GOOGLE ORKUT YOU TUBE FLICKR DOWNLOD Quem Somos Fale Conosco  
 
   
 

PRINCIPAL| ESPORTE POLÍCIAREGIONAL |POLÍTICANEWSVITRINE| COLUNA SOC.| POESIAS | VARIEDADE

   
   
 
 
© Ricardo Sampaio / © Foto: Reproducäo Google
   
 
O ATUAL com cheiro de MOFO!
 
Pouca experiência técnica e nova modalidade de NEPOTISMO – POR ANTECIPAÇÃO
 
05/01/2021
Continua Depois da Publicidade
 
Enquanto todos os municípios que tenho alguma relação, por trabalho ou afeto, já tinham anunciado, na TRANSIÇÃO, os nomes da nova equipe de governo, a recém empossada gestão de Ipirá nos cozinhou em “banho maria”, aumentando a expectativa e as apostas. Teve até aqueles que iriam e não foram. Refiro-me ao ex-novo secretário de saúde que, ao sentir o tamanho do abacaxi, e a condição de principiante na gestão pública e suas, talvez, futuras pretensões políticas na cidade, deu uma desculpa e saiu “à francesa”…

Além disso, o discurso INOPORTUNO e longo de Diomário no dia da posse já assinalava o que sempre acontece em todo início de governo oposição. Resumidamente: “Tenham paciência, estamos perdidos! Daí o baile segue, com mensagens na mídia mostrando máquinas quebradas, etc, etc. O marketing entra em ação para encobrir a falta de propostas para solucionar e fechar a sepultura que foi aberta por ANA VERENA, (recordar é viver), há 8 anos.

Vamos ao tema central desta escrita? Geralmente, dois critérios animam uma composição de governo: capacidade técnica e força política. Observemos cada um dos nomes, numa análise impessoal, quanto ao currículo, ressalvando que neste momento se tornam PESSOAS PÚBLICAS:

Ilma, a Primeira Dama, na Secretaria de Assistência Social, possui larga experiência no setor privado, foi uma exemplar empregada do Banco do Brasil e uma espécie de MARGARET THATCHER na empresa familiar, merecedora de todos os louros do sucesso obtido. Contudo, não tem experiência na gestão pública. Sua presença no governo é um caso de NEPOTISMO, mas um nepotismo tolerável, à medida que a sociedade brasileira tem uma ideia “babaca” de que as formosas Primeiras Damas devem ser pessoas caridosas e sempre seu lugar é junto aos pobres e desfavorecidos. Aquela concepção completamente equivocada de que na Secretaria de Assistência Social se faz caridade, em vez de RECONHECER DIREITOS e IMPLANTAR POLÍTICAS PÚBLICAS. Pois bem, Ilma poderia e deveria ser MUITO MAIS QUE ISSO. Seu perfil é de comando! Foi lotada no LOCAL ERRADO.

Thiago, na Secretaria de Administração, é advogado com pouco tempo de formação. Já ocupou antes uma secretaria e será o “cérebro” do governo. Como o prefeito detém pouco ou nenhum conhecimento de gestão pública (foi um vice-prefeito – VICE, não assumiu a prefeitura em nenhum momento, porque Diomário não tirou sequer um dia de férias (rsrs)), é consultado ou controla TODAS as decisões que estão sendo tomadas. Sua nomeação se configura em uma nova modalidade de NEPOTISMO, que cunharei de “nepotismo por antecipação”, pois sua relação com o prefeito vai além de uma simples amizade, trata-se de um futuro GENRO.

Mário César, na Secretaria de Agricultura, é filho de Dona Marieta (minha querida e saudosa amiga BIÊ, a quem eu envio todas as vibrações espirituais amorosas. Saudade imensa!). Ocupa a secretaria destinada ao PT. Tem grande experiência e convivência com o movimento dos trabalhadores e trabalhadoras rurais, já foi presidente do respectivo sindicato. Não tem experiência em gestão pública. Fará proselitismo político em nome do PT IPIRAENSE na Secretaria ou tentará conferi-la a visibilidade e importância que NUNCA teve?

Edna Moura, na Secretaria de Saúde, possui experiência em gestão pública, porquanto já ocupou Coordenações de Vigilância Sanitária em Ipirá e outros municípios, como Mucugê e Lençóis. Com a renúncia antecipada de Renê, viria para Ipirá coordenar, novamente, a vigilância sanitária e foidesignada para uma das missões mais difíceis do atual governo. Lembro-me dela! Parece-me uma pessoa afetuosa e com um sorriso que abraça, características pessoais importantes para a pasta. Ao que tudo indica, seu nome foi uma indicação política de Antonio Colonezi. Estou na torcida para que ela faça um grande trabalho neste novo degrau que passou a subir.

Luzivaldo, na Secretaria de Finanças, eis uma boa aposta! Embora não tenha experiência em gestão pública, mas foi empregado do Banco do Brasil por longo tempo. É um bom sujeito, íntegro e competente. A despeito de ser evangélico, parece-me que não compartilha do fanatismo e fundamentalismo religioso que vem corroendo e destruindo as igrejas evangélicas brasileiras. É uma pessoa sensata! Meus aplausos pela nomeação!

Eraldo Gomes, na Secretaria de Infraestrutura. Acredito que seu nome foi patrocinado por seu irmão vereador e também pelo cunhado, ex-vice-prefeito. Tem uma grande missão – SER COVEIRO! Ipirá, em termos de infraestrutura, parece o próprio cemitério antigo da cidade.

Boa esta! O Cemitério reflete a cidade, já pensaram nisso?

Vanda, na Secretaria de Educação. Minha queridíssima professora! O que dizer da senhora se minha alma exulta em memórias afetivas, com exceção de uma nota 9?

Ao contrário do que muitos pensam, você está no melhor momento de vida para assumir, novamente, esta empreitada. Filhos criados, esposo na espiritualidade, tempo de sobra para se entregar inteiramente nesta MISSÃO. Desta vez, além de toda uma qualidade técnica que possui, precisará exercer um papel de remédio, para diminuir tantas feridas que foram abertas na ESQUELÉTICA educação ipiraense. Os professores estão magoados, feridos! Que bom que foste escolhida para ser o BÁLSAMO! Te AMO!

Ao contrário do Prefeito, que durante a transição foi fazer uma “visitinha” de cortesia ao Secretário de Educação da Bahia, cujo Estado tem a pior educação do Brasil, ficando na 27º posição, gostaria de te fazer uma sugestão, pelo bem da educação do meu povo:

Existe uma cidade no Piauí, de 60 mil habitantes, chamada OEIRAS. Veja que se trata de um dos Estados mais pobres do Brasil e uma cidade do interior, com população semelhante a Ipirá. Esta cidade elegeu 3 pilares para uma REVOLUÇÃO: Participação da família na educação, valorização do professor e incentivo à leitura. Mas, por que uma revolução? Porque tudo isso não ficou apenas em discurso político, resultou uma nota 7.1 no IDEB em 2017.

Vanda, façamos uma Jornada Pedagógica diferente em 2021. Levemos um número significativo de professores do município a OEIRAS-PI, para beberem água na fonte. Um, dois ou três ônibus de professores (não sugiro avião porque a cidade não é próxima de Teresina, local do aeroporto). Uma vez que todos tivessem vivenciado esta grande experiência, na Jornada Pedagógica, seriam MULTIPLICADORES…

Crítica pela crítica, sem sugestões viáveis, fica diminuída em respeito. Eis uma de tantas outras sugestões. Ah! Caso acatada a ideia, gostaria de participar, obviamente, arcando com todos os meus custos na viagem. Faço parte de um grupo de pesquisa em educação e OEIRAS no PI tem muito da minha atenção. Enquanto eles são 7.1, Ipirá (cemitério) continuará com 4 alguma coisa, ATÉ QUANDO?

Finalmente, senti falta de vários nomes significativos, que tiveram grande importância na campanha política, compondo o primeiro escalão do governo, a exemplo do combativo vereador WEIMA. A ingratidão é filha da SOBERBA!

Quanto ao CALOTE …

Ao ter concluído a escrita destas considerações, recebi um monte de mensagens sobre a questão da falta de pagamento dos servidores públicos (CALOTE), ocorrida em dezembro de 2020. Vamos lá: vocês são servidores do município e seja quem for o prefeito, VAI TER QUE PAGAR!

Como e quando? Depende do interesse do gestor. Ora, se vocês forem prioridades, conforme os recursos forem ingressando do caixa municipal, serão destinados imediatamente ao pagamento. Recursos sempre entram em várias datas durante mês.

Se não forem prioridades, os servidores públicos receberão de forma retardada e/ou parcelada, os famosos pagamentos em mil prestações.

A grande pergunta é: Cadê a identificação desta QUESTÃO pela equipe de TRANSIÇÃO?

CONTA SÓ PARA MIM! PROMETO NÃO CONTAR A NINGUEM… HOUVE TRANSIÇÃO?

Por Ricardo Sampaio

 
contador de visitas
 
 
VEJA TAMBÉM
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
MAIS ACESSADAS
 
 
"IPIRÁ NEGÓCIOS dá Existência Pública aos Eventos e as Notícias Acontecem"
 
 
 
<<< Clique para mais Informações >>>
 
<<< Clique para mais Informações >>>
 
<<< Clique para mais Informações >>>
 
<<< Clique para mais Informações >>>
 
<<< Clique para mais Informações >>>
 
<<< Clique para mais Informações >>>
 
<<< Clique para mais Informações >>>
 
<<< Clique para mais Informações >>>
 
 
 
 
   
 

Google   |   Orkut   |   You Tube   |   Flickr   |   Download   |  Quem Somos   |   Fale Conosco

Copyright (c) 2009 EXPOVIDEO - Todos os direitos reservados