até esse 9 de agosto último durante 12 anos. O Grupo 'Macaco', no mesmo período, 11 anos e sete meses, e oito dias. Os dois grupos estão empatados em números de vitórias e derrotas.

Cabe ao povo de Ipirá decretar o desempate. A eleição, soberanamente anunciara o vencedor. Marcelo com a representação genuína do Grupo 'Jacu', inclusive em razão dos seus laços familiares, e Dudy, representa e tem a sua base política no Grupo 'Macaco', já apresentando a sua pré-campanha, com o slogan 'Ipirá, uma nova história'.

Ipirá Negócios tendo em vista que são anos de dois Grupos condutores de reais possibilidades de vencer as eleições, aguarda a decisão soberana da população, na esperança que o eleito efetivamente faça o melhor pelo município, pelo povo de Ipirá.
 
Para refletir - Poder
 
"Onde me devo abster da moral, deixo de ter poder". (Johann Goethe)

"Quase todos os homens são capazes de suportar adversidades, mas se quiser pôr à prova o caráter de um homem, dê-lhe poder". (Abraham Lincoln)

"O poder nunca é propriedade de um indivíduo; pertence a um grupo e existe somente enquanto o grupo se conserva unido". (Hannah Arendt)

"Quando no poder, um político, um homem, deve refletir nas suas ações aquilo que ele dizia, representava, prometia e tentava passar para as pessoas" (Orlando Santiago Mascarenhas).
 
contador de visitas  
 
Sobre o Autor
Orlando Santiago Mascarenhas - Bacharel em Jornalismo / Comunicação Social pela Unidade de Ensino Superior de Feira de Santana (UNEF). Graduando em Direito / Criador e Fundador do site Ipirá Negócios em 20/04/2006. Fone: (75) 99119-9017 | e-mail: osm2112@gmail.com | facebook
OBS: Sempre que for necessária a reprodução total ou parcial de texto/fotos, solicitamos que o Autor e Site sejam divulgados como fonte.
 
LEIA TAMBÉM
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
"IPIRÁ NEGÓCIOS dá Existência Pública aos Eventos e as Notícias Acontecem"
 
 
 
   

Google   |   Orkut   |   You Tube   |   Flickr   |   Download   |  Quem Somos   |   Fale Conosco

Copyright (c) 2009 EXPOVIDEO - Todos os direitos reservados