GOOGLE ORKUT YOU TUBE FLICKR DOWNLOD Quem Somos Fale Conosco  
 
 
   
 

PRINCIPAL| ESPORTE POLÍCIAREGIONAL |POLÍTICANEWSVITRINE| COLUNA SOC.| POESIAS | VARIEDADE

   
   
 
 
Foto: Reprodução
   
 
Jurandy Oliveira felicita Itamaraju, Mucuri e São
Sebastião do Passé
 
26/10/2020
Continua Depois da Publicidade
 
A passagem dos aniversários de emancipação municipal de Itamaraju, Mucuri e São Sebastião do Passé, comemorados em 5, 10 e 12 de outubro, respectivamente, foi lembrada pelo deputado Jurandy Oliveira (PP) em moções de aplausos apresentadas na Assembleia Legislativa.

No primeiro documento, o parlamentar lembrou que Itamaraju, com população de aproximadamente 64 mil habitantes e área de 2.360 km², fazendo fronteira com Jucuruçu, Vereda, Prado, Itabela, Porto Seguro e Guaratinga, nasceu de um povoado denominado Dois Irmãos, em louvor aos santos padroeiros Cosme e Damião. Seu principal ponto turístico é o Monte Pescoço, que é referência inclusive na bandeira do município. “A localidade faz parte das famosas Serras Baixas descritas na Carta de Pero Vaz de Caminha em 1500. Itamaraju possui a missão histórica de ser a cidade guardiã do Monte Pascoal, primeira porção continental avistada por Pedro Álvares Cabral”, destacou Jurandy.

No aspecto econômico, o município apresenta, segundo o legislador, o maior rebanho bovino do Estado e é importante produtor de cacau. “Certamente é uma imensa satisfação festejar ao lado dos itamarajuenses um dos capítulos mais importantes de sua história, ainda mais quando estamos diante de um povo progressista e de iniciativa, que luta diariamente com extremo afinco e dedicação para o crescimento da região”, parabenizou.

Na proposição referente a Mucuri, Jurandy explica que o município foi emancipado em 1769, a partir da Vila de São José do Porto Alegre, na Foz do rio que lhe dá nome. Com 251 anos, a cidade é, segundo ele, a mais antiga da região administrativa do extremo sul da Bahia, seguida por Santa Cruz Cabrália, Caravelas, Belmonte e Porto Seguro. Sua população aproximada é de 42 mil habitantes, e sua área de 1.786 km² faz fronteira com os estados de Minas Gerais e Espírito Santo.
 
Continua Depois da Publicidade
 
“É um privilégio acompanhar a trajetória de Mucuri e saudar os seus habitantes pela conquista da emancipação, que certamente propiciou a vinda de novos recursos e investimentos para a região, além de trazer autonomia para os mucurienses”, disse o deputado.

Quanto a São Sebastião do Passé, que foi fundada em 1926 e completa agora 74 anos, Jurandy Oliveira declarou: “É com respeito pela região e reconhecendo a força dos sebastianenses que se propõe esta moção em homenagem a um dos capítulos mais importantes da história deste município baiano”.

Ele apontou que São Sebastião tem população estimada em 44.430 habitantes, uma área de 536 km² e dista 58 km da capital Salvador. Faz limite com Candeias, Catu,Pojuca, Terra Nova, Amélia Rodrigues, Santo Amaro, Mata de São João e Dias d'Ávila. “Trata-se de região com intenso fluxo de pessoas, inclusive com força no turismo, merecendo destaque, a título exemplificativo, a existência de ruínas de uma igreja construída há 200 anos.

Vale destacar, também, que São Sebastião do Passé possui a fé como um dos seus pilares, sendo uma crença bastante forte a de que Nossa Senhora Rainha dos Anjos teria sido vista na gruta 3 de abril, o que atrai diversos fieis à região”, escreveu, no documento.

No que se refere ao nome do município, Jurandy explica que é originário da existência de uma Capela em homenagem a São Sebastião. “Conta-se, ainda, que o topônimo Passé se refere à sede da freguesia original, intitulada Nossa Senhora da Encarnação de Passé, localizado no distrito de Passé. Há, contudo, teoria afirmando que o nome deriva da existência de indígenas remanescente da tribo Aruaque dos Passes”, concluiu.


Fonte: Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA)
 
 
LEIA TAMBÉM
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
"IPIRÁ NEGÓCIOS dá Existência Pública aos Eventos e as Notícias Acontecem"
 
 
 
<<< Clique para mais Informações >>>
 
<<< Clique para mais Informações >>>
 
<<< Clique para mais Informações >>>
 
<<< Clique para mais Informações >>>
 
<<< Clique para mais Informações >>>
 
<<< Clique para mais Informações >>>
 
<<< Clique para mais Informações >>>
 
<<< Clique para mais Informações >>>
 
 
 
 
   
 

Google   |   Orkut   |   You Tube   |   Flickr   |   Download   |  Quem Somos   |   Fale Conosco

Copyright (c) 2009 EXPOVIDEO - Todos os direitos reservados